Quanto ganha um Professor de geografia do ensino fundamental
Um Professor de geografia do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.887,97 e R$ 8.817,17, com a média salarial de R$ 3.693,38 e o salário mediana em R$ 2.647,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.693,38 | 44.320,57 | 923,35 | 30,37 |
1º Quartil | 1.887,97 | 22.655,69 | 471,99 | 15,53 |
Salário Mediana | 2.647,00 | 31.764,00 | 661,75 | 21,77 |
3º Quartil | 6.724,35 | 80.692,19 | 1.681,09 | 55,30 |
Teto Salarial | 8.817,17 | 105.806,01 | 2.204,29 | 72,51 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
Cargos relacionados:
- Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
- Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
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- Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série
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- Professor de história do ensino fundamental
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.748 - 14.068 | 5.224,87 | 1.748,37 | 3.571,00 | 11.614,24 | 14.067,52 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.582 - 8.618 | 3.567,69 | 1.582,42 | 2.498,00 | 7.114,77 | 8.617,62 |
Brasília - DF | 1.668 - 9.360 | 3.715,50 | 1.667,62 | 2.675,50 | 7.727,76 | 9.360,10 |
Belo Horizonte - MG | 1.575 - 8.848 | 3.234,55 | 1.575,17 | 1.988,00 | 7.305,31 | 8.848,41 |
Goiânia - GO | 1.636 - 8.463 | 3.555,93 | 1.635,67 | 2.717,00 | 6.987,50 | 8.463,47 |
Campinas - SP | 1.545 - 6.165 | 2.847,50 | 1.545,33 | 2.362,50 | 5.089,67 | 6.164,76 |
São Caetano do Sul - SP | 3.446 - 5.203 | 3.940,04 | 3.445,60 | 4.061,00 | 4.296,00 | 5.203,44 |
Manaus - AM | 1.457 - 5.818 | 2.502,34 | 1.457,40 | 1.892,00 | 4.803,20 | 5.817,78 |
João Pessoa - PB | 1.431 - 9.405 | 4.259,96 | 1.430,64 | 4.000,00 | 7.765,00 | 9.405,20 |
Campo Grande - MS | 1.463 - 7.686 | 3.067,81 | 1.462,80 | 2.163,00 | 6.345,60 | 7.685,98 |
Aracaju - SE | 1.500 - 5.399 | 2.671,61 | 1.499,60 | 2.486,63 | 4.457,20 | 5.398,69 |
Fortaleza - CE | 1.488 - 28.911 | 6.604,79 | 1.487,50 | 2.200,00 | 23.869,00 | 28.910,85 |
Santo André - SP | 1.882 - 13.411 | 5.444,74 | 1.882,00 | 3.202,00 | 11.072,50 | 13.411,34 |
Florianópolis - SC | 1.483 - 5.308 | 2.536,13 | 1.483,25 | 2.311,55 | 4.382,08 | 5.307,70 |
Guarulhos - SP | 1.665 - 5.052 | 2.757,09 | 1.665,25 | 2.738,50 | 4.170,65 | 5.051,62 |
Salvador - BA | 1.551 - 9.363 | 3.480,01 | 1.550,96 | 2.599,20 | 7.730,50 | 9.363,41 |
Curitiba - PR | 1.485 - 6.443 | 3.025,11 | 1.485,25 | 2.504,50 | 5.319,00 | 6.442,53 |
Natal - RN | 1.969 - 28.954 | 7.657,74 | 1.969,38 | 2.994,00 | 23.904,75 | 28.954,15 |
Recife - PE | 1.864 - 17.955 | 7.503,53 | 1.864,00 | 8.042,00 | 14.823,67 | 17.954,87 |
Campos dos Goytacazes - RJ | 1.431 - 5.032 | 2.507,92 | 1.430,67 | 2.099,00 | 4.154,33 | 5.031,85 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.716 - 10.376 | 4.233,07 | 1.715,74 | 3.275,50 | 8.566,12 | 10.375,54 |
Rio de Janeiro | 1.518 - 8.986 | 3.492,52 | 1.518,10 | 2.300,50 | 7.418,49 | 8.985,50 |
Minas Gerais | 1.581 - 7.026 | 2.968,36 | 1.580,71 | 2.167,00 | 5.800,52 | 7.025,76 |
Santa Catarina | 1.617 - 7.531 | 3.350,34 | 1.616,69 | 2.482,00 | 6.217,27 | 7.530,54 |
Distrito Federal | 1.668 - 9.360 | 3.715,50 | 1.667,62 | 2.675,50 | 7.727,76 | 9.360,10 |
Rio Grande do Sul | 1.550 - 7.149 | 3.100,71 | 1.549,76 | 2.452,50 | 5.902,24 | 7.148,97 |
Goiás | 1.557 - 6.936 | 3.002,18 | 1.557,07 | 2.476,00 | 5.726,64 | 6.936,28 |
Paraná | 1.550 - 6.600 | 3.030,22 | 1.549,62 | 2.434,00 | 5.448,92 | 6.599,90 |
Bahia | 1.500 - 5.804 | 2.666,20 | 1.499,83 | 2.091,00 | 4.791,67 | 5.803,81 |
Ceará | 1.460 - 14.659 | 4.404,07 | 1.460,30 | 2.200,00 | 12.102,40 | 14.658,79 |
Mato Grosso do Sul | 1.515 - 6.816 | 2.977,61 | 1.515,00 | 2.297,00 | 5.627,00 | 6.815,59 |
Pará | 1.770 - 18.737 | 5.635,29 | 1.769,69 | 2.946,00 | 15.469,33 | 18.736,92 |
Rio Grande do Norte | 1.608 - 18.871 | 5.464,05 | 1.608,38 | 2.994,00 | 15.580,38 | 18.871,42 |
Pernambuco | 1.729 - 14.987 | 5.889,46 | 1.729,29 | 4.740,00 | 12.373,43 | 14.987,07 |
Maranhão | 1.415 - 4.249 | 2.202,81 | 1.415,00 | 2.061,00 | 3.507,67 | 4.248,59 |
Sergipe | 1.489 - 5.622 | 2.606,51 | 1.488,50 | 2.043,00 | 4.641,50 | 5.621,92 |
Paraíba | 1.438 - 9.080 | 3.864,89 | 1.438,03 | 3.493,00 | 7.496,67 | 9.080,19 |
Amazonas | 1.465 - 5.554 | 2.464,74 | 1.464,50 | 1.771,00 | 4.585,83 | 5.554,50 |
Tocantins | 1.641 - 6.958 | 3.091,81 | 1.641,40 | 2.058,00 | 5.744,80 | 6.958,27 |
Espírito Santo | 1.745 - 7.435 | 3.314,05 | 1.745,40 | 2.425,00 | 6.138,20 | 7.434,77 |
Piauí | 1.412 - 4.256 | 2.296,33 | 1.412,00 | 2.147,00 | 3.514,00 | 4.256,26 |
Rondônia | 1.582 - 7.334 | 3.313,21 | 1.582,00 | 2.838,50 | 6.054,67 | 7.333,59 |
Mato Grosso | 1.433 - 8.401 | 3.207,98 | 1.432,67 | 1.916,00 | 6.935,67 | 8.400,69 |
Acre | 1.856 - 5.224 | 2.968,00 | 1.856,00 | 2.730,00 | 4.313,00 | 5.224,03 |
Amapá | 1.412 - 5.329 | 2.364,70 | 1.412,00 | 1.905,50 | 4.400,00 | 5.329,41 |
Roraima | 2.160 - 3.221 | 2.376,88 | 2.160,00 | 2.354,00 | 2.659,00 | 3.220,66 |
Alagoas | 1.412 - 8.570 | 2.978,17 | 1.412,00 | 1.867,00 | 7.075,20 | 8.569,69 |
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de geografia do ensino fundamental
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:
Atividades
