Salário para o cargo de Professor universitário de metodologia do ensino
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor universitário de metodologia do ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor universitário de metodologia do ensino

Um Professor universitário de metodologia do ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor universitário de metodologia do ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor universitário de metodologia do ensino

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • participar de atividades administrativas;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • atualizar-se na Área;
  • produzir material de trabalho;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • orientar alunos;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;

  • Atividades

    • gerenciar convênios;
    • avaliar currículos de alunos;
    • avaliar material didático;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • participar de associações científicas;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • sistematizar conteúdos;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • atuar em debates;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • prever fontes de financiamento;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • atuar em projetos de extensão;
    • coordenar pesquisas;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • dialogar com os alunos;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • redigir publicações científicas;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • planejar aulas;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • realizar eventos;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • proferir palestras;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • estudar a legislação educacional;
    • discutir resultados de avaliação;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • trabalhar em equipe;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • gerenciar projetos;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • auto avaliar-se;
    • exercer cargos de direção;
    • coordenar convênios;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • elaborar projetos de extensão;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • participar de associações de classe;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • desenvolver atividades interativas;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • estudar a produção científica da área;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • produzir artigos para divulgação;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • coordenar eventos;
    • coordenar estágios;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • avaliar projetos de extensão;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • participar de comissões;
    • coordenar cursos;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • participar de colegiados;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • organizar publicações;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • exercer cargos de representação;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • preencher relatórios de atividades;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • avaliar cursos;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • produzir cartazes;
    • orientar monitores;
    • mapear campos para estágio;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • organizar coletâneas;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • planejar estágios;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • demonstrar postura crítica;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • participar de reuniões;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • participar de atividades culturais;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • atuar em comissões editoriais;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • estudar outros idiomas;
    • avaliar políticas educacionais;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • produzir hipertextos;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • produzir vídeos;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • atribuir notas e conceitos;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • demonstrar postura ética;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • planejar eventos e seminários;
    • coordenar reuniões;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • planejar projetos de extensão;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • produzir transparências;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • planejar pesquisas;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • coordenar projetos de extensão;
    • elaborar pareceres;


    Setores que mais contratam Professor universitário de metodologia do ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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