Salário para o cargo de Turismólogo
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Turismólogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Turismólogo

Um Turismólogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.260,16 e R$ 5.529,99, com a média salarial de R$ 2.344,96 e o salário mediana em R$ 1.899,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Turismólogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.344,96 28.139,47 586,24 11,16
1º Quartil 1.260,16 15.121,90 315,04 6,00
Salário Mediana 1.899,02 22.788,24 474,76 9,04
3º Quartil 4.217,41 50.608,92 1.054,35 20,07
Teto Salarial 5.529,99 66.359,94 1.382,50 26,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.515 - 4.413 2.616,28 1.515,00 2.576,25 3.642,99 4.412,50
Brasília - DF 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Mata de São Joao - BA 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Belo Horizonte - MG 1.299 - 7.314 2.827,04 1.299,17 1.700,00 6.038,33 7.313,81
Ponta Grossa - PR 1.400 - 1.696 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.400,00 1.695,72
Gramado - RS 1.811 - 2.193 1.810,85 1.810,85 1.810,85 1.810,85 2.193,36
Laranjeiras - SE 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.498 - 4.372 2.441,89 1.498,09 2.344,39 3.609,28 4.371,67
Minas Gerais 1.205 - 6.636 2.520,77 1.204,59 1.570,50 5.478,80 6.636,09
Distrito Federal 1.726 - 3.658 2.216,47 1.725,53 1.970,85 3.019,90 3.657,80
Bahia 1.690 - 2.300 1.850,68 1.689,54 1.899,02 1.899,02 2.300,15
Paraná 1.400 - 2.659 1.653,64 1.400,00 1.400,00 2.195,00 2.658,65
Rio Grande do Sul 1.331 - 5.329 2.228,83 1.331,45 1.810,85 4.400,00 5.329,41
Rio de Janeiro 1.307 - 22.505 3.997,71 1.307,47 1.387,70 18.580,00 22.504,65
Sergipe 1.045 - 2.595 1.227,98 1.045,00 1.045,00 2.142,86 2.595,50
Pernambuco 3.051 - 4.616 3.297,40 3.050,58 3.290,81 3.810,81 4.615,77
Goiás 1.083 - 3.634 1.924,72 1.082,64 2.170,30 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Turismólogo

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipes;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • analisar mercado;
  • realizar pesquisas;
  • executar planos de negócios;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • traçar plano operacional;
  • produzir resultados;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • dispensar gerentes e chefes;
    • adequar estratégias e planos;
    • demonstrar agilidade;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • coordenar cerimonial;
    • planejar eventos;
    • captar eventos;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • controlar reservas;
    • avaliar margem de lucros;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • analisar legislação pertinente;
    • firmar contratos de compras;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • monitorar metas;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • acompanhar contratos negociados;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • definir prioridades;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • aprovar orçamentos;
    • aprovar eventos;
    • trabalhar em equipe;
    • definir indicadores de desempenho;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • planejar roteiros turísticos;
    • aprovar alterações de padrão;
    • gerir custos;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • elaborar planos de turismo;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • programar eventos;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • conceder entrevistas;
    • definir políticas de segurança;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • demonstrar dinamismo;
    • contatar fornecedores;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • monitorar projetos;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • autorizar investimento;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • fixar metas;
    • definir objetivos;
    • demonstrar proatividade;
    • acompanhar concorrência;
    • pesquisar fornecedores;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • receber visitantes;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • controlar divulgação de produtos;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • representar empresa em eventos;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • corrigir desvios;
    • detectar tendências de mercado;
    • demonstrar confiabilidade;
    • elaborar programas turísticos;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • identificar nichos de mercado;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • programar promoções;
    • calcular retorno de investimento;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • escolher produtos para promoção;
    • promover funcionários;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • zelar pela imagem da organização;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • estabelecer relações institucionais;
    • avaliar relatórios;
    • orientar equipes;
    • estabelecer parcerias;
    • escolher formas de divulgação;
    • elaborar plano de negócios;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • definir estratégias de marketing;
    • demonstrar liderança;
    • contratar auditorias;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • escolher produtos para veiculação;
    • informar-se da situação da organização;
    • demonstrar visão de mercado;
    • definir políticas de qualidade;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • definir políticas de manutenção;
    • organizar eventos;
    • firmar contratos de seguros;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • capacitar equipes;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • analisar pontos turísticos;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • definir estratégias de vendas;
    • inventariar oferta turística;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • visualizar futuro;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • realizar visitas de inspeção;
    • avaliar vendas;
    • visitar parceiros;
    • demonstrar objetividade;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • selecionar equipes;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • implementar projetos;
    • prestar contas a superiores;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • identificar público alvo;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • gerir informação turística;
    • implementar parcerias;
    • elaborar orçamentos;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • monitorar eventos;
    • tomar decisões;
    • demonstrar flexibilidade;
    • assessorar a realização de eventos;
    • gerir reuniões participativas;
    • comparar condições da concorrência;


    Setores que mais contratam Turismólogo no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de teleatendimento
    • Transporte aquaviário para passeios turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de vinho
    • Operadores turísticos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista