Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- preparar aulas;
- ensinar;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- participar de atividades institucionais;
Atividades
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- medir o conhecimento específico;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- requisitar material pedagógico;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- dialogar com os alunos;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- preparar-se para concursos docentes;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- administrar conflitos;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- definir o calendário;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- interagir com os alunos;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- escolher material didático e pedagógico;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- expressar-se com clareza;
- estabelecer empatia com os alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- atender pais e alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- adequar o planejamento às aulas;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana