Salário para o cargo de Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação

Um Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • produzir material de trabalho;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • comunicar-se;
  • participar de atividades administrativas;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • atualizar-se na Área;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;

  • Atividades

    • participar de reuniões;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • avaliar cursos;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • preencher relatórios de atividades;
    • produzir artigos para divulgação;
    • atuar em debates;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • coordenar eventos;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • participar de associações de classe;
    • coordenar convênios;
    • participar de associações científicas;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • produzir hipertextos;
    • participar de atividades culturais;
    • discutir resultados de avaliação;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • exercer cargos de representação;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • atribuir notas e conceitos;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • estudar a legislação educacional;
    • participar de colegiados;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • coordenar estágios;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • planejar estágios;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • dialogar com os alunos;
    • coordenar reuniões;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • avaliar material didático;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • avaliar currículos de alunos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • gerenciar convênios;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • orientar monitores;
    • organizar publicações;
    • mapear campos para estágio;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • planejar pesquisas;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • prever fontes de financiamento;
    • sistematizar conteúdos;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • dominar a língua portuguesa;
    • atuar em comissões editoriais;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • auto avaliar-se;
    • coordenar pesquisas;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • planejar projetos de extensão;
    • gerenciar projetos;
    • realizar eventos;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • proferir palestras;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • produzir vídeos;
    • elaborar pareceres;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • elaborar projetos de extensão;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • avaliar políticas educacionais;
    • avaliar projetos de extensão;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • coordenar cursos;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • estudar a produção científica da área;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • constituir grupos de pesquisa;
    • estudar outros idiomas;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • exercer cargos de direção;
    • organizar coletâneas;
    • produzir transparências;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • demonstrar postura crítica;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • coordenar projetos de extensão;
    • planejar aulas;
    • atuar em projetos de extensão;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • participar de comissões;
    • produzir cartazes;
    • redigir publicações científicas;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades interativas;
    • planejar eventos e seminários;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • demonstrar postura ética;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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