Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de química no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- preparar aulas;
- participar de atividades institucionais;
Atividades
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- interagir com os alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- escolher material didático e pedagógico;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- definir o calendário;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- expressar-se com clareza;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- estabelecer empatia com os alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- atender pais e alunos;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- requisitar material pedagógico;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- preparar-se para concursos docentes;
- adequar o planejamento às aulas;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- medir o conhecimento específico;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- administrar conflitos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- dialogar com os alunos;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana