Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar aulas;
- participar de atividades institucionais;
- ensinar;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
Atividades
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- medir o conhecimento específico;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- atender pais e alunos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- escolher livro didático;
- administrar conflitos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- definir o calendário;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- adequar o planejamento às aulas;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- requisitar material pedagógico;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- expressar-se com clareza;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- estabelecer empatia com os alunos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- dialogar com os alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- preparar-se para concursos docentes;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- escolher material didático e pedagógico;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- interagir com os alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- influir na definição dos planos de carreira;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Agências de publicidade
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de música
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino de esportes
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação profissional de nível técnico