Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação
Instrutores de ensino profissional devem:
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- prestar serviços À comunidade;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar material pedagógico;
- comunicar-se;
Atividades
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- tomar providências em casos de emergência;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- identificar novas fontes para atualização;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- simular situações atuais de trabalho;
- executar a manutenção preventiva;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- preencher diários de classe ou similares;
- comprovar experiência na área específica;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- fixar metas educacionais para a escola;
- integrar-se em eventos da área;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- expressar-se com clareza;
- demonstrar perseverança;
- sistematizar as normas técnicas;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- orientar os alunos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- dialogar com os outros professores;
- organizar exposições de produtos;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar capacidade de organização;
- sistematizar a produção científica da área;
- promover intercâmbios institucionais;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- adequar material pedagógico;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- registrar controles de estoque;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- preparar material didático;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- auto avaliar-se;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- selecionar material pedagógico;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- demonstrar liderança;
- preparar recursos audiovisuais;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- agir eticamente na profissão;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- analisar as avaliações;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- participar de campanhas educativas;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com os alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- negociar projetos e cursos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- preencher planilhas de custo;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- limpar os equipamentos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- criar situações de trabalho em equipe;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- elaborar os planos de aula;
- criar situações operacionais de atividades;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- comprovar certificação das competências;
- demonstrar tolerância e paciência;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- conferir a execução da manutenção;
- revisar material pedagógico;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- demonstrar criatividade;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo