Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- preparar aulas;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- participar de atividades institucionais;
Atividades
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- adequar o planejamento às aulas;
- requisitar material pedagógico;
- estabelecer empatia com os alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- escolher material didático e pedagógico;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- medir o conhecimento específico;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- expressar-se com clareza;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- definir o calendário;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- dialogar com os alunos;
- interagir com os alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- atender pais e alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- administrar conflitos;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana