Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- participar de atividades institucionais;
- comunicar-se;
- ensinar;
- preparar aulas;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
Atividades
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- preparar-se para concursos docentes;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- adequar o planejamento às aulas;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- atender pais e alunos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- requisitar material pedagógico;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- medir o conhecimento específico;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- expressar-se com clareza;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- escolher material didático e pedagógico;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- estabelecer empatia com os alunos;
- escolher livro didático;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- dialogar com os alunos;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- administrar conflitos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- influir na definição dos planos de carreira;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- definir o calendário;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- interagir com os alunos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Agências de publicidade
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de música
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino de esportes
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação profissional de nível técnico