Salário para o cargo de Professor universitário na área de pesquisa educacional
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor universitário na área de pesquisa educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor universitário na área de pesquisa educacional

Um Professor universitário na área de pesquisa educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor universitário na área de pesquisa educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor universitário na área de pesquisa educacional

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • produzir material de trabalho;
  • orientar alunos;
  • participar de atividades administrativas;
  • atualizar-se na Área;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • comunicar-se;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;

  • Atividades

    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • coordenar convênios;
    • exercer cargos de direção;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • atuar em projetos de extensão;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • avaliar projetos de extensão;
    • realizar eventos;
    • sistematizar conteúdos;
    • coordenar reuniões;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • avaliar currículos de alunos;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • planejar pesquisas;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • produzir transparências;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • atribuir notas e conceitos;
    • participar de comissões;
    • prever fontes de financiamento;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • compromissar-se social e politicamente;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • produzir vídeos;
    • demonstrar postura crítica;
    • planejar projetos de extensão;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • atuar em comissões editoriais;
    • planejar eventos e seminários;
    • desenvolver atividades interativas;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • estudar a produção científica da área;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • coordenar pesquisas;
    • organizar coletâneas;
    • discutir resultados de avaliação;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • dominar a língua portuguesa;
    • atuar em debates;
    • orientar monitores;
    • exercer cargos de representação;
    • gerenciar projetos;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • coordenar estágios;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • redigir publicações científicas;
    • participar de atividades culturais;
    • elaborar pareceres;
    • produzir cartazes;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • dialogar com os alunos;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • coordenar cursos;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • avaliar material didático;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • avaliar políticas educacionais;
    • proferir palestras;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • coordenar projetos de extensão;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • participar de associações de classe;
    • produzir hipertextos;
    • estudar outros idiomas;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • preencher relatórios de atividades;
    • demonstrar postura ética;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • produzir artigos para divulgação;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • avaliar cursos;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • gerenciar convênios;
    • participar de colegiados;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • elaborar projetos de extensão;
    • participar de associações científicas;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • planejar estágios;
    • organizar publicações;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • estudar a legislação educacional;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • participar de reuniões;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • auto avaliar-se;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • planejar aulas;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • mapear campos para estágio;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • coordenar eventos;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;


    Setores que mais contratam Professor universitário na área de pesquisa educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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