Salário para o cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de câmbio e comércio exterior

Um Gerente de câmbio e comércio exterior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.865,85 e R$ 22.619,71, com a média salarial de R$ 8.738,47 e o salário mediana em R$ 7.048,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de câmbio e comércio exterior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.738,47 104.861,58 2.184,62 41,88
1º Quartil 2.865,85 34.390,16 716,46 13,73
Salário Mediana 7.048,39 84.580,68 1.762,10 33,78
3º Quartil 17.250,75 207.009,04 4.312,69 82,67
Teto Salarial 22.619,71 271.436,47 5.654,93 108,40


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.170 - 22.852 9.580,68 3.169,78 8.478,68 18.866,53 22.851,71
Campinas - SP 4.266 - 17.692 8.530,41 4.265,98 8.500,00 14.606,61 17.691,97
Rio de Janeiro - RJ 2.761 - 23.403 11.448,79 2.760,50 12.000,57 19.321,71 23.403,03
Curitiba - PR 2.575 - 22.558 7.161,01 2.574,88 5.485,69 18.624,00 22.557,95
Florianópolis - SC 2.000 - 5.439 2.803,78 2.000,00 2.764,21 4.490,46 5.438,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.122 - 21.760 9.235,28 3.122,37 7.835,88 17.965,52 21.760,37
Santa Catarina 2.224 - 17.128 6.394,84 2.224,29 4.745,23 14.140,89 17.127,87
Paraná 2.058 - 12.968 5.433,03 2.058,29 4.971,37 10.706,61 12.968,17
Rio de Janeiro 3.526 - 21.860 10.411,94 3.525,59 9.881,16 18.047,80 21.860,04
Rio Grande do Sul 2.238 - 16.770 7.939,77 2.237,98 7.000,00 13.845,02 16.769,50
Minas Gerais 3.000 - 18.967 7.135,17 3.000,00 4.500,00 15.659,00 18.966,65


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar processos operacionais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;

  • Atividades

    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • respeitar valores da instituição;
    • demonstrar liderança;
    • controlar orçamento da área;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • participar de comitê de crédito;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • consolidar informações gerenciais;
    • implementar políticas internas e externas;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • demonstrar poder de decisão;
    • elaborar orçamento da área;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • analisar mercado e concorrência;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • gerir processos de crédito;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • controlar custos;
    • examinar operações gerenciais;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • promover interação da equipe;
    • incrementar resultados;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • contratar serviços terceirizados;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • demonstrar persuasão;
    • acompanhar formalização de operações;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • administrar conflitos;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • conferir autenticidade de informações;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • dispensar pessoas;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • coordenar equipes;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • atender auditoria interna e externa;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • participar de projetos da instituição;
    • classificar clientes (rating e score);
    • identificar necessidade de cliente;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar flexibilidade;
    • remanejar pessoal;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • demonstrar visão gerencial;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • selecionar pessoas;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar segurança;
    • estudar sugestões de clientes;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • delegar atribuições;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • executar consultas de crédito;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • estipular políticas por produto;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • revisar plano diretor;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • visitar clientes;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • motivar equipes;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • programar férias da equipe;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • propor remuneração de pessoal;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • determinar perfil de ocupações;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • demonstrar capacidade de negociação;


    Setores que mais contratam Gerente de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Corretoras de câmbio
    • Bancos comerciais
    • Organização logística do transporte de carga
    • Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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