Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de história no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- participar de atividades institucionais;
- preparar aulas;
Atividades
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- requisitar material pedagógico;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- expressar-se com clareza;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- medir o conhecimento específico;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- dialogar com os alunos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- administrar conflitos;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- atender pais e alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- definir o calendário;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- escolher material didático e pedagógico;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- interagir com os alunos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- adequar o planejamento às aulas;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- preparar-se para concursos docentes;
- estabelecer empatia com os alunos;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana