Salário para o cargo de Partner (circo)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Partner (circo) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Partner (circo)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • dar entrevistas;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • pesquisar aparelhos;
  • misturar os números criando outros;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • trabalhar em equipe;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • selecionar música;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • criar guarda roupa;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • frequentar cursos de atualização;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • definir coreografia;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • conquistar empatia do público;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • fazer alongamento;
  • criar maquiagem;
  • pesquisar materiais;
  • transmitir ética circense;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • preparar a entrada do artista;
  • respeitar ética profissional;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • adquirir técnicas para cair;
  • desmontar o aparelho;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • motivar os alunos;
  • fazer aquecimento;
  • montar o aparelho;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • pesquisar truques;
  • pesquisar tecnologias;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • confeccionar o aparelho;
  • respeitar relações de trabalho;
  • desenvolver disciplina;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • definir equipamentos de segurança;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • fazer concentração;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;


Setores que mais contratam Partner (circo) no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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