Quanto ganha um Instrutor de ofícios industriais
Um Instrutor de ofícios industriais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.533,86 e R$ 10.878,48, com a média salarial de R$ 4.836,41 e o salário mediana em R$ 4.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.836,41 | 58.036,92 | 1.209,10 | 24,65 |
1º Quartil | 2.533,86 | 30.406,26 | 633,46 | 12,92 |
Salário Mediana | 4.118,00 | 49.416,00 | 1.029,50 | 20,99 |
3º Quartil | 8.296,39 | 99.556,70 | 2.074,10 | 42,29 |
Teto Salarial | 10.878,48 | 130.541,73 | 2.719,62 | 55,45 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de informática
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.544 - 10.963 | 4.220,22 | 1.543,54 | 2.805,00 | 9.050,99 | 10.962,83 |
São Bernardo do Campo - SP | 2.504 - 9.771 | 4.950,33 | 2.504,40 | 4.267,00 | 8.066,81 | 9.770,77 |
Curitiba - PR | 1.803 - 7.620 | 3.795,42 | 1.803,08 | 3.662,00 | 6.290,88 | 7.619,70 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.506 - 10.531 | 3.750,70 | 1.505,73 | 2.402,00 | 8.694,49 | 10.531,03 |
Belo Horizonte - MG | 1.526 - 7.292 | 3.525,25 | 1.526,34 | 3.240,00 | 6.020,71 | 7.292,47 |
Goiânia - GO | 2.042 - 9.777 | 5.132,86 | 2.042,40 | 4.888,00 | 8.071,81 | 9.776,82 |
Macaé - RJ | 2.117 - 9.470 | 4.181,12 | 2.117,02 | 3.226,00 | 7.818,19 | 9.469,62 |
Joinville - SC | 2.065 - 14.260 | 6.556,96 | 2.065,17 | 6.096,00 | 11.772,86 | 14.259,64 |
Florianópolis - SC | 6.941 - 15.555 | 9.500,97 | 6.941,42 | 8.802,00 | 12.842,01 | 15.554,62 |
Campinas - SP | 1.902 - 22.248 | 7.935,48 | 1.901,96 | 5.282,00 | 18.367,73 | 22.247,55 |
Barueri - SP | 1.967 - 8.630 | 3.959,89 | 1.967,25 | 3.500,00 | 7.125,20 | 8.630,25 |
Fortaleza - CE | 1.510 - 6.421 | 3.174,79 | 1.510,41 | 2.800,00 | 5.301,41 | 6.421,23 |
Jaraguá do Sul - SC | 3.904 - 13.073 | 7.538,33 | 3.903,75 | 8.500,00 | 10.793,25 | 13.073,11 |
São Luís - MA | 1.622 - 9.203 | 4.365,69 | 1.622,23 | 5.038,00 | 7.597,80 | 9.202,68 |
São Caetano do Sul - SP | 2.165 - 10.295 | 4.518,21 | 2.164,65 | 3.216,00 | 8.499,63 | 10.295,01 |
São Jose - SC | 3.598 - 10.602 | 6.186,39 | 3.597,89 | 6.140,00 | 8.752,74 | 10.601,58 |
Blumenau - SC | 4.457 - 16.677 | 8.874,79 | 4.456,94 | 8.500,80 | 13.768,29 | 16.676,56 |
Criciúma - SC | 2.055 - 10.884 | 6.586,76 | 2.055,33 | 7.994,40 | 8.985,88 | 10.883,96 |
Sorocaba - SP | 1.872 - 12.225 | 5.016,31 | 1.872,03 | 3.255,00 | 10.092,82 | 12.224,73 |
Guarulhos - SP | 1.704 - 12.900 | 5.363,12 | 1.703,76 | 4.820,00 | 10.650,46 | 12.900,16 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.769 - 11.963 | 5.070,11 | 1.769,20 | 3.903,00 | 9.876,95 | 11.963,25 |
Santa Catarina | 3.590 - 12.463 | 7.342,85 | 3.589,55 | 7.350,00 | 10.289,20 | 12.462,59 |
Minas Gerais | 1.878 - 7.337 | 3.718,38 | 1.877,72 | 3.127,00 | 6.057,29 | 7.336,77 |
Paraná | 1.919 - 8.515 | 4.197,00 | 1.918,66 | 4.118,00 | 7.030,35 | 8.515,37 |
Rio de Janeiro | 1.515 - 9.005 | 3.616,61 | 1.514,93 | 2.800,00 | 7.434,94 | 9.005,42 |
Goiás | 1.680 - 9.293 | 4.629,18 | 1.680,43 | 4.669,00 | 7.672,34 | 9.292,97 |
Mato Grosso | 2.508 - 8.353 | 4.998,15 | 2.508,07 | 5.282,00 | 6.895,97 | 8.352,61 |
Bahia | 1.585 - 7.467 | 3.729,14 | 1.585,10 | 3.614,00 | 6.165,17 | 7.467,44 |
Maranhão | 2.026 - 8.017 | 4.408,76 | 2.026,50 | 5.038,00 | 6.618,89 | 8.017,00 |
Rio Grande do Sul | 1.662 - 8.964 | 3.730,26 | 1.661,59 | 2.599,50 | 7.400,66 | 8.963,90 |
Ceará | 1.520 - 6.290 | 3.084,63 | 1.520,31 | 2.740,00 | 5.193,28 | 6.290,26 |
Espírito Santo | 1.996 - 9.030 | 4.610,46 | 1.995,58 | 4.318,00 | 7.455,11 | 9.029,86 |
Mato Grosso do Sul | 2.300 - 7.464 | 4.507,55 | 2.299,85 | 4.226,00 | 6.162,03 | 7.463,64 |
Pará | 2.059 - 10.138 | 5.381,20 | 2.059,03 | 5.050,00 | 8.369,83 | 10.137,79 |
Pernambuco | 1.652 - 6.651 | 3.216,09 | 1.652,27 | 2.491,00 | 5.491,42 | 6.651,37 |
Tocantins | 3.292 - 5.923 | 3.963,85 | 3.291,80 | 3.810,00 | 4.890,30 | 5.923,28 |
Distrito Federal | 1.599 - 7.818 | 3.479,83 | 1.599,46 | 2.798,00 | 6.454,82 | 7.818,28 |
Paraíba | 1.576 - 5.124 | 2.838,04 | 1.575,76 | 2.381,00 | 4.230,37 | 5.123,96 |
Alagoas | 1.607 - 7.115 | 3.197,90 | 1.607,36 | 2.508,00 | 5.874,60 | 7.115,49 |
