Salário para o cargo de Professor de artes no ensino médio
CBO 2321-05 > Professores do ensino médio

Professor de artes no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de artes no ensino médio

Um Professor de artes no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.932,58 e R$ 11.826,96, com a média salarial de R$ 4.517,61 e o salário mediana em R$ 2.809,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de artes no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.517,61 54.211,28 1.129,40 31,32
1º Quartil 1.932,58 23.190,94 483,14 13,40
Salário Mediana 2.809,00 33.708,00 702,25 19,48
3º Quartil 9.019,74 108.236,90 2.254,94 62,54
Teto Salarial 11.826,96 141.923,47 2.956,74 82,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.440 - 13.140 4.527,89 1.439,71 2.832,00 10.848,80 13.140,39
Brasília - DF 2.039 - 12.820 6.026,52 2.038,75 5.577,00 10.584,15 12.819,84
Rio de Janeiro - RJ 1.655 - 17.705 6.665,25 1.654,62 5.148,00 14.617,75 17.705,46
Trindade - GO 5.573 - 10.694 6.893,12 5.573,33 6.600,00 8.829,33 10.694,35
Campos Novos - SC 5.000 - 6.083 5.005,28 5.000,00 5.000,00 5.022,00 6.082,80
Curitiba - PR 1.514 - 5.976 2.668,01 1.514,00 2.380,00 4.934,20 5.976,45
Cuiabá - MT 1.484 - 4.170 2.295,35 1.483,60 2.000,00 3.442,80 4.170,02
Goiânia - GO 1.498 - 6.370 2.957,24 1.497,80 2.102,00 5.259,40 6.370,34
Apucarana - PR 1.870 - 2.620 1.943,30 1.870,00 1.870,00 2.163,20 2.620,13
Salvador - BA 1.792 - 5.878 2.993,47 1.792,25 2.809,00 4.852,75 5.877,80
São Bernardo do Campo - SP 2.330 - 8.635 3.898,90 2.329,50 2.890,00 7.129,50 8.635,46
Manaus - AM 1.494 - 8.440 3.570,56 1.493,50 2.869,50 6.967,75 8.439,55
Bertioga - SP 4.838 - 6.376 5.069,63 4.838,25 5.088,00 5.264,25 6.376,22
Niterói - RJ 2.627 - 5.736 3.315,79 2.627,33 2.887,00 4.735,33 5.735,58
Louveira - SP 5.289 - 6.406 5.289,00 5.289,00 5.289,00 5.289,00 6.406,20
Extrema - MG 1.443 - 3.705 1.959,00 1.443,33 1.716,50 3.058,67 3.704,75
Belém - PA 1.694 - 16.346 5.665,26 1.694,15 3.130,00 13.495,50 16.346,15
Santo André - SP 2.493 - 12.345 5.272,09 2.493,00 3.696,00 10.192,00 12.344,86
Congonhas - MG 2.106 - 4.260 3.220,51 2.105,50 3.517,00 3.517,00 4.259,90
São Luís - MA 1.729 - 14.173 4.865,00 1.728,50 3.680,00 11.701,00 14.172,60


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.607 - 9.548 3.871,43 1.607,48 2.857,00 7.883,04 9.548,18
Rio de Janeiro 1.496 - 14.561 4.752,61 1.496,04 2.632,00 12.021,27 14.560,53
Paraná 1.504 - 6.197 2.725,13 1.503,72 1.942,00 5.115,96 6.196,60
Distrito Federal 2.039 - 12.820 6.026,52 2.038,75 5.577,00 10.584,15 12.819,84
Minas Gerais 1.595 - 6.010 2.981,56 1.594,50 2.630,00 4.961,85 6.009,94
Santa Catarina 2.125 - 6.462 3.988,33 2.124,65 4.649,00 5.335,25 6.462,21
Goiás 1.665 - 8.955 4.272,09 1.665,18 3.663,50 7.393,41 8.955,12
Mato Grosso 1.505 - 4.693 2.463,91 1.505,27 2.200,00 3.874,45 4.692,86
Bahia 1.433 - 4.871 2.468,96 1.433,33 2.182,50 4.021,22 4.870,62
Ceará 1.500 - 78.533 25.391,52 1.499,63 3.120,00 64.837,75 78.533,43
Rio Grande do Sul 1.590 - 8.525 3.569,69 1.589,88 2.608,00 7.038,25 8.524,94
Pará 1.826 - 12.701 4.565,77 1.825,86 3.130,60 10.486,23 12.701,24
Maranhão 1.544 - 11.796 4.406,85 1.543,80 2.742,50 9.738,60 11.795,68
Mato Grosso do Sul 1.480 - 3.830 2.193,40 1.480,00 1.995,50 3.162,00 3.829,91
Pernambuco 1.473 - 7.238 3.016,59 1.473,25 1.900,00 5.976,00 7.238,31
Amazonas 1.494 - 8.440 3.570,56 1.493,50 2.869,50 6.967,75 8.439,55
Sergipe 1.553 - 13.098 4.141,23 1.552,67 2.214,00 10.814,00 13.098,24
Alagoas 1.510 - 5.965 3.112,28 1.509,87 2.966,00 4.924,33 5.964,50
Rondônia 1.500 - 2.952 1.774,63 1.500,00 1.500,00 2.437,50 2.952,37
Rio Grande do Norte 1.412 - 9.902 3.345,00 1.412,00 2.822,00 8.175,00 9.901,81
Paraíba 2.060 - 43.214 12.451,83 2.060,00 6.976,00 35.678,00 43.214,26


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • ensinar;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • preparar aulas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades institucionais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;

  • Atividades

    • administrar conflitos;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • expressar-se com clareza;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • medir o conhecimento específico;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • interagir com os alunos;
    • dialogar com os alunos;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • escolher livro didático;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • atender pais e alunos;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • constituir comissões de sindicância;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • requisitar material pedagógico;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • definir o calendário;
    • estabelecer empatia com os alunos;


    Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Agências de publicidade
    • Atividades associativas
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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