Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
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- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- atualizar-se na Área;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- participar de atividades administrativas;
- produzir material de trabalho;
- comunicar-se;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- demonstrar competências pessoais;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- orientar alunos;
Atividades
- trabalhar em equipe;
- produzir transparências;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- divulgar resultados de pesquisas;
- planejar pesquisas;
- desenvolver propostas de avaliação;
- planejar aulas;
- orientar monitores;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- produzir vídeos;
- produzir hipertextos;
- redigir publicações científicas;
- coordenar eventos;
- proferir palestras;
- avaliar currículos de alunos;
- compromissar-se social e politicamente;
- dialogar com as entidades representativas;
- organizar publicações;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- desenvolver atividades interativas;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- sistematizar conteúdos;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- coordenar reuniões;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- coordenar pesquisas;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- produzir cartazes;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- realizar revisão da literatura na área;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- dialogar com os professores da instituição;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- participar de atividades culturais;
- avaliar material didático;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- participar de associações de classe;
- colaborar em comissões de avaliação;
- organizar coletâneas;
- avaliar projetos de pesquisa;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- elaborar programas e cronogramas;
- planejar projetos de extensão;
- avaliar cursos;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- avaliar políticas educacionais;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- avaliar projetos de extensão;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- atuar em projetos de extensão;
- participar de comissões;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- produzir textos para uso pedagógico;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- gerenciar convênios;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- avaliar trabalhos científicos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- atribuir notas e conceitos;
- exercer cargos de representação;
- coordenar projetos pedagógicos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- produzir artigos para divulgação;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- auto avaliar-se;
- estudar outros idiomas;
- dominar a língua portuguesa;
- gerenciar projetos;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- planejar eventos e seminários;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- prever fontes de financiamento;
- preencher relatórios de atividades;
- analisar pesquisas educacionais;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- atuar em debates;
- demonstrar postura crítica;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- orientar alunos de iniciação científica;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- dialogar com os alunos;
- atuar em comissões editoriais;
- participar de reuniões;
- redigir relatórios de pesquisa;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- demonstrar postura ética;
- produzir instrumentos de avaliação;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- elaborar projetos de extensão;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- coordenar cursos;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- constituir grupos de pesquisa;
- discutir resultados de avaliação;
- exercer cargos de direção;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- estudar a produção científica da área;
- elaborar pareceres;
- coordenar equipes de trabalho;
- coordenar projetos de extensão;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- participar de congressos e eventos científicos;
- realizar eventos;
- estudar a legislação educacional;
- participar de colegiados;
- coordenar convênios;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- participar de associações científicas;
Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à educação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais