Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de artes no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- comunicar-se;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- participar de atividades institucionais;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- ensinar;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar aulas;
Atividades
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- estabelecer empatia com os alunos;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- adequar o planejamento às aulas;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- definir o calendário;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- dialogar com os alunos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- requisitar material pedagógico;
- administrar conflitos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- expressar-se com clareza;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- atender pais e alunos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- medir o conhecimento específico;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- interagir com os alunos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- escolher material didático e pedagógico;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana