Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Primeiro oficial de náutica
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Capitão de longo curso (comandante)
- Capitão de cabotagem
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Capitão de longo curso (imediato)
- Prático de portos da marinha mercante
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de longo curso
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Imediato da marinha mercante
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)
Oficiais de convés devem:
- qualificar pessoal;
- gerenciar operações;
- gerenciar material de bordo;
- realizar inspeção naval a bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- navegar com segurança;
- administrar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- operar cargas;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
Atividades
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- orientar a navegação;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- verificar marcação das cargas;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- controlar material de custeio;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- tomar decisões;
- coordenar operações de resgate;
- proferir palestras;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- controlar material de combate à poluição;
- supervisionar seção de câmara;
- elaborar conteúdo programático;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- realizar comunicação de bordo;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- transportar passageiros;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- operar rampas de acesso;
- trabalhar sob pressão;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- realizar o plano de viagem;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- elaborar o plano para reboque;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- discriminar sons e ruídos;
- controlar epi e epc;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar raciocínio analítico;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- avaliar as condições de calado;
- testar equipamentos de segurança;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- avaliar as condições para desatracação;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- demonstrar raciocínio sintético;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- demonstrar percepção cinemática;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- inspecionar equipamentos de convés;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- coordenar operação de controle à poluição;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar rancho;
- trabalhar em equipe;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- conferir certificação da tripulação;
- manusear cargas a bordo;
- demonstrar comportamento proativo;
- verificar compatibilidade de cargas;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- controlar planos de bordo;
- verificar peação da carga;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- ministrar treinamento a bordo;
- supervisionar equipe de convés;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar material de passadiço;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- avaliar as condições para amarração;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- efetuar auditorias internas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- controlar atmosfera do tanque;
- avaliar as condições de atracação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- inspecionar as condições de segurança;
- operar tampas de escotilha;
- testar equipamentos de salvatagem;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de negociação;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- manobrar a embarcação;
- preparar a unidade para reboque;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- acionar plano de emergência;
- coordenar operações de reboque;
- discriminar cores;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- controlar certificação da tripulação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- demonstrar percepção espacial;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- operar rampas de cargas;
- conferir certificação da embarcação;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- efetuar os registros pertinentes;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- operar cobertas de cargas;
- emitir permissão para trabalho;
- fiscalizar o uso de epi;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar raciocínio matemático;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- operar o sistema de lastro;
- demonstrar liderança;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- definir área segura para trabalho;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- elaborar apresentações;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- avaliar o preparo da tripulação;
- controlar medicamento de bordo;
- ministrar treinamento em terra;
- consultar legislação;
- controlar temperatura dos tanques;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- acionar plano de contingência;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar reuniões de segurança;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- ministrar aulas de formação profissional;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- elaborar material didático;
- supervisionar o sms;
- conduzir embarcação de salvamento;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- aplicar legislação;
- operar equipamentos de navegação;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- coordenar postos de emergência;
- operar guincho de reboque;
- avaliar as condições para desamarração;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho