Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em comunicação
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em comunicação - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • elaborar material pedagógico;

Atividades

  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • negociar projetos e cursos;
  • analisar as avaliações;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • integrar-se em eventos da área;
  • organizar exposições de produtos;
  • dialogar com os outros professores;
  • orientar os alunos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • limpar os equipamentos;
  • registrar controles de estoque;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • participar de campanhas educativas;
  • demonstrar perseverança;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • executar a manutenção preventiva;
  • comprovar certificação das competências;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • preparar material didático;
  • selecionar recursos didáticos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • expressar-se com clareza;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar flexibilidade;
  • comprovar experiência na área específica;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • dialogar com os alunos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • agir eticamente na profissão;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • elaborar os planos de aula;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • demonstrar criatividade;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar liderança;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • selecionar material pedagógico;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • revisar material pedagógico;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • auto avaliar-se;
  • preencher planilhas de custo;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: