Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- ensinar;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- participar de atividades institucionais;
- preparar aulas;
Atividades
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- adequar o planejamento às aulas;
- definir o calendário;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- expressar-se com clareza;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- dialogar com os alunos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- requisitar material pedagógico;
- escolher material didático e pedagógico;
- escolher livro didático;
- interagir com os alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- medir o conhecimento específico;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- atender pais e alunos;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- administrar conflitos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- preparar-se para concursos docentes;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- influir na definição dos planos de carreira;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- estabelecer empatia com os alunos;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Agências de publicidade
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de música
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino de esportes
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação profissional de nível técnico