Salário para o cargo de Turismólogo
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Turismólogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Turismólogo

Um Turismólogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.132,15 e R$ 6.480,05, com a média salarial de R$ 3.238,29 e o salário mediana em R$ 2.824,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Turismólogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.238,29 38.859,50 809,57 15,46
1º Quartil 2.132,15 25.585,75 533,04 10,18
Salário Mediana 2.824,00 33.888,00 706,00 13,48
3º Quartil 4.941,97 59.303,60 1.235,49 23,59
Teto Salarial 6.480,05 77.760,65 1.620,01 30,93


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.260 - 7.602 4.109,04 2.260,00 4.087,50 6.276,20 7.601,92
São Caetano do Sul - SP 3.109 - 3.973 3.237,25 3.109,00 3.280,00 3.280,00 3.972,83
Belo Horizonte - MG 1.708 - 6.984 3.040,16 1.707,50 2.379,00 5.765,75 6.983,65
Itu - SP 1.926 - 2.333 1.926,03 1.926,00 1.926,00 1.926,08 2.332,93
Rio de Janeiro - RJ 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Manaus - AM 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Ponta Grossa - PR 1.716 - 2.183 1.735,22 1.716,00 1.716,00 1.802,50 2.183,24
Mata de São Joao - BA 2.260 - 2.738 2.260,06 2.260,00 2.260,00 2.260,27 2.737,70
Brasília - DF 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Jundiaí - SP 6.388 - 9.084 6.789,29 6.388,00 6.597,00 7.500,00 9.084,23
Ilhéus - BA 1.412 - 1.762 1.448,86 1.412,00 1.455,00 1.455,00 1.762,34
Florianópolis - SC 2.180 - 3.270 2.390,58 2.180,04 2.287,22 2.700,00 3.270,32
Foz do Iguaçu - PR 3.932 - 9.742 5.188,00 3.932,00 3.932,00 8.043,00 9.741,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.046 - 6.825 3.541,17 2.046,16 3.280,00 5.634,38 6.824,53
Minas Gerais 1.702 - 6.435 2.997,29 1.702,00 2.379,00 5.312,60 6.434,78
Bahia 1.446 - 3.736 2.110,17 1.446,40 2.260,00 3.084,11 3.735,56
Paraná 1.716 - 7.298 2.968,36 1.716,00 1.716,00 6.025,33 7.298,06
Rio de Janeiro 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Santa Catarina 2.190 - 4.053 2.598,58 2.189,68 2.287,44 3.346,00 4.052,78
Amazonas 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Distrito Federal 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Mato Grosso do Sul 1.610 - 6.662 2.985,00 1.610,00 2.500,00 5.500,00 6.661,77
Rio Grande do Sul 1.800 - 4.524 2.629,33 1.800,00 2.598,00 3.735,00 4.523,94


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Turismólogo

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • analisar mercado;
  • traçar plano operacional;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • executar planos de negócios;
  • produzir resultados;
  • comunicar-se;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas;

  • Atividades

    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • gerir custos;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • demonstrar objetividade;
    • realizar visitas de inspeção;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • visitar parceiros;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • monitorar eventos;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • aprovar orçamentos;
    • informar-se da situação da organização;
    • autorizar investimento;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • programar eventos;
    • tomar decisões;
    • prestar contas a superiores;
    • definir estratégias de marketing;
    • escolher formas de divulgação;
    • definir indicadores de desempenho;
    • aprovar eventos;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • zelar pela imagem da organização;
    • gerir informação turística;
    • definir prioridades;
    • elaborar planos de turismo;
    • controlar reservas;
    • pesquisar fornecedores;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • demonstrar flexibilidade;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • programar promoções;
    • visualizar futuro;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • receber visitantes;
    • avaliar margem de lucros;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • monitorar projetos;
    • representar empresa em eventos;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • definir estratégias de vendas;
    • conceder entrevistas;
    • demonstrar dinamismo;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • demonstrar confiabilidade;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • contatar fornecedores;
    • gerir reuniões participativas;
    • controlar divulgação de produtos;
    • firmar contratos de seguros;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • planejar eventos;
    • definir políticas de qualidade;
    • definir políticas de manutenção;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • implementar parcerias;
    • elaborar orçamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • inventariar oferta turística;
    • acompanhar contratos negociados;
    • definir políticas de segurança;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • aprovar alterações de padrão;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • analisar pontos turísticos;
    • demonstrar liderança;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • calcular retorno de investimento;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • orientar equipes;
    • fixar metas;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • demonstrar visão de mercado;
    • escolher produtos para promoção;
    • organizar eventos;
    • implementar projetos;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer parcerias;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • selecionar equipes;
    • planejar roteiros turísticos;
    • capacitar equipes;
    • assessorar a realização de eventos;
    • avaliar relatórios;
    • comparar condições da concorrência;
    • avaliar vendas;
    • firmar contratos de compras;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • acompanhar concorrência;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • estabelecer relações institucionais;
    • analisar legislação pertinente;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • escolher produtos para veiculação;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • definir objetivos;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • elaborar plano de negócios;
    • identificar público alvo;
    • adequar estratégias e planos;
    • captar eventos;
    • monitorar metas;
    • elaborar programas turísticos;
    • identificar nichos de mercado;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • contratar auditorias;
    • detectar tendências de mercado;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • promover funcionários;
    • corrigir desvios;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • coordenar cerimonial;
    • articular com os atores sociais envolvidos;


    Setores que mais contratam Turismólogo no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Operadores turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Administração pública em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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