Quanto ganha um Professor de educação física no ensino médio
Um Professor de educação física no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.872,57 e R$ 6.859,71, com a média salarial de R$ 3.108,59 e o salário mediana em R$ 2.208,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.108,59 | 37.303,11 | 777,15 | 20,61 |
1º Quartil | 1.872,57 | 22.470,83 | 468,14 | 12,41 |
Salário Mediana | 2.208,50 | 26.502,00 | 552,13 | 14,64 |
3º Quartil | 5.231,51 | 62.778,07 | 1.307,88 | 34,68 |
Teto Salarial | 6.859,71 | 82.316,49 | 1.714,93 | 45,47 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Osasco - SP | 2.180 - 2.748 | 2.212,12 | 2.180,18 | 2.200,00 | 2.268,49 | 2.747,67 |
São Paulo - SP | 1.746 - 15.460 | 5.267,60 | 1.746,44 | 3.037,00 | 12.764,28 | 15.460,48 |
Brasília - DF | 1.579 - 5.843 | 2.798,34 | 1.578,80 | 2.626,00 | 4.823,85 | 5.842,79 |
Capanema - PR | 3.144 - 5.704 | 3.879,35 | 3.143,56 | 3.691,00 | 4.709,03 | 5.703,72 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.764 - 6.630 | 3.330,29 | 1.763,61 | 3.021,50 | 5.474,00 | 6.630,27 |
Recife - PE | 1.525 - 8.879 | 3.891,67 | 1.524,77 | 2.866,00 | 7.330,62 | 8.879,06 |
Belo Horizonte - MG | 1.483 - 7.495 | 2.857,67 | 1.482,92 | 1.860,00 | 6.188,07 | 7.495,17 |
Goiânia - GO | 1.745 - 5.485 | 3.058,76 | 1.745,36 | 3.271,00 | 4.528,86 | 5.485,50 |
Contagem - MG | 1.714 - 3.513 | 2.310,46 | 1.714,00 | 2.100,00 | 2.900,00 | 3.512,57 |
Campinas - SP | 1.744 - 3.415 | 2.270,37 | 1.743,57 | 2.363,00 | 2.819,14 | 3.414,63 |
Cascavel - PR | 2.457 - 4.459 | 3.189,53 | 2.456,71 | 3.302,00 | 3.681,29 | 4.458,88 |
Fortaleza - CE | 1.412 - 7.266 | 2.743,31 | 1.412,00 | 2.079,00 | 5.998,67 | 7.265,77 |
São José dos Campos - SP | 1.624 - 6.541 | 2.738,81 | 1.623,50 | 2.076,00 | 5.400,67 | 6.541,45 |
Mogi-Mirim - SP | 1.814 - 2.431 | 1.906,92 | 1.814,00 | 1.937,50 | 2.007,00 | 2.430,94 |
Manaus - AM | 1.662 - 4.076 | 2.170,05 | 1.662,00 | 1.850,00 | 3.364,80 | 4.075,55 |
Atibaia - SP | 1.716 - 4.477 | 2.616,61 | 1.716,40 | 2.550,00 | 3.696,64 | 4.477,48 |
Belém - PA | 1.678 - 4.913 | 2.758,99 | 1.678,40 | 2.663,00 | 4.055,80 | 4.912,51 |
Natal - RN | 2.037 - 8.567 | 3.894,72 | 2.037,25 | 3.240,00 | 7.073,00 | 8.567,03 |
Florianópolis - SC | 1.644 - 6.398 | 2.680,83 | 1.643,75 | 1.999,50 | 5.282,50 | 6.398,32 |
Salvador - BA | 1.553 - 3.935 | 2.304,56 | 1.552,75 | 2.086,00 | 3.249,00 | 3.935,29 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.774 - 6.545 | 2.939,81 | 1.773,69 | 2.200,00 | 5.403,61 | 6.545,02 |
Paraná | 1.847 - 7.226 | 3.609,83 | 1.846,55 | 3.302,10 | 5.965,82 | 7.225,98 |
Minas Gerais | 1.491 - 7.379 | 3.001,36 | 1.490,54 | 2.100,00 | 6.092,11 | 7.378,94 |
Rio de Janeiro | 1.597 - 12.619 | 4.413,65 | 1.596,83 | 2.988,00 | 10.417,94 | 12.618,52 |
Pernambuco | 1.498 - 7.398 | 3.092,84 | 1.497,96 | 2.420,00 | 6.107,96 | 7.398,14 |
Santa Catarina | 1.688 - 6.852 | 3.197,03 | 1.687,56 | 2.500,00 | 5.656,95 | 6.851,87 |
