Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de química no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- participar de atividades institucionais;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- preparar aulas;
- ensinar;
- demonstrar competências pessoais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
Atividades
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- influir na definição dos planos de carreira;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- definir o calendário;
- dialogar com os alunos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- medir o conhecimento específico;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- interagir com os alunos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- requisitar material pedagógico;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- adequar o planejamento às aulas;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- escolher material didático e pedagógico;
- estabelecer empatia com os alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- administrar conflitos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- escolher livro didático;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- preparar-se para concursos docentes;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- expressar-se com clareza;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- atender pais e alunos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Agências de publicidade
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de música
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino de esportes
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação profissional de nível técnico