Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- preparar aulas;
- comunicar-se;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- participar de atividades institucionais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- ensinar;
Atividades
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- adequar o planejamento às aulas;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- atender pais e alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- medir o conhecimento específico;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- dialogar com os alunos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- interagir com os alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- requisitar material pedagógico;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- definir o calendário;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- escolher material didático e pedagógico;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- administrar conflitos;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- estabelecer empatia com os alunos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- expressar-se com clareza;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana