Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de artes no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar aulas;
- comunicar-se;
- participar de atividades institucionais;
- ensinar;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
Atividades
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- administrar conflitos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- medir o conhecimento específico;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- requisitar material pedagógico;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- preparar-se para concursos docentes;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- interagir com os alunos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- adequar o planejamento às aulas;
- dialogar com os alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- definir o calendário;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- escolher material didático e pedagógico;
- estabelecer empatia com os alunos;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- atender pais e alunos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- expressar-se com clareza;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana