Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de dança no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- atuar no ensino da arte;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- planejar cursos;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- desenvolver pesquisa em artes;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
Atividades
- definir carga horária;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- identificar pré-requisitos;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- supervisionar produções de natureza artística;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- assessorar a mídia;
- prestar consultoria;
- assessorar editoras;
- emitir pareceres;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- trabalhar em equipe;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- constituir equipes de trabalho;
- dar palestras e conferências;
- ministrar oficinas e minicursos;
- programar palestras e conferências;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- elaborar projetos de pesquisa;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- participar de debates na mídia;
- avaliar alunos;
- demonstrar atitude crítica;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- coordenar publicações;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- definir objetivos de cursos;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- assessorar grupos artísticos;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- coordenar comissões;
- elaborar ementas;
- coordenar grupos de estudo;
- definir grades curriculares;
- definir programas de cursos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- participar de comissões;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- organizar festivais e mostras;
- elaborar relatórios;
- coordenar cursos;
- realizar curadoria;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- prestar atendimento a alunos;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- dar entrevistas;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- difundir resultados de pesquisa;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- programar espetáculos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- participar de conselhos editoriais;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- assessorar entidades de ensino;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- analisar processos de criação artística;
- analisar processos de recepção artística;
- participar de bancas de concurso;
- participar da definição de políticas culturais;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- organizar oficinas e minicursos;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- supervisionar alunos em estágios;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- organizar exposições;
- demonstrar percepção estética;
- preparar aulas teóricas e práticas;
Setores que mais contratam Professor de dança no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental