Salário para o cargo de Teleoperador ativo (telemarketing)
CBO 4223-05 > Operadores de telemarketing

Teleoperador ativo (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Teleoperador ativo (telemarketing)

Um Teleoperador ativo (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.415,29 e R$ 2.348,89, com a média salarial de R$ 1.555,19 e o salário mediana em R$ 1.448,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador ativo (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.555,19 18.662,26 388,80 8,56
1º Quartil 1.415,29 16.983,52 353,82 7,79
Salário Mediana 1.448,00 17.376,00 362,00 7,97
3º Quartil 1.791,37 21.496,39 447,84 9,86
Teto Salarial 2.348,89 28.186,71 587,22 12,93


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.424 - 2.418 1.651,97 1.423,51 1.578,00 1.996,05 2.417,68
Poa - SP 1.412 - 1.716 1.415,11 1.412,00 1.416,00 1.416,95 1.716,25
Curitiba - PR 1.412 - 2.020 1.477,92 1.412,00 1.412,00 1.667,56 2.019,80
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.044 1.487,67 1.412,00 1.415,00 1.687,44 2.043,88
Uberlândia - MG 1.412 - 1.750 1.420,29 1.412,00 1.412,00 1.445,18 1.750,45
Rio de Janeiro - RJ 1.450 - 2.326 1.686,55 1.449,80 1.735,00 1.919,96 2.325,51
Campinas - SP 1.416 - 1.991 1.472,90 1.415,89 1.416,00 1.644,03 1.991,30
Florianópolis - SC 1.412 - 2.034 1.538,23 1.412,00 1.576,00 1.679,61 2.034,39
Porto Alegre - RS 1.452 - 2.097 1.560,18 1.452,02 1.501,00 1.731,44 2.097,18
Brasília - DF 1.448 - 2.151 1.602,09 1.447,85 1.614,00 1.775,71 2.150,79
Bauru - SP 1.412 - 1.872 1.445,32 1.412,00 1.412,00 1.545,41 1.871,85
Recife - PE 1.412 - 2.041 1.484,55 1.412,00 1.422,00 1.684,84 2.040,72
Mogi das Cruzes - SP 1.413 - 1.746 1.421,52 1.412,55 1.416,00 1.441,55 1.746,05
Ribeirão Preto - SP 1.436 - 2.213 1.569,08 1.435,57 1.520,00 1.826,71 2.212,57
Birigui - SP 1.612 - 2.380 1.870,64 1.612,40 1.958,00 1.964,91 2.379,96
Goiânia - GO 1.415 - 2.296 1.596,29 1.415,14 1.566,00 1.895,86 2.296,33
Joinville - SC 1.412 - 2.147 1.526,86 1.412,00 1.468,00 1.772,34 2.146,71
Fortaleza - CE 1.412 - 1.883 1.454,23 1.412,00 1.412,00 1.554,47 1.882,82
Uberaba - MG 1.412 - 1.726 1.415,26 1.412,00 1.412,00 1.425,05 1.726,07
Barueri - SP 1.414 - 2.091 1.513,57 1.413,68 1.455,00 1.726,21 2.090,84


