Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- ensinar;
- participar de atividades institucionais;
- preparar aulas;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- expressar-se com clareza;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- interagir com os alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- administrar conflitos;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- atender pais e alunos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- preparar-se para concursos docentes;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- estabelecer empatia com os alunos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- medir o conhecimento específico;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- definir o calendário;
- adequar o planejamento às aulas;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- dialogar com os alunos;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- requisitar material pedagógico;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- escolher material didático e pedagógico;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana