Salário para o cargo de Professor de dança no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de dança no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de dança no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • desenvolver pesquisa em artes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no ensino da arte;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • planejar cursos;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;

Atividades

  • elaborar ementas;
  • realizar curadoria;
  • identificar pré-requisitos;
  • assessorar a mídia;
  • organizar exposições;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • constituir equipes de trabalho;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • coordenar comissões;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • demonstrar percepção estética;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • definir carga horária;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • emitir pareceres;
  • dar entrevistas;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • participar de comissões;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • organizar festivais e mostras;
  • definir objetivos de cursos;
  • assessorar entidades de ensino;
  • assessorar editoras;
  • avaliar alunos;
  • definir grades curriculares;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • participar de bancas de concurso;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • coordenar cursos;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • analisar processos de criação artística;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • programar espetáculos;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • assessorar grupos artísticos;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • definir programas de cursos;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • prestar consultoria;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • prestar atendimento a alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • dar palestras e conferências;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • programar palestras e conferências;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • demonstrar atitude crítica;
  • elaborar relatórios;
  • coordenar grupos de estudo;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • analisar processos de recepção artística;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • participar de debates na mídia;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • coordenar publicações;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • participar de conselhos editoriais;
  • difundir resultados de pesquisa;


Setores que mais contratam Professor de dança no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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