Salário para o cargo de Professor de educação física no ensino médio
CBO 2321-20 > Professores do ensino médio

Professor de educação física no ensino médio - Descrição, atividades e funções do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar aulas;
  • comunicar-se;
  • participar de atividades institucionais;
  • ensinar;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;

Atividades

  • selecionar textos e bibliografia da aula;
  • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
  • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
  • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
  • discutir questões pedagógicas com os pares;
  • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
  • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
  • estimular a continuidade da escolaridade;
  • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
  • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
  • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
  • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
  • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
  • administrar conflitos;
  • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
  • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
  • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
  • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
  • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
  • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
  • indicar os avanços da aprendizagem;
  • estimular a participação do aluno nas atividades;
  • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
  • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
  • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
  • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
  • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
  • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
  • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
  • definir objetivos para a área de conhecimento;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
  • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
  • medir o conhecimento específico;
  • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
  • requisitar material pedagógico;
  • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
  • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
  • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • preparar-se para concursos docentes;
  • estruturar a transmissão do conhecimento;
  • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
  • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
  • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
  • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
  • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
  • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
  • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
  • influir na decisão da aquisição de material didático;
  • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
  • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
  • interagir com os alunos;
  • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
  • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
  • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
  • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
  • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
  • adequar o planejamento às aulas;
  • dialogar com os alunos;
  • acompanhar processo de aprendizagem;
  • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
  • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
  • definir o calendário;
  • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
  • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
  • escolher material didático e pedagógico;
  • estabelecer empatia com os alunos;
  • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
  • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
  • determinar temas e conteúdos da disciplina;
  • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
  • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
  • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
  • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
  • subsidiar os alunos para autoavaliação;
  • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
  • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
  • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
  • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
  • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
  • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
  • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
  • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
  • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
  • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
  • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
  • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
  • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
  • intervir na definição dos orçamentos da escola;
  • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
  • indicar compra de material didático e pedagógico;
  • atender pais e alunos;
  • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
  • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
  • atentar para reações dos alunos na sala;
  • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
  • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
  • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
  • conceber o projeto pedagógico da escola;
  • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
  • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
  • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
  • organizar cursos para professores e comunidade;
  • relacionar-se com a comunidade escolar;
  • expressar-se com clareza;
  • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
  • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
  • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
  • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
  • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;


Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho

  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino fundamental
  • Ensino médio
  • Educação infantil - pré-escola
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Clubes sociais, esportivos e similares
  • Ensino de esportes
  • Administração pública em geral
  • Atividades associativas
  • Educação infantil - creche
  • Atividades de apoio à educação
  • Produção e promoção de eventos esportivos
  • Outras atividades de ensino
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Outras atividades esportivas
  • Comércio varejista de artigos esportivos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Caricaturista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Caricaturista