Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação
Instrutores de ensino profissional devem:
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
Atividades
- demonstrar criatividade;
- simular situações atuais de trabalho;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- demonstrar liderança;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- expressar-se com clareza;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- elaborar os planos de aula;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- organizar exposições de produtos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- promover intercâmbios institucionais;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- tomar providências em casos de emergência;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- criar situações de trabalho em equipe;
- demonstrar flexibilidade;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- conferir a execução da manutenção;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- sistematizar a produção científica da área;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- demonstrar perseverança;