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- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- participar de atividades administrativas;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- comunicar-se;
- atualizar-se na Área;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- produzir material de trabalho;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- orientar alunos;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- elaborar projetos de extensão;
- exercer cargos de representação;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- estudar a legislação educacional;
- atuar em projetos de extensão;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- discutir resultados de avaliação;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- analisar pesquisas educacionais;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- constituir grupos de pesquisa;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- avaliar cursos;
- divulgar resultados de pesquisas;
- desenvolver atividades interativas;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- atuar em comissões editoriais;
- produzir vídeos;
- participar de reuniões;
- produzir artigos para divulgação;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- gerenciar projetos;
- estudar a produção científica da área;
- sistematizar conteúdos;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- realizar eventos;
- orientar monitores;
- atuar em debates;
- coordenar pesquisas;
- coordenar eventos;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- elaborar programas e cronogramas;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- produzir hipertextos;
- coordenar projetos de extensão;
- coordenar cursos;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- participar de congressos e eventos científicos;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- dominar a língua portuguesa;
- demonstrar postura crítica;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- participar de associações de classe;
- coordenar reuniões;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- redigir publicações científicas;
- coordenar projetos pedagógicos;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- orientar alunos de iniciação científica;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- avaliar trabalhos científicos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- auto avaliar-se;
- planejar projetos de extensão;
- avaliar material didático;
- planejar eventos e seminários;
- participar de colegiados;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- produzir cartazes;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- estudar outros idiomas;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- exercer cargos de direção;
- avaliar projetos de extensão;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- dialogar com as entidades representativas;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- participar de comissões;
- prever fontes de financiamento;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- participar de atividades culturais;
- coordenar convênios;
- avaliar políticas educacionais;
- colaborar em comissões de avaliação;
- proferir palestras;
- elaborar pareceres;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- produzir instrumentos de avaliação;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- desenvolver propostas de avaliação;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- participar de associações científicas;
- avaliar currículos de alunos;
- produzir textos para uso pedagógico;
- redigir relatórios de pesquisa;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- organizar publicações;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- produzir transparências;
- demonstrar postura ética;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- preencher relatórios de atividades;
- planejar aulas;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- dialogar com os professores da instituição;
- dialogar com os alunos;
- organizar coletâneas;
- trabalhar em equipe;
- avaliar projetos de pesquisa;
- atribuir notas e conceitos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- coordenar equipes de trabalho;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- realizar revisão da literatura na área;
- coordenar grupos de pesquisa;
- compromissar-se social e politicamente;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- gerenciar convênios;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- planejar pesquisas;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à educação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais