Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- preparar aulas;
- ensinar;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- demonstrar competências pessoais;
- participar de atividades institucionais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
Atividades
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- preparar-se para concursos docentes;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- estabelecer empatia com os alunos;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- administrar conflitos;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- definir o calendário;
- expressar-se com clareza;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- escolher material didático e pedagógico;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- adequar o planejamento às aulas;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- atender pais e alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- dialogar com os alunos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- requisitar material pedagógico;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- interagir com os alunos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- medir o conhecimento específico;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana