Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de dança no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- demonstrar competências pessoais;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- atuar no ensino da arte;
- planejar cursos;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
- coordenar atividades de extensão em artes;
Atividades
- emitir pareceres;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- demonstrar atitude crítica;
- analisar processos de recepção artística;
- prestar consultoria;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- definir grades curriculares;
- elaborar projetos de pesquisa;
- supervisionar produções de natureza artística;
- definir objetivos de cursos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- participar de debates na mídia;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- definir carga horária;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- organizar exposições;
- coordenar cursos;
- assessorar editoras;
- programar palestras e conferências;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- demonstrar percepção estética;
- coordenar comissões;
- identificar pré-requisitos;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- difundir resultados de pesquisa;
- constituir equipes de trabalho;
- coordenar publicações;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- trabalhar em equipe;
- assessorar grupos artísticos;
- prestar atendimento a alunos;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- participar de conselhos editoriais;
- organizar festivais e mostras;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- elaborar relatórios;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- coordenar grupos de pesquisa;
- assessorar entidades de ensino;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- realizar curadoria;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- dar palestras e conferências;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- definir programas de cursos;
- assessorar a mídia;
- supervisionar alunos em estágios;
- ministrar oficinas e minicursos;
- elaborar ementas;
- dar entrevistas;
- organizar oficinas e minicursos;
- participar de bancas de concurso;
- analisar processos de criação artística;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- programar espetáculos;
- avaliar alunos;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- participar da definição de políticas culturais;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- coordenar grupos de estudo;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- participar de comissões;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
Setores que mais contratam Professor de dança no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental