Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- ensinar;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- preparar aulas;
- participar de atividades institucionais;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- requisitar material pedagógico;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- estabelecer empatia com os alunos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- escolher livro didático;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- expressar-se com clareza;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- interagir com os alunos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- medir o conhecimento específico;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- dialogar com os alunos;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- influir na definição dos planos de carreira;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- escolher material didático e pedagógico;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- adequar o planejamento às aulas;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- administrar conflitos;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- definir o calendário;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- atender pais e alunos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Agências de publicidade
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de música
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino de esportes
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação profissional de nível técnico