Salário para o cargo de Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação

Um Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • atualizar-se na Área;
  • orientar alunos;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • participar de atividades administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • produzir material de trabalho;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • comunicar-se;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;

  • Atividades

    • avaliar currículos de alunos;
    • produzir artigos para divulgação;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • estudar a produção científica da área;
    • dominar a língua portuguesa;
    • realizar eventos;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • participar de atividades culturais;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • planejar pesquisas;
    • atuar em debates;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • planejar eventos e seminários;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • coordenar estágios;
    • coordenar pesquisas;
    • organizar coletâneas;
    • atuar em comissões editoriais;
    • prever fontes de financiamento;
    • mapear campos para estágio;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • elaborar pareceres;
    • dialogar com os alunos;
    • gerenciar projetos;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • participar de comissões;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • demonstrar postura ética;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • coordenar cursos;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • planejar estágios;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • auto avaliar-se;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • orientar monitores;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • redigir publicações científicas;
    • organizar publicações;
    • planejar projetos de extensão;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • discutir resultados de avaliação;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • avaliar projetos de extensão;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • preencher relatórios de atividades;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • demonstrar postura crítica;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • estudar a legislação educacional;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • estudar outros idiomas;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • elaborar projetos de extensão;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • gerenciar convênios;
    • produzir hipertextos;
    • planejar aulas;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • participar de colegiados;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • produzir cartazes;
    • sistematizar conteúdos;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • atribuir notas e conceitos;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • avaliar políticas educacionais;
    • trabalhar em equipe;
    • produzir vídeos;
    • desenvolver atividades interativas;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • coordenar eventos;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • coordenar convênios;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • participar de associações científicas;
    • exercer cargos de representação;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • coordenar projetos de extensão;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • exercer cargos de direção;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • atuar em projetos de extensão;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • participar de associações de classe;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • participar de reuniões;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • proferir palestras;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • produzir transparências;
    • avaliar material didático;
    • avaliar cursos;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • coordenar reuniões;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;


    Setores que mais contratam Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: