Salário para o cargo de Professor de dança no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de dança no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de dança no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • planejar cursos;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • atuar no ensino da arte;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;

Atividades

  • identificar pré-requisitos;
  • analisar processos de recepção artística;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • coordenar grupos de estudo;
  • assessorar editoras;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • participar de bancas de concurso;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • programar palestras e conferências;
  • organizar festivais e mostras;
  • definir carga horária;
  • demonstrar percepção estética;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • coordenar publicações;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • prestar consultoria;
  • dar palestras e conferências;
  • coordenar cursos;
  • elaborar relatórios;
  • definir objetivos de cursos;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • assessorar a mídia;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • participar de debates na mídia;
  • programar espetáculos;
  • participar de comissões;
  • emitir pareceres;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • organizar exposições;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • definir programas de cursos;
  • elaborar ementas;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • constituir equipes de trabalho;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • demonstrar atitude crítica;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • definir grades curriculares;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • coordenar comissões;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • participar de conselhos editoriais;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • realizar curadoria;
  • analisar processos de criação artística;
  • prestar atendimento a alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • assessorar grupos artísticos;
  • avaliar alunos;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • assessorar entidades de ensino;
  • dar entrevistas;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;


Setores que mais contratam Professor de dança no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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