Salário para o cargo de Professor de dança no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de dança no ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Quanto ganha um Professor de dança no ensino superior

Um Professor de dança no ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.318,97 e R$ 13.019,26, com a média salarial de R$ 5.181,22 e o salário mediana em R$ 4.140,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de dança no ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.181,22 62.174,59 1.295,30 32,52
1º Quartil 2.318,97 27.827,67 579,74 14,56
Salário Mediana 4.140,00 49.680,00 1.035,00 25,98
3º Quartil 9.929,04 119.148,49 2.482,26 62,32
Teto Salarial 13.019,26 156.231,07 3.254,81 81,72


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goiânia - GO 2.975 - 5.516 4.008,03 2.974,63 4.140,00 4.554,00 5.515,94
Natal - RN 3.430 - 8.660 6.017,72 3.429,75 6.600,00 7.150,00 8.660,29
Rio de Janeiro - RJ 4.751 - 41.206 17.644,82 4.750,67 16.440,00 34.019,67 41.205,64
São Paulo - SP 1.530 - 4.457 2.252,30 1.529,50 1.949,00 3.680,00 4.457,33
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.496,67 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Fortaleza - CE 1.535 - 6.995 3.140,75 1.535,00 1.860,50 5.775,00 6.994,85
Juquiá - SP 2.430 - 4.204 3.054,60 2.430,00 3.471,00 3.471,00 4.204,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goiás 2.975 - 5.516 4.008,03 2.974,63 4.140,00 4.554,00 5.515,94
São Paulo 1.520 - 4.400 2.398,85 1.520,33 2.183,00 3.632,50 4.399,79
Rio Grande do Norte 1.989 - 8.527 5.557,15 1.988,60 6.600,00 7.040,00 8.527,06
Santa Catarina 2.223 - 11.703 6.603,21 2.223,00 9.290,00 9.662,00 11.702,90
Rio de Janeiro 3.706 - 41.206 16.586,97 3.706,33 13.395,00 34.019,67 41.205,64
Ceará 1.535 - 6.995 3.430,51 1.535,00 2.967,56 5.775,00 6.994,85
Paraná 1.713 - 7.426 2.722,00 1.712,50 1.764,50 6.131,00 7.426,05
Minas Gerais 1.696 - 3.077 1.969,60 1.696,00 1.920,00 2.540,00 3.076,52


Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de dança no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • atuar no ensino da arte;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • planejar cursos;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • coordenar publicações;
    • organizar concertos e recitais;
    • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
    • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
    • participar de seminários colóquios e congressos;
    • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
    • assessorar editoras;
    • assessorar grupos artísticos;
    • dar entrevistas;
    • realizar curadoria;
    • definir carga horária;
    • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • emitir pareceres;
    • participar de bancas de concurso;
    • assessorar instituições artístico-culturais;
    • elaborar ementas;
    • identificar pré-requisitos;
    • assessorar a mídia;
    • trabalhar de forma multidisciplinar;
    • organizar oficinas e minicursos;
    • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar processos de criação artística;
    • definir metodologias de pesquisa em artes;
    • elaborar relatórios;
    • constituir equipes de trabalho;
    • coordenar cursos;
    • solicitar infraestrutura de apoio;
    • organizar festivais e mostras;
    • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
    • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
    • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
    • definir objetivos de cursos;
    • supervisionar produções de natureza artística;
    • analisar processos de recepção artística;
    • demonstrar atitude crítica;
    • organizar seminários, colóquios e congressos;
    • participar de debates na mídia;
    • participar da definição de políticas culturais;
    • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
    • demonstrar capacidade pedagógica;
    • assessorar entidades de ensino;
    • organizar exposições;
    • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • programar espetáculos;
    • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
    • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
    • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
    • programar palestras e conferências;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • dimensionar infraestrutura de apoio;
    • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
    • coordenar comissões;
    • prestar consultoria;
    • demonstrar percepção estética;
    • difundir resultados de pesquisa;
    • preparar aulas teóricas e práticas;
    • avaliar alunos;
    • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
    • dar palestras e conferências;
    • participar de conselhos editoriais;
    • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
    • coordenar grupos de estudo;
    • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
    • definir grades curriculares;
    • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
    • supervisionar alunos em estágios;
    • definir programas de cursos;
    • ministrar oficinas e minicursos;
    • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
    • desenvolver novas abordagens de criação artística;
    • prestar atendimento a alunos;
    • sistematizar conhecimentos em artes;
    • participar de comissões;


    Setores que mais contratam Professor de dança no ensino superior no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino de artes cênicas, exceto dança
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Educação superior - graduação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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