- demonstrar solidariedade;
- selecionar os conteúdos;
- elencar temas para projetos pedagógicos;
- dialogar com a direção e coordenações da escola;
- trabalhar em equipe;
- participar das assembleias escolares;
- desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
- desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
- agir eticamente;
- expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de intervir na realidade;
- promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
- contextualizar os conhecimentos;
- prever recursos materiais e didáticos;
- analisar o plano de gestão da escola;
- respeitar a heterogeneidade dos alunos;
- respeitar os limites dos alunos;
- diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
- escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
- identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
- adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
- assumir funções administrativo-pedagógicas;
- demonstrar capacidade de diálogo;
- criar situações múltiplas de aprendizagem;
- participar da gestão escolar nos colegiados;
- debater projetos interdisciplinares com os alunos;
- falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
- acompanhar as mudanças na área da educação;
- orientar a autoavaliação dos alunos;
- demonstrar criatividade e iniciativa;
- registrar atividades culturais e pedagógicas;
- sistematizar o conhecimento;
- selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
- organizar atividades comunitárias;
- construir relações de confiança com os alunos;
- propor regras comuns para comunidade escolar;
- orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
- revelar interesses multidisciplinares;
- colocar-se disponível para os alunos;
- conviver com as ideias ou posições contrárias;
- comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
- avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
- encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
- elaborar o projeto pedagógico;
- frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
- avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
- aprender novas tecnologias;
- trocar experiências com os professores através de reuniões;
- observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
- contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
- demonstrar liderança;
- decodificar diferentes códigos e linguagens;
- desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
- ministrar aulas;
- demonstrar pontualidade e assiduidade;
- consultar bibliotecas;
- socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
- estimular a troca de conhecimento;
- consultar legislação;
- realizar reuniões com os pais para orientação;
- registrar avaliações e resultados;
- sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
- avaliar a frequência dos alunos;
- adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
- definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
- definir processos e critérios de avaliação;
- solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
- preencher diário de classe;
- propor estudos interdisciplinares;
- propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
- propor opções para o horário de trabalho;
- esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
- comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
- empregar recursos e procedimentos didáticos;
- incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
- desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
- organizar a bibliografia;
- propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
- preencher formulários com notas e faltas;
- orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
- possibilitar a apropriação de conhecimentos;
- registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
- propor atividades culturais;
- levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
- estabelecer as metodologias de ensino;
- propor calendário de avaliação escrita;
- propor critérios para a composição das classes;
- elaborar os instrumentos de avaliação;
- desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
- discutir projetos interdisciplinares com colegas;
- orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
- registrar atividades extracurriculares;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
- prever participação em eventos culturais e científicos;
- analisar a autoavaliação dos alunos;
- determinar os objetivos do curso e da disciplina;
- promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
- expressar-se com clareza;
- demonstrar controle emocional;
- participar da elaboração do plano de gestão da escola;
- sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
- contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
- analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
- listar material escolar básico;
- elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
- ler literatura específica da área de conhecimento;
- desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
Setores que mais contratam Professor de geografia do ensino fundamental no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Administração pública em geral
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br