Salário para o cargo de Professor de artes no ensino médio
CBO 2321-05 > Professores do ensino médio

Professor de artes no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de artes no ensino médio

Um Professor de artes no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.932,58 e R$ 11.826,96, com a média salarial de R$ 4.517,61 e o salário mediana em R$ 2.809,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de artes no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.517,61 54.211,28 1.129,40 31,32
1º Quartil 1.932,58 23.190,94 483,14 13,40
Salário Mediana 2.809,00 33.708,00 702,25 19,48
3º Quartil 9.019,74 108.236,90 2.254,94 62,54
Teto Salarial 11.826,96 141.923,47 2.956,74 82,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.440 - 13.140 4.527,89 1.439,71 2.832,00 10.848,80 13.140,39
Brasília - DF 2.039 - 12.820 6.026,52 2.038,75 5.577,00 10.584,15 12.819,84
Rio de Janeiro - RJ 1.655 - 17.705 6.665,25 1.654,62 5.148,00 14.617,75 17.705,46
Trindade - GO 5.573 - 10.694 6.893,12 5.573,33 6.600,00 8.829,33 10.694,35
Campos Novos - SC 5.000 - 6.083 5.005,28 5.000,00 5.000,00 5.022,00 6.082,80
Curitiba - PR 1.514 - 5.976 2.668,01 1.514,00 2.380,00 4.934,20 5.976,45
Cuiabá - MT 1.484 - 4.170 2.295,35 1.483,60 2.000,00 3.442,80 4.170,02
Goiânia - GO 1.498 - 6.370 2.957,24 1.497,80 2.102,00 5.259,40 6.370,34
Apucarana - PR 1.870 - 2.620 1.943,30 1.870,00 1.870,00 2.163,20 2.620,13
Salvador - BA 1.792 - 5.878 2.993,47 1.792,25 2.809,00 4.852,75 5.877,80
São Bernardo do Campo - SP 2.330 - 8.635 3.898,90 2.329,50 2.890,00 7.129,50 8.635,46
Manaus - AM 1.494 - 8.440 3.570,56 1.493,50 2.869,50 6.967,75 8.439,55
Bertioga - SP 4.838 - 6.376 5.069,63 4.838,25 5.088,00 5.264,25 6.376,22
Niterói - RJ 2.627 - 5.736 3.315,79 2.627,33 2.887,00 4.735,33 5.735,58
Louveira - SP 5.289 - 6.406 5.289,00 5.289,00 5.289,00 5.289,00 6.406,20
Extrema - MG 1.443 - 3.705 1.959,00 1.443,33 1.716,50 3.058,67 3.704,75
Belém - PA 1.694 - 16.346 5.665,26 1.694,15 3.130,00 13.495,50 16.346,15
Santo André - SP 2.493 - 12.345 5.272,09 2.493,00 3.696,00 10.192,00 12.344,86
Congonhas - MG 2.106 - 4.260 3.220,51 2.105,50 3.517,00 3.517,00 4.259,90
São Luís - MA 1.729 - 14.173 4.865,00 1.728,50 3.680,00 11.701,00 14.172,60


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.607 - 9.548 3.871,43 1.607,48 2.857,00 7.883,04 9.548,18
Rio de Janeiro 1.496 - 14.561 4.752,61 1.496,04 2.632,00 12.021,27 14.560,53
Paraná 1.504 - 6.197 2.725,13 1.503,72 1.942,00 5.115,96 6.196,60
Distrito Federal 2.039 - 12.820 6.026,52 2.038,75 5.577,00 10.584,15 12.819,84
Minas Gerais 1.595 - 6.010 2.981,56 1.594,50 2.630,00 4.961,85 6.009,94
Santa Catarina 2.125 - 6.462 3.988,33 2.124,65 4.649,00 5.335,25 6.462,21
Goiás 1.665 - 8.955 4.272,09 1.665,18 3.663,50 7.393,41 8.955,12
Mato Grosso 1.505 - 4.693 2.463,91 1.505,27 2.200,00 3.874,45 4.692,86
Bahia 1.433 - 4.871 2.468,96 1.433,33 2.182,50 4.021,22 4.870,62
Ceará 1.500 - 78.533 25.391,52 1.499,63 3.120,00 64.837,75 78.533,43
Rio Grande do Sul 1.590 - 8.525 3.569,69 1.589,88 2.608,00 7.038,25 8.524,94
Pará 1.826 - 12.701 4.565,77 1.825,86 3.130,60 10.486,23 12.701,24
Maranhão 1.544 - 11.796 4.406,85 1.543,80 2.742,50 9.738,60 11.795,68
Mato Grosso do Sul 1.480 - 3.830 2.193,40 1.480,00 1.995,50 3.162,00 3.829,91
Pernambuco 1.473 - 7.238 3.016,59 1.473,25 1.900,00 5.976,00 7.238,31
Amazonas 1.494 - 8.440 3.570,56 1.493,50 2.869,50 6.967,75 8.439,55
Sergipe 1.553 - 13.098 4.141,23 1.552,67 2.214,00 10.814,00 13.098,24
Alagoas 1.510 - 5.965 3.112,28 1.509,87 2.966,00 4.924,33 5.964,50
Rondônia 1.500 - 2.952 1.774,63 1.500,00 1.500,00 2.437,50 2.952,37
Rio Grande do Norte 1.412 - 9.902 3.345,00 1.412,00 2.822,00 8.175,00 9.901,81
Paraíba 2.060 - 43.214 12.451,83 2.060,00 6.976,00 35.678,00 43.214,26


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • participar de atividades institucionais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • ensinar;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • comunicar-se;
  • preparar aulas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;

  • Atividades

    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • definir o calendário;
    • constituir comissões de sindicância;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • requisitar material pedagógico;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • dialogar com os alunos;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • administrar conflitos;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • escolher livro didático;
    • medir o conhecimento específico;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • expressar-se com clareza;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • interagir com os alunos;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • atender pais e alunos;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;


    Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Agências de publicidade
    • Atividades associativas
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista