Salário para o cargo de Professor de educação física no ensino médio
CBO 2321-20 > Professores do ensino médio

Professor de educação física no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de educação física no ensino médio

Um Professor de educação física no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.872,57 e R$ 6.859,71, com a média salarial de R$ 3.108,59 e o salário mediana em R$ 2.208,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de educação física no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.108,59 37.303,11 777,15 20,61
1º Quartil 1.872,57 22.470,83 468,14 12,41
Salário Mediana 2.208,50 26.502,00 552,13 14,64
3º Quartil 5.231,51 62.778,07 1.307,88 34,68
Teto Salarial 6.859,71 82.316,49 1.714,93 45,47


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Osasco - SP 2.180 - 2.748 2.212,12 2.180,18 2.200,00 2.268,49 2.747,67
São Paulo - SP 1.746 - 15.460 5.267,60 1.746,44 3.037,00 12.764,28 15.460,48
Brasília - DF 1.579 - 5.843 2.798,34 1.578,80 2.626,00 4.823,85 5.842,79
Capanema - PR 3.144 - 5.704 3.879,35 3.143,56 3.691,00 4.709,03 5.703,72
Rio de Janeiro - RJ 1.764 - 6.630 3.330,29 1.763,61 3.021,50 5.474,00 6.630,27
Recife - PE 1.525 - 8.879 3.891,67 1.524,77 2.866,00 7.330,62 8.879,06
Belo Horizonte - MG 1.483 - 7.495 2.857,67 1.482,92 1.860,00 6.188,07 7.495,17
Goiânia - GO 1.745 - 5.485 3.058,76 1.745,36 3.271,00 4.528,86 5.485,50
Contagem - MG 1.714 - 3.513 2.310,46 1.714,00 2.100,00 2.900,00 3.512,57
Campinas - SP 1.744 - 3.415 2.270,37 1.743,57 2.363,00 2.819,14 3.414,63
Cascavel - PR 2.457 - 4.459 3.189,53 2.456,71 3.302,00 3.681,29 4.458,88
Fortaleza - CE 1.412 - 7.266 2.743,31 1.412,00 2.079,00 5.998,67 7.265,77
São José dos Campos - SP 1.624 - 6.541 2.738,81 1.623,50 2.076,00 5.400,67 6.541,45
Mogi-Mirim - SP 1.814 - 2.431 1.906,92 1.814,00 1.937,50 2.007,00 2.430,94
Manaus - AM 1.662 - 4.076 2.170,05 1.662,00 1.850,00 3.364,80 4.075,55
Atibaia - SP 1.716 - 4.477 2.616,61 1.716,40 2.550,00 3.696,64 4.477,48
Belém - PA 1.678 - 4.913 2.758,99 1.678,40 2.663,00 4.055,80 4.912,51
Natal - RN 2.037 - 8.567 3.894,72 2.037,25 3.240,00 7.073,00 8.567,03
Florianópolis - SC 1.644 - 6.398 2.680,83 1.643,75 1.999,50 5.282,50 6.398,32
Salvador - BA 1.553 - 3.935 2.304,56 1.552,75 2.086,00 3.249,00 3.935,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.774 - 6.545 2.939,81 1.773,69 2.200,00 5.403,61 6.545,02
Paraná 1.847 - 7.226 3.609,83 1.846,55 3.302,10 5.965,82 7.225,98
Minas Gerais 1.491 - 7.379 3.001,36 1.490,54 2.100,00 6.092,11 7.378,94
Rio de Janeiro 1.597 - 12.619 4.413,65 1.596,83 2.988,00 10.417,94 12.618,52
Pernambuco 1.498 - 7.398 3.092,84 1.497,96 2.420,00 6.107,96 7.398,14
Santa Catarina 1.688 - 6.852 3.197,03 1.687,56 2.500,00 5.656,95 6.851,87
Distrito Federal 1.579 - 5.843 2.798,34 1.578,80 2.626,00 4.823,85 5.842,79
Goiás 1.553 - 5.351 2.792,61 1.553,17 2.480,00 4.417,65 5.350,79
Rio Grande do Sul 1.894 - 7.872 3.556,62 1.894,14 2.667,00 6.499,34 7.872,20
Bahia 1.549 - 4.799 2.390,37 1.549,00 2.033,50 3.962,23 4.799,17
Ceará 1.412 - 5.940 2.416,68 1.412,00 1.600,00 4.904,22 5.940,14
Pará 1.584 - 4.923 2.573,86 1.583,83 2.160,00 4.064,78 4.923,38
Mato Grosso 1.483 - 7.341 3.049,41 1.482,50 2.256,00 6.060,50 7.340,66
Rio Grande do Norte 1.608 - 8.270 3.465,09 1.607,60 3.240,00 6.827,40 8.269,55
Sergipe 1.462 - 12.630 3.868,77 1.462,00 2.098,00 10.427,80 12.630,46
Amazonas 1.662 - 4.625 2.271,73 1.662,00 1.850,00 3.818,20 4.624,72
Mato Grosso do Sul 1.562 - 4.480 2.341,11 1.562,04 2.100,00 3.698,40 4.479,61
Piauí 1.477 - 8.363 3.595,31 1.477,00 2.155,00 6.904,75 8.363,24
Espírito Santo 1.505 - 4.954 2.771,75 1.505,25 2.810,00 4.090,00 4.953,93
Amapá 1.412 - 5.071 2.102,27 1.412,00 1.440,00 4.186,33 5.070,61
Maranhão 1.412 - 5.007 2.111,00 1.412,00 1.482,00 4.134,00 5.007,22
Alagoas 1.695 - 3.525 2.504,20 1.695,00 2.867,50 2.910,00 3.524,68
Rondônia 1.652 - 5.145 2.948,75 1.652,00 3.012,00 4.247,50 5.144,70
Paraíba 1.439 - 17.507 3.545,66 1.439,00 1.672,00 14.454,00 17.507,12
Tocantins 3.724 - 5.057 3.875,12 3.724,00 3.876,00 4.175,00 5.056,89


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • participar de atividades institucionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • ensinar;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • comunicar-se;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • preparar aulas;

  • Atividades

    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • definir o calendário;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • expressar-se com clareza;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • medir o conhecimento específico;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • administrar conflitos;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • constituir comissões de sindicância;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • atender pais e alunos;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • escolher livro didático;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • dialogar com os alunos;
    • interagir com os alunos;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • requisitar material pedagógico;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;


    Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Administração pública em geral
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Ensino de esportes
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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