Salário para o cargo de Professor de artes no ensino médio
CBO 2321-05 > Professores do ensino médio

Professor de artes no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de artes no ensino médio

Um Professor de artes no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.408,76 e R$ 19.560,22, com a média salarial de R$ 6.093,50 e o salário mediana em R$ 2.123,42 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de artes no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.093,50 73.121,97 1.523,37 39,96
1º Quartil 1.408,76 16.905,08 352,19 9,24
Salário Mediana 2.123,42 25.481,04 530,86 13,92
3º Quartil 14.917,46 179.009,55 3.729,37 97,82
Teto Salarial 19.560,22 234.722,70 4.890,06 128,27


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.247 - 55.460 14.549,35 1.247,02 5.589,35 45.787,96 55.459,75
Rio de Janeiro - RJ 1.175 - 5.191 2.285,35 1.175,18 2.021,38 4.286,00 5.191,33
Brasília - DF 1.394 - 17.972 5.156,81 1.394,09 2.398,20 14.837,71 17.971,88
Campos Novos - SC 1.832 - 4.268 2.794,78 1.831,72 2.903,70 3.523,63 4.267,92
Cotia - SP 1.384 - 8.002 3.040,40 1.384,22 2.554,70 6.606,90 8.002,47
Ipatinga - MG 1.063 - 2.207 1.276,44 1.063,33 1.164,23 1.822,00 2.206,86
Mangaratiba - RJ 1.368 - 5.828 2.553,32 1.368,13 1.739,00 4.811,23 5.827,51
Salvador - BA 1.144 - 7.620 3.112,47 1.143,74 2.584,35 6.290,82 7.619,63
Trindade - GO 5.720 - 6.928 5.720,00 5.720,00 5.720,00 5.720,00 6.928,24
Porto Velho - RO 1.046 - 2.665 1.562,00 1.046,00 1.400,00 2.200,00 2.664,71
Porto Alegre - RS 1.054 - 2.437 1.307,95 1.053,50 1.138,00 2.011,74 2.436,68
Fortaleza - CE 1.045 - 7.042 2.277,88 1.045,00 1.100,00 5.813,90 7.041,97
Schroeder - SC 1.537 - 3.845 2.678,23 1.537,32 2.974,40 3.174,87 3.845,50
São Sebastiao - SP 14 - 59.403 17.254,87 13,81 10.348,80 49.043,50 59.402,96
Serra - ES 1.396 - 1.707 1.406,09 1.395,72 1.409,54 1.409,54 1.707,28
Curitiba - PR 1.093 - 11.401 3.914,68 1.093,03 2.643,68 9.412,50 11.400,70
Goiânia - GO 1.260 - 18.653 5.734,64 1.260,00 2.042,25 15.400,00 18.652,94
Pato Branco - PR 3.057 - 3.814 3.122,64 3.057,35 3.148,75 3.148,75 3.813,86
Araçatuba - SP 2.799 - 5.220 4.093,94 2.798,75 4.309,80 4.309,80 5.220,16
Aracaju - SE 1.045 - 6.139 3.159,46 1.045,00 3.425,40 5.068,80 6.139,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.143 - 49.262 11.924,88 1.143,06 2.668,38 40.671,38 49.262,39
Rio de Janeiro 1.247 - 7.599 2.956,85 1.247,32 2.058,26 6.273,83 7.599,05
Santa Catarina 1.417 - 10.559 3.815,58 1.417,38 2.903,70 8.717,47 10.558,87
Paraná 1.036 - 15.474 4.502,56 1.035,68 2.297,63 12.775,34 15.473,88
Minas Gerais 991 - 8.126 2.582,88 990,63 1.193,00 6.708,49 8.125,53
Goiás 1.200 - 10.278 4.232,77 1.200,30 2.491,70 8.485,71 10.278,15
Rio Grande do Sul 1.048 - 5.897 2.100,49 1.048,40 1.240,74 4.868,99 5.897,47
Distrito Federal 1.394 - 17.972 5.156,81 1.394,09 2.398,20 14.837,71 17.971,88
Bahia 894 - 8.400 3.015,18 894,38 2.545,05 6.935,17 8.400,09
Mato Grosso 1.084 - 3.450 1.708,14 1.084,09 1.500,00 2.848,47 3.450,15
Ceará 1.063 - 5.538 2.212,84 1.063,33 1.996,00 4.572,60 5.538,47
Rondônia 1.046 - 3.489 1.838,54 1.046,00 1.795,50 2.880,81 3.489,32
Sergipe 1.045 - 5.844 2.660,42 1.045,00 2.836,90 4.824,60 5.843,70
Espírito Santo 1.396 - 7.104 2.297,95 1.395,72 1.409,54 5.865,39 7.104,34
Mato Grosso do Sul 1.236 - 4.085 2.088,73 1.235,64 2.076,15 3.372,60 4.084,99
Alagoas 1.045 - 1.859 1.195,20 1.045,00 1.100,00 1.535,10 1.859,36
Pará 316 - 6.550 1.771,77 316,35 1.045,00 5.407,50 6.549,73


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • preparar aulas;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • ensinar;
  • participar de atividades institucionais;

  • Atividades

    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • constituir comissões de sindicância;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • definir o calendário;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • interagir com os alunos;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • medir o conhecimento específico;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • administrar conflitos;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • escolher livro didático;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • atender pais e alunos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • requisitar material pedagógico;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • dialogar com os alunos;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • expressar-se com clareza;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;


    Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - creche
    • Administração pública em geral
    • Atividades associativas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Serviços de assistência social sem alojamento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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