Salário para o cargo de Gerente de pesquisa (tecnologia)
CBO 1426-05 > Gerentes de pesquisa e desenvolvimento

Gerente de pesquisa (tecnologia) - Descrição, atividades e funções do cargo

Responsabilizam-se por prover soluções tecnológicas para produtos, processos e serviços e promover a transferência dos mesmos para o setor produtivo. Participam das decisões da diretoria de pesquisa e desenvolvimento e operacionalizam-nas, desenvolvem novos produtos/ otimizam o desempenho da área de pesquisa e desenvolvimento, disseminam resultados e atividades, captam recursos e monitoram a proteção da propriedade intelectual da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de pesquisa e desenvolvimento o trabalho é exercido em instituições de pesquisa pública e em departamentos de pesquisa e desenvolvimento (p&d) de empresas privadas que se ocupam, fundamentalmente, do desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos. O trabalho é exercido com equipe de um departamento ou área de pesquisa e/ou no gerenciamento de projetos interdepartamentais.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de pesquisa e desenvolvimento

Estas ocupações são exercidas por pessoas com formação universitária, geralmente pós-graduadas, com no mínimo cinco anos de exercício profissional na área de pesquisa.


Funções e atividades do Gerente de pesquisa (tecnologia)

Gerentes de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • gerenciar recursos de p&d;
  • implementar decisões de p&d;
  • disseminar resultados e atividades;
  • prover soluções tecnológicas para produtos, processos e serviços;
  • otimizar desempenho da Área de p&d;
  • validar novas tecnologias, novos produtos e serviços;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo;
  • captar recursos para p&d;
  • proteger propriedade intelectual da instituição;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • fazer contratos de cooperação com a iniciativa privada;
  • elaborar planejamento;
  • coordenar montagem de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos;
  • compatibilizar serviços;
  • prestar assessoria ´ad hoc´;
  • coordenar projetos;
  • elaborar relatórios;
  • negociar com a equipe de p&d condições e prioridades de projetos;
  • negociar propostas de projetos de pesquisa;
  • demonstrar capacidade de reconhecimento de aptidões;
  • integrar diferentes áreas de atuação da empresa;
  • prestar consultoria técnica para produção em escala industrial;
  • comprovar eficácia de novos produtos;
  • acompanhar caducidade da proteção da propriedade intelectual de terceiros;
  • pesquisar mercado;
  • promover eventos técnicos;
  • elaborar procedimentos operacionais;
  • contestar concessão de pedidos de terceiros conflitantes com os interesses da instituição;
  • delinear solicitações de pesquisa e serviços tecnológicos;
  • definir especificações de produtos;
  • avaliar desempenho da área de p&d;
  • elaborar propostas de projetos de pesquisa;
  • monitorar indicadores de desempenho;
  • participar do processo de seleção de pessoal;
  • acompanhar produção de lote piloto;
  • identificar linhas de financiamento;
  • monitorar depósito de novos pedidos de terceiros para proteção a propriedade intelectual da instituição;
  • acompanhar elaboração de pedidos de proteção a propriedade intelectual;
  • definir ações de melhoria;
  • demonstrar senso de oportunidade;
  • assessorar diretoria na área de p&d;
  • adaptar tecnologias à realidade nacional;
  • formalizar contratos;
  • participar da implementação das normas de qualidade;
  • coordenar equipes de pesquisa;
  • identificar potenciais receptores da nova tecnologia;
  • definir especificações de equipamentos;
  • liderar equipes;
  • divulgar atividades e resultados nos meios de comunicação;
  • demonstrar poder de síntese;
  • compatibilizar recursos humanos;
  • buscar parcerias;
  • negociar com a diretoria condições e prioridades de projetos;
  • comprovar eficiência de novos processos produtivos;
  • coordenar testes das plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos;
  • participar de congressos, feiras e visitas técnicas;
  • implementar sistema da qualidade na área de p&d;
  • acreditar tecnologias de terceiros;
  • comprovar reprodutibilidade da tecnologia;
  • licenciar tecnologias desenvolvidas;
  • vender serviços;
  • identificar órgãos de fomento;
  • coordenar elaboração dos projetos de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos;
  • revisar publicações técnicas;
  • aprovar documentação técnica;
  • aprovar emissão de laudos técnicos;
  • promover treinamento de equipes de produção da nova tecnologia;
  • demonstrar habilidade e memória sensorial (olfativa, paladar);
  • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
  • avaliar novas tecnologias;
  • promover condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho;
  • fornecer subsídios para exame técnico de proteção à propriedade intelectual;
  • examinar documentos;
  • analisar artigos para publicação;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • articular convênios e cooperação com universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais;
  • verificar conformidades técnicas e legais;
  • compatibilizar recursos materiais;
  • direcionar aprimoramento profissional da equipe;
  • identificar indicadores de desempenho;
  • comissionar produtos, processos e serviços;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • publicar artigos;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • corrigir planejamento;
  • pesquisar necessidades do cliente;
  • prospectar tecnologia;
  • participar da elaboração da política da qualidade;
  • compatibilizar recursos econômicos;
  • comprovar eficiência da tecnologia;
  • rastrear resultados;
  • demonstrar persistência;
  • definir perfis profissionais;
  • implementar ações de melhoria;
  • demonstrar capacidade de análise;
  • monitorar planejamento;
  • fornecer cláusulas de sigilo;
  • demonstrar capacidade de desenvolver equipes;
  • demonstrar perspicácia;
  • demonstrar criatividade;
  • identificar potenciais detentores de tecnologia de interesse para a instituição;
  • formar parcerias;


Setores que mais contratam Gerente de pesquisa (tecnologia) no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Agências de publicidade
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Administração de cartões de crédito
  • Confecção de peças do vestuário
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet




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