Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- participar de atividades institucionais;
- comunicar-se;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- preparar aulas;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
Atividades
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- atender pais e alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- dialogar com os alunos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- definir o calendário;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- requisitar material pedagógico;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- medir o conhecimento específico;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- adequar o planejamento às aulas;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- estabelecer empatia com os alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- influir na definição dos planos de carreira;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- administrar conflitos;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- preparar-se para concursos docentes;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- escolher material didático e pedagógico;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- expressar-se com clareza;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- interagir com os alunos;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- escolher livro didático;
Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Agências de publicidade
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de música
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino de esportes
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação profissional de nível técnico