Salário para o cargo de Partner (circo)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Partner (circo) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Partner (circo)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;

Atividades

  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • desenvolver disciplina;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • dar entrevistas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • fazer alongamento;
  • pesquisar truques;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • misturar os números criando outros;
  • adquirir técnicas para cair;
  • respeitar ética profissional;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • desmontar o aparelho;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • conquistar empatia do público;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • fazer concentração;
  • pesquisar materiais;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • motivar os alunos;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • preparar a entrada do artista;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • selecionar música;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • pesquisar tecnologias;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • fazer aquecimento;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • frequentar cursos de atualização;
  • montar o aparelho;
  • criar guarda roupa;
  • criar maquiagem;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • definir coreografia;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • transmitir ética circense;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • trabalhar em equipe;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • confeccionar o aparelho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • pesquisar aparelhos;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • respeitar relações de trabalho;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);


Setores que mais contratam Partner (circo) no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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