Salário para o cargo de Professor de crítica textual
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de crítica textual - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de crítica textual

Um Professor de crítica textual trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de crítica textual

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de crítica textual

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • orientar alunos;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de avaliação;

  • Atividades

    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • organizar edições críticas;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • indicar bibliografia;
    • preparar programas de cursos;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • definir conteúdos programáticos;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • promover o estudo de textos;
    • organizar atlas linguísticos;
    • orientar teses de doutorado;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • distribuir disciplinas;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • escrever verbetes;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • participar de colegiados;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar autoavaliação;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • organizar edições diplomáticas;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • planejar orçamento;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • montar equipe de pesquisa;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • avaliar grade curricular;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • elaborar críticas literárias;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • selecionar textos para estudo;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • publicar trabalhos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • elaborar projetos;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • elaborar dicionários;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • participar da correção de exames;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • supervisionar estágios;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • publicar traduções de textos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • organizar antologias;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • programar atividades de pesquisa;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • realizar atividades de editoração;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • traduzir textos;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • divulgar a produção discente;
    • elaborar tese de doutorado;
    • elaborar glossários;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • discutir resultados da produção discente;
    • organizar concursos literários;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • relacionar teoria e prática;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • discutir propostas curriculares;


    Setores que mais contratam Professor de crítica textual no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
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