Salário para o cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • participar de atividades administrativas;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • produzir material de trabalho;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • orientar alunos;
  • atualizar-se na Área;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • coordenar estágios;
    • produzir vídeos;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • organizar coletâneas;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • avaliar políticas educacionais;
    • organizar publicações;
    • avaliar currículos de alunos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • atribuir notas e conceitos;
    • elaborar projetos de extensão;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • planejar pesquisas;
    • mapear campos para estágio;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • produzir artigos para divulgação;
    • participar de associações científicas;
    • sistematizar conteúdos;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • redigir publicações científicas;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • coordenar eventos;
    • demonstrar postura crítica;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • preencher relatórios de atividades;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • elaborar pareceres;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • participar de associações de classe;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • trabalhar em equipe;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • participar de reuniões;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • avaliar material didático;
    • gerenciar projetos;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • estudar a produção científica da área;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • atuar em debates;
    • proferir palestras;
    • atuar em projetos de extensão;
    • demonstrar postura ética;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • produzir transparências;
    • coordenar reuniões;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • coordenar projetos de extensão;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • planejar aulas;
    • avaliar cursos;
    • planejar eventos e seminários;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • planejar estágios;
    • orientar monitores;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • produzir cartazes;
    • desenvolver atividades interativas;
    • dominar a língua portuguesa;
    • auto avaliar-se;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • exercer cargos de representação;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • avaliar projetos de extensão;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • estudar outros idiomas;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • prever fontes de financiamento;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • coordenar convênios;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • participar de comissões;
    • produzir hipertextos;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • coordenar cursos;
    • realizar eventos;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • discutir resultados de avaliação;
    • gerenciar convênios;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • dialogar com os alunos;
    • exercer cargos de direção;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • planejar projetos de extensão;
    • participar de colegiados;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • estudar a legislação educacional;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • participar de atividades culturais;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • atuar em comissões editoriais;
    • coordenar pesquisas;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;


    Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua