Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- participar de atividades institucionais;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- ensinar;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- preparar aulas;
Atividades
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- dialogar com os alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- definir o calendário;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- estabelecer empatia com os alunos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- atender pais e alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- medir o conhecimento específico;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- expressar-se com clareza;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- adequar o planejamento às aulas;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- preparar-se para concursos docentes;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- escolher material didático e pedagógico;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- administrar conflitos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- requisitar material pedagógico;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- interagir com os alunos;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana