Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de dança no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- desenvolver pesquisa em artes;
- planejar cursos;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- atuar no ensino da arte;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
Atividades
- organizar oficinas e minicursos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- organizar exposições;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- avaliar alunos;
- difundir resultados de pesquisa;
- participar de conselhos editoriais;
- assessorar a mídia;
- participar de comissões;
- elaborar ementas;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- assessorar editoras;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- assessorar grupos artísticos;
- definir grades curriculares;
- analisar processos de criação artística;
- emitir pareceres;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- programar espetáculos;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- participar da definição de políticas culturais;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- trabalhar em equipe;
- elaborar projetos de pesquisa;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- prestar consultoria;
- coordenar grupos de estudo;
- realizar curadoria;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- coordenar comissões;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- elaborar relatórios;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- coordenar cursos;
- participar de debates na mídia;
- definir carga horária;
- programar palestras e conferências;
- constituir equipes de trabalho;
- supervisionar produções de natureza artística;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- assessorar entidades de ensino;
- analisar processos de recepção artística;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- participar de bancas de concurso;
- ministrar oficinas e minicursos;
- dar entrevistas;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- coordenar publicações;
- coordenar grupos de pesquisa;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- organizar festivais e mostras;
- dar palestras e conferências;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- definir objetivos de cursos;
- demonstrar percepção estética;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- supervisionar alunos em estágios;
- demonstrar atitude crítica;
- definir programas de cursos;
- prestar atendimento a alunos;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- identificar pré-requisitos;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
Setores que mais contratam Professor de dança no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental