Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de ofícios industriais
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem em informática
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação
Instrutores de ensino profissional devem:
- elaborar material pedagógico;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços À comunidade;
- comunicar-se;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
Atividades
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- agir eticamente na profissão;
- fixar metas educacionais para a escola;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- preparar material didático;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- limpar os equipamentos;
- participar de campanhas educativas;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- registrar controles de estoque;
- sistematizar a legislação na sua área;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- expressar-se com clareza;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- criar situações de trabalho em equipe;
- orientar os alunos;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- demonstrar liderança;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- preparar recursos audiovisuais;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- adequar material pedagógico;
- demonstrar tolerância e paciência;
- revisar material pedagógico;
- dialogar com os outros professores;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- negociar projetos e cursos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- tomar providências em casos de emergência;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- identificar novas fontes para atualização;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- analisar as avaliações;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- comprovar certificação das competências;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- criar situações operacionais de atividades;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- organizar exposições de produtos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- preencher planilhas de custo;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- auto avaliar-se;
- promover intercâmbios institucionais;
- demonstrar flexibilidade;
- conferir a execução da manutenção;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- simular situações atuais de trabalho;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- integrar-se em eventos da área;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- demonstrar perseverança;
- dialogar com os alunos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- elaborar os planos de aula;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- preencher diários de classe ou similares;
- sistematizar as normas técnicas;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- demonstrar criatividade;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- selecionar material pedagógico;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- executar a manutenção preventiva;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- demonstrar capacidade de organização;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- comprovar experiência na área específica;
- sistematizar a produção científica da área;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo