Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- ensinar;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- comunicar-se;
- participar de atividades institucionais;
- preparar aulas;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- expressar-se com clareza;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- escolher material didático e pedagógico;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- dialogar com os alunos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- medir o conhecimento específico;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- requisitar material pedagógico;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- atender pais e alunos;
- adequar o planejamento às aulas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- administrar conflitos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- interagir com os alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- escolher livro didático;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- definir o calendário;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- influir na definição dos planos de carreira;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- preparar-se para concursos docentes;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- estabelecer empatia com os alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Agências de publicidade
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de música
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino de esportes
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação profissional de nível técnico