Distrito Federal | 1.579 - 5.843 | 2.798,34 | 1.578,80 | 2.626,00 | 4.823,85 | 5.842,79 |
Goiás | 1.553 - 5.351 | 2.792,61 | 1.553,17 | 2.480,00 | 4.417,65 | 5.350,79 |
Rio Grande do Sul | 1.894 - 7.872 | 3.556,62 | 1.894,14 | 2.667,00 | 6.499,34 | 7.872,20 |
Bahia | 1.549 - 4.799 | 2.390,37 | 1.549,00 | 2.033,50 | 3.962,23 | 4.799,17 |
Ceará | 1.412 - 5.940 | 2.416,68 | 1.412,00 | 1.600,00 | 4.904,22 | 5.940,14 |
Pará | 1.584 - 4.923 | 2.573,86 | 1.583,83 | 2.160,00 | 4.064,78 | 4.923,38 |
Mato Grosso | 1.483 - 7.341 | 3.049,41 | 1.482,50 | 2.256,00 | 6.060,50 | 7.340,66 |
Rio Grande do Norte | 1.608 - 8.270 | 3.465,09 | 1.607,60 | 3.240,00 | 6.827,40 | 8.269,55 |
Sergipe | 1.462 - 12.630 | 3.868,77 | 1.462,00 | 2.098,00 | 10.427,80 | 12.630,46 |
Amazonas | 1.662 - 4.625 | 2.271,73 | 1.662,00 | 1.850,00 | 3.818,20 | 4.624,72 |
Mato Grosso do Sul | 1.562 - 4.480 | 2.341,11 | 1.562,04 | 2.100,00 | 3.698,40 | 4.479,61 |
Piauí | 1.477 - 8.363 | 3.595,31 | 1.477,00 | 2.155,00 | 6.904,75 | 8.363,24 |
Espírito Santo | 1.505 - 4.954 | 2.771,75 | 1.505,25 | 2.810,00 | 4.090,00 | 4.953,93 |
Amapá | 1.412 - 5.071 | 2.102,27 | 1.412,00 | 1.440,00 | 4.186,33 | 5.070,61 |
Maranhão | 1.412 - 5.007 | 2.111,00 | 1.412,00 | 1.482,00 | 4.134,00 | 5.007,22 |
Alagoas | 1.695 - 3.525 | 2.504,20 | 1.695,00 | 2.867,50 | 2.910,00 | 3.524,68 |
Rondônia | 1.652 - 5.145 | 2.948,75 | 1.652,00 | 3.012,00 | 4.247,50 | 5.144,70 |
Paraíba | 1.439 - 17.507 | 3.545,66 | 1.439,00 | 1.672,00 | 14.454,00 | 17.507,12 |
Tocantins | 3.724 - 5.057 | 3.875,12 | 3.724,00 | 3.876,00 | 4.175,00 | 5.056,89 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- definir o calendário;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- influir na definição dos planos de carreira;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- preparar-se para concursos docentes;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- expressar-se com clareza;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- medir o conhecimento específico;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- administrar conflitos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- estabelecer empatia com os alunos;
- constituir comissões de sindicância;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- atender pais e alunos;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- escolher livro didático;
- adequar o planejamento às aulas;
- escolher material didático e pedagógico;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- dialogar com os alunos;
- interagir com os alunos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- propor a contratação de serviços especializados;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- requisitar material pedagógico;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Administração pública em geral
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Atividades associativas
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br