Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de música no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- desenvolver pesquisa em artes;
- planejar cursos;
- atuar no ensino da arte;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
Atividades
- participar de debates na mídia;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- participar de conselhos editoriais;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- programar palestras e conferências;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- difundir resultados de pesquisa;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- avaliar alunos;
- elaborar ementas;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- organizar oficinas e minicursos;
- organizar exposições;
- supervisionar alunos em estágios;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- ministrar oficinas e minicursos;
- organizar festivais e mostras;
- coordenar grupos de estudo;
- demonstrar atitude crítica;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- coordenar cursos;
- emitir pareceres;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- programar espetáculos;
- dar entrevistas;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- assessorar editoras;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- participar de comissões;
- assessorar entidades de ensino;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- dar palestras e conferências;
- prestar atendimento a alunos;
- coordenar publicações;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- trabalhar em equipe;
- organizar concertos e recitais;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- assessorar grupos artísticos;
- analisar processos de recepção artística;
- constituir equipes de trabalho;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- definir programas de cursos;
- identificar pré-requisitos;
- participar de bancas de concurso;
- prestar consultoria;
- coordenar comissões;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- demonstrar percepção estética;
- definir grades curriculares;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- analisar processos de criação artística;
- elaborar relatórios;
- definir objetivos de cursos;
- definir carga horária;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- participar da definição de políticas culturais;
- elaborar projetos de pesquisa;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- assessorar a mídia;
- supervisionar produções de natureza artística;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- realizar curadoria;
Setores que mais contratam Professor de música no ensino superior no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de música
- Educação infantil - creche
- Ensino médio
- Administração pública em geral
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas