Salário para o cargo de Partner (circo)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Partner (circo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Partner (circo)

Um Partner (circo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.541,20 e R$ 4.589,31, com a média salarial de R$ 3.033,81 e o salário mediana em R$ 3.298,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Partner (circo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.033,81 36.405,71 758,45 14,11
1º Quartil 2.541,20 30.494,40 635,30 11,82
Salário Mediana 3.298,00 39.576,00 824,50 15,34
3º Quartil 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
Teto Salarial 4.589,31 55.071,66 1.147,33 21,35


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Partner (circo)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • inventar números;

  • Atividades

    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar tecnologias;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • preparar a entrada do artista;
    • respeitar relações de trabalho;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • criar guarda roupa;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • transmitir ética circense;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • frequentar cursos de atualização;
    • motivar os alunos;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • selecionar música;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar materiais;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • desenvolver disciplina;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • dar entrevistas;
    • fazer concentração;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • fazer aquecimento;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • respeitar ética profissional;
    • montar o aparelho;
    • misturar os números criando outros;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • adquirir técnicas para cair;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • confeccionar o aparelho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar aparelhos;
    • fazer alongamento;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • definir coreografia;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • conquistar empatia do público;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • definir equipamentos de segurança;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar truques;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • criar maquiagem;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • desmontar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;


    Setores que mais contratam Partner (circo) no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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