Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- preparar aulas;
- comunicar-se;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- participar de atividades institucionais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
Atividades
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- escolher material didático e pedagógico;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- adequar o planejamento às aulas;
- requisitar material pedagógico;
- dialogar com os alunos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- atender pais e alunos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- interagir com os alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- medir o conhecimento específico;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- definir o calendário;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- expressar-se com clareza;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- administrar conflitos;
- preparar-se para concursos docentes;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- influir na definição dos planos de carreira;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- estabelecer empatia com os alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- escolher livro didático;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Agências de publicidade
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de música
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino de esportes
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação profissional de nível técnico