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.413 - 2.302 1.567,17 1.412,74 1.417,00 1.900,66 2.302,13
Minas Gerais 1.412 - 1.932 1.460,21 1.412,00 1.412,00 1.595,28 1.932,25
Paraná 1.412 - 2.190 1.528,56 1.412,00 1.412,00 1.808,03 2.189,94
Santa Catarina 1.412 - 2.182 1.575,80 1.412,00 1.576,00 1.801,37 2.181,87
Rio de Janeiro 1.419 - 2.320 1.652,63 1.418,56 1.614,53 1.915,67 2.320,31
Rio Grande do Sul 1.453 - 2.334 1.623,03 1.453,25 1.536,00 1.926,69 2.333,66
Distrito Federal 1.448 - 2.151 1.602,09 1.447,85 1.614,00 1.775,71 2.150,79
Pernambuco 1.412 - 2.140 1.504,90 1.412,00 1.422,00 1.766,80 2.140,01
Goiás 1.413 - 2.246 1.581,43 1.413,04 1.565,00 1.854,37 2.246,07
Bahia 1.412 - 2.295 1.557,13 1.412,00 1.470,00 1.894,86 2.295,11
Ceará 1.412 - 1.932 1.465,71 1.412,00 1.412,00 1.595,09 1.932,02
Espírito Santo 1.453 - 2.419 1.765,42 1.452,91 1.840,00 1.996,95 2.418,76
Pará 1.546 - 2.190 1.712,59 1.546,46 1.748,00 1.807,89 2.189,77
Maranhão 1.412 - 1.922 1.459,55 1.412,00 1.420,00 1.586,66 1.921,81
Mato Grosso do Sul 1.414 - 2.083 1.512,77 1.413,87 1.428,56 1.720,05 2.083,37
Amazonas 1.412 - 1.905 1.461,40 1.412,00 1.425,00 1.572,72 1.904,93
Mato Grosso 1.418 - 2.222 1.553,63 1.417,67 1.485,00 1.834,09 2.221,50
Paraíba 1.412 - 1.866 1.469,32 1.412,00 1.460,00 1.540,48 1.865,87
Alagoas 1.412 - 2.016 1.489,19 1.412,00 1.432,00 1.664,63 2.016,24
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.942 1.473,07 1.412,00 1.430,00 1.603,23 1.941,88
Sergipe 1.412 - 2.181 1.521,16 1.412,00 1.412,00 1.801,01 2.181,44
Tocantins 1.412 - 1.821 1.446,80 1.412,00 1.440,00 1.503,63 1.821,24
Piauí 1.412 - 1.954 1.469,63 1.412,00 1.424,64 1.613,12 1.953,86
Rondônia 1.419 - 2.271 1.579,69 1.418,67 1.509,00 1.875,33 2.271,46
Amapá 1.412 - 2.131 1.503,39 1.412,00 1.426,00 1.759,12 2.130,70
Acre 1.412 - 1.867 1.448,13 1.412,00 1.425,00 1.541,80 1.867,47


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador ativo (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cobrar débitos;

  • Atividades

    • abordar o cliente;
    • confirmar dados cadastrais;
    • fornecer informações;
    • informar restrições ao crédito;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • direcionar atendimento;
    • negociar datas de pagamento;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • finalizar pendência técnica;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • definir formas de pagamento;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • informar relação custo-benefício;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • apresentar produtos e serviços;
    • informar prazo de entrega;
    • finalizar contato;
    • negociar valor de débitos;
    • consultar manuais;
    • orientar o usuário;
    • descrever o produto;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • solicitar informações ao cliente;
    • argumentar com o cliente;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • consultar supervisor;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • identificar-se ao cliente;
    • demonstrar objetividade;
    • agendar retorno (follow-up);
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • atualizar listas;
    • acionar serviços emergenciais;
    • registrar informações com precisão;
    • negociar valores;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • realizar triagem de atendimento;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • avaliar perfil de consumo;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • seguir o código de ética;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • demonstrar paciência;
    • oferecer soluções;
    • administrar conflitos;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • atualizar cadastro por telefone;
    • tomar decisões;
    • autocontrolar-se;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • identificar clientes potenciais;
    • efetivar a venda;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • comunicar débitos;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • demonstrar empatia;
    • oferecer benefícios variados;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • confirmar dados;
    • consultar área técnica;
    • orientar usuário de telefonia;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • identificar problemas;
    • oferecer vantagens;
    • calcular encargos do débito;
    • trabalhar em equipe;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • informar sanções contratuais;
    • registrar respostas em papel;
    • finalizar pendências de serviços;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • aplicar questionário;
    • negociar descontos;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • consultar histórico;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • depurar informações;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;


    Setores que mais contratam Teleoperador ativo (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de livros
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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