Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em comunicação
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem em comunicação

Um Instrutor de aprendizagem em comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.676,45 e R$ 6.949,15, com a média salarial de R$ 2.991,40 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem em comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.991,40 35.896,84 747,85 14,98
1º Quartil 1.676,45 20.117,39 419,11 8,39
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,01
3º Quartil 5.299,72 63.596,65 1.324,93 26,53
Teto Salarial 6.949,15 83.389,83 1.737,29 34,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brumado - BA 1.758 - 2.132 1.759,61 1.758,43 1.760,00 1.760,00 2.131,76
São Paulo - SP 1.666 - 7.432 3.198,36 1.665,64 2.341,55 6.135,77 7.431,83
Rio de Janeiro - RJ 1.783 - 7.779 3.844,95 1.783,10 3.515,00 6.422,74 7.779,42
Belo Horizonte - MG 1.607 - 8.009 3.394,31 1.606,71 2.640,00 6.612,41 8.009,15
Taubaté - SP 1.757 - 2.431 1.844,78 1.757,16 1.844,00 2.007,41 2.431,43
Campo Grande - MS 2.009 - 8.007 5.368,14 2.009,02 6.500,00 6.610,85 8.007,26
Brasília - DF 1.504 - 5.691 2.607,94 1.504,19 2.000,00 4.698,84 5.691,38
Porto Alegre - RS 1.821 - 9.198 4.197,19 1.821,16 3.933,50 7.593,99 9.198,07
São Luís - MA 1.752 - 26.416 7.031,73 1.751,63 2.300,00 21.808,92 26.415,61
Florianópolis - SC 1.647 - 5.957 2.947,13 1.647,10 2.379,00 4.918,09 5.956,94
Curitiba - PR 1.835 - 6.888 3.581,13 1.835,06 4.013,00 5.687,03 6.888,30
Recife - PE 1.520 - 6.400 3.002,03 1.520,07 2.486,00 5.283,48 6.399,50
Barueri - SP 2.238 - 12.053 5.226,46 2.237,57 4.385,50 9.950,90 12.052,83
Fortaleza - CE 1.438 - 4.263 2.117,59 1.437,95 1.780,00 3.519,36 4.262,76
Campinas - SP 1.738 - 6.990 3.025,77 1.737,84 2.225,00 5.770,83 6.989,81
São Bernardo do Campo - SP 2.989 - 12.456 6.623,46 2.988,59 6.308,00 10.284,11 12.456,42
Montes Claros - MG 1.791 - 8.640 4.393,79 1.790,50 3.978,00 7.132,88 8.639,55
Uberlândia - MG 1.435 - 7.380 3.738,94 1.434,63 4.479,00 6.092,95 7.379,97
Goiânia - GO 1.504 - 7.168 3.255,05 1.503,79 2.875,00 5.917,59 7.167,56
Betim - MG 1.820 - 4.134 2.527,43 1.819,85 2.410,00 3.413,14 4.134,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.626 - 6.907 2.905,38 1.625,51 2.000,00 5.702,10 6.906,55
Minas Gerais 1.460 - 7.284 3.125,05 1.459,55 2.199,00 6.013,64 7.283,90
Bahia 1.703 - 2.967 1.918,12 1.702,96 1.760,00 2.449,52 2.966,94
Rio de Janeiro 1.630 - 8.074 3.935,27 1.629,91 3.613,00 6.665,87 8.073,90
Santa Catarina 1.646 - 6.125 2.917,32 1.646,18 2.379,00 5.056,44 6.124,51
Paraná 1.505 - 5.599 2.643,75 1.504,63 2.112,00 4.622,26 5.598,62
Rio Grande do Sul 1.580 - 7.707 3.360,01 1.580,21 2.705,80 6.363,29 7.707,41
Mato Grosso do Sul 1.482 - 7.984 4.696,60 1.482,31 6.500,00 6.591,73 7.984,10
Pernambuco 1.442 - 7.393 2.955,05 1.442,45 2.254,00 6.104,03 7.393,39
Espírito Santo 1.450 - 5.087 2.395,48 1.450,15 1.854,50 4.199,73 5.086,84
Ceará 1.446 - 4.957 2.303,18 1.445,72 1.788,00 4.092,86 4.957,40
Pará 1.412 - 5.531 2.299,57 1.412,00 1.590,00 4.566,79 5.531,44
Goiás 1.440 - 6.648 2.970,70 1.439,55 2.254,00 5.489,00 6.648,44
Maranhão 1.613 - 22.156 6.244,51 1.613,26 2.300,00 18.292,16 22.156,01
Distrito Federal 1.504 - 5.691 2.607,94 1.504,19 2.000,00 4.698,84 5.691,38
Rio Grande do Norte 1.496 - 15.733 4.561,38 1.496,16 1.920,00 12.989,04 15.732,72
Mato Grosso 1.453 - 4.722 2.325,45 1.453,04 1.980,00 3.898,35 4.721,80
Alagoas 1.541 - 3.330 2.147,20 1.541,38 2.218,00 2.749,35 3.330,10
Paraíba 1.412 - 3.633 2.113,80 1.412,00 2.056,52 2.999,75 3.633,39
Rondônia 1.412 - 3.267 1.799,89 1.412,00 1.500,00 2.697,48 3.267,26
Roraima 2.600 - 7.618 5.077,99 2.600,15 6.176,00 6.289,07 7.617,51
Amazonas 1.418 - 4.492 2.133,68 1.417,82 1.683,00 3.708,22 4.491,51
Tocantins 1.454 - 3.688 2.070,08 1.454,22 1.800,00 3.044,56 3.687,66
Sergipe 1.412 - 7.176 2.925,12 1.412,00 2.392,00 5.924,50 7.175,93
Piauí 1.412 - 5.772 2.429,79 1.412,00 1.639,00 4.765,33 5.771,91
Acre 1.434 - 3.390 1.878,89 1.434,00 1.710,00 2.798,50 3.389,63
Amapá 1.425 - 3.407 1.937,60 1.425,00 2.000,00 2.813,00 3.407,19


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação

Instrutores de ensino profissional devem:

  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

  • Atividades

    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • dialogar com os outros professores;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • dialogar com os alunos;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • conferir a execução da manutenção;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • agir eticamente na profissão;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • adequar material pedagógico;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • registrar controles de estoque;
    • elaborar os planos de aula;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • participar de campanhas educativas;
    • negociar projetos e cursos;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • comprovar experiência na área específica;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • demonstrar criatividade;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • analisar as avaliações;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • preparar material didático;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • selecionar recursos didáticos;
    • expressar-se com clareza;
    • organizar exposições de produtos;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • limpar os equipamentos;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • revisar material pedagógico;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • selecionar material pedagógico;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • auto avaliar-se;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • orientar os alunos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • demonstrar perseverança;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • demonstrar liderança;
    • comprovar certificação das competências;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • executar a manutenção preventiva;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • preencher planilhas de custo;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • integrar-se em eventos da área;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • demonstrar tolerância e paciência;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho

    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em informática
    • Ensino fundamental
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista