Salário para o cargo de Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação

Um Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • produzir material de trabalho;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • atualizar-se na Área;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades administrativas;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • comunicar-se;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • orientar alunos;

  • Atividades

    • avaliar políticas educacionais;
    • coordenar pesquisas;
    • organizar publicações;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • exercer cargos de direção;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • organizar coletâneas;
    • planejar pesquisas;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • estudar a legislação educacional;
    • produzir artigos para divulgação;
    • dialogar com os alunos;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • coordenar estágios;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • planejar eventos e seminários;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • avaliar currículos de alunos;
    • participar de associações de classe;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • atuar em comissões editoriais;
    • produzir vídeos;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • participar de comissões;
    • dominar a língua portuguesa;
    • proferir palestras;
    • preencher relatórios de atividades;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • atuar em debates;
    • coordenar cursos;
    • coordenar eventos;
    • planejar aulas;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • redigir publicações científicas;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • avaliar projetos de extensão;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • participar de colegiados;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • planejar estágios;
    • avaliar cursos;
    • estudar a produção científica da área;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • participar de associações científicas;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • auto avaliar-se;
    • participar de reuniões;
    • prever fontes de financiamento;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • orientar monitores;
    • mapear campos para estágio;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • exercer cargos de representação;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • realizar eventos;
    • estudar outros idiomas;
    • avaliar material didático;
    • participar de atividades culturais;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • demonstrar postura ética;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • elaborar pareceres;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • discutir resultados de avaliação;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • atribuir notas e conceitos;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • coordenar projetos de extensão;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • coordenar convênios;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • desenvolver atividades interativas;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • elaborar projetos de extensão;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • planejar projetos de extensão;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • demonstrar postura crítica;
    • produzir cartazes;
    • gerenciar projetos;
    • coordenar reuniões;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • gerenciar convênios;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • sistematizar conteúdos;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • atuar em projetos de extensão;
    • produzir transparências;
    • produzir hipertextos;


    Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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