Amazonas | 2.180 - 6.898 | 4.214,17 | 2.179,90 | 4.432,50 | 5.695,08 | 6.898,06 |
Rondônia | 1.438 - 5.990 | 3.250,70 | 1.438,22 | 3.452,00 | 4.945,78 | 5.990,47 |
Roraima | 1.750 - 7.463 | 3.422,97 | 1.749,63 | 2.940,00 | 6.161,75 | 7.463,30 |
Piauí | 1.748 - 5.229 | 3.347,76 | 1.748,00 | 3.737,00 | 4.317,25 | 5.229,18 |
Amapá | 2.567 - 6.461 | 4.540,60 | 2.566,80 | 5.080,00 | 5.334,00 | 6.460,70 |
Rio Grande do Norte | 1.863 - 10.586 | 6.214,56 | 1.862,50 | 7.926,00 | 8.740,00 | 10.586,15 |
Acre | 3.103 - 5.065 | 3.813,43 | 3.103,00 | 4.084,00 | 4.181,67 | 5.064,96 |
Sergipe | 1.518 - 5.233 | 2.303,80 | 1.518,00 | 1.816,00 | 4.320,00 | 5.232,51 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de ofícios industriais
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- organizar exposições de produtos;
- sistematizar a produção científica da área;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- demonstrar perseverança;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- demonstrar criatividade;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- dialogar com os outros professores;
- integrar-se em eventos da área;
- preencher planilhas de custo;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- elaborar os planos de aula;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- conferir a execução da manutenção;
- preparar recursos audiovisuais;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- identificar novas fontes para atualização;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- expressar-se com clareza;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- negociar projetos e cursos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- criar situações operacionais de atividades;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- promover intercâmbios institucionais;
- orientar os alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- tomar providências em casos de emergência;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- comprovar experiência na área específica;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- selecionar material pedagógico;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- adequar material pedagógico;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar liderança;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- revisar material pedagógico;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- registrar controles de estoque;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- simular situações atuais de trabalho;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- comprovar certificação das competências;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- sistematizar as normas técnicas;
- agir eticamente na profissão;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- executar a manutenção preventiva;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- demonstrar tolerância e paciência;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- participar de campanhas educativas;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- demonstrar flexibilidade;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- auto avaliar-se;
- preencher diários de classe ou similares;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- selecionar recursos didáticos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preparar material didático;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- limpar os equipamentos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- dialogar com os alunos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- fixar metas educacionais para a escola;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar capacidade de organização;
- criar situações de trabalho em equipe;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- processar materiais para a utilização em ensino;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- analisar as avaliações;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
Setores que mais contratam Instrutor de ofícios industriais no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Serviços de engenharia
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br