Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em comunicação
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em comunicação - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação

Instrutores de ensino profissional devem:

  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;

Atividades

  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • expressar-se com clareza;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • analisar as avaliações;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preparar material didático;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • auto avaliar-se;
  • registrar controles de estoque;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • adequar material pedagógico;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • organizar exposições de produtos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • revisar material pedagógico;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • demonstrar perseverança;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • integrar-se em eventos da área;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • negociar projetos e cursos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • comprovar experiência na área específica;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • selecionar material pedagógico;
  • agir eticamente na profissão;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • preencher planilhas de custo;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • conferir a execução da manutenção;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • comprovar certificação das competências;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • limpar os equipamentos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • dialogar com os alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • elaborar os planos de aula;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • executar a manutenção preventiva;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • demonstrar liderança;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • orientar os alunos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • dialogar com os outros professores;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: