Salário para o cargo de Professor de geografia do ensino fundamental
CBO 2313-20 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de geografia do ensino fundamental - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de geografia do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • estudar;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • demonstrar capacidade de diálogo;
  • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
  • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
  • conviver com as ideias ou posições contrárias;
  • preencher formulários com notas e faltas;
  • propor regras comuns para comunidade escolar;
  • elaborar o projeto pedagógico;
  • respeitar os limites dos alunos;
  • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
  • prever participação em eventos culturais e científicos;
  • listar material escolar básico;
  • demonstrar solidariedade;
  • ler literatura específica da área de conhecimento;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
  • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
  • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
  • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
  • demonstrar liderança;
  • registrar atividades culturais e pedagógicas;
  • realizar reuniões com os pais para orientação;
  • registrar avaliações e resultados;
  • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
  • contextualizar os conhecimentos;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
  • trabalhar em equipe;
  • sistematizar o conhecimento;
  • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
  • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
  • estimular a troca de conhecimento;
  • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
  • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
  • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
  • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
  • elencar temas para projetos pedagógicos;
  • orientar a autoavaliação dos alunos;
  • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
  • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
  • revelar interesses multidisciplinares;
  • selecionar os conteúdos;
  • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
  • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
  • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
  • propor atividades culturais;
  • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
  • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
  • propor estudos interdisciplinares;
  • construir relações de confiança com os alunos;
  • dialogar com a direção e coordenações da escola;
  • consultar legislação;
  • criar situações múltiplas de aprendizagem;
  • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
  • empregar recursos e procedimentos didáticos;
  • demonstrar pontualidade e assiduidade;
  • assumir funções administrativo-pedagógicas;
  • avaliar a frequência dos alunos;
  • colocar-se disponível para os alunos;
  • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
  • trocar experiências com os professores através de reuniões;
  • definir processos e critérios de avaliação;
  • organizar atividades comunitárias;
  • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
  • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
  • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
  • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
  • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
  • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
  • analisar o plano de gestão da escola;
  • prever recursos materiais e didáticos;
  • propor opções para o horário de trabalho;
  • participar das assembleias escolares;
  • ministrar aulas;
  • demonstrar criatividade e iniciativa;
  • analisar a autoavaliação dos alunos;
  • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
  • agir eticamente;
  • demonstrar controle emocional;
  • estabelecer as metodologias de ensino;
  • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
  • propor calendário de avaliação escrita;
  • organizar a bibliografia;
  • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
  • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
  • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
  • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
  • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
  • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
  • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
  • registrar atividades extracurriculares;
  • participar da gestão escolar nos colegiados;
  • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
  • consultar bibliotecas;
  • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
  • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
  • elaborar os instrumentos de avaliação;
  • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
  • aprender novas tecnologias;
  • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
  • propor critérios para a composição das classes;
  • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
  • acompanhar as mudanças na área da educação;
  • preencher diário de classe;
  • decodificar diferentes códigos e linguagens;
  • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;


Setores que mais contratam Professor de geografia do ensino fundamental no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino médio
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - creche
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Outras atividades de ensino
  • Educação profissional de nível técnico
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Cursos preparatórios para concursos




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