Salário para o cargo de Partner (circo)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Partner (circo) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Partner (circo)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;

Atividades

  • pesquisar aparelhos;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • confeccionar o aparelho;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • aprender a profissão ensaiando;
  • frequentar cursos de atualização;
  • misturar os números criando outros;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • montar o aparelho;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • adquirir técnicas para cair;
  • fazer aquecimento;
  • pesquisar materiais;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • desenvolver disciplina;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • respeitar relações de trabalho;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • criar guarda roupa;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • dar entrevistas;
  • definir coreografia;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • desmontar o aparelho;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • conquistar empatia do público;
  • transmitir ética circense;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar truques;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • fazer concentração;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • preparar a entrada do artista;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • pesquisar tecnologias;
  • respeitar ética profissional;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • fazer alongamento;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • definir equipamentos de segurança;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • trabalhar em equipe;
  • criar maquiagem;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • selecionar música;


Setores que mais contratam Partner (circo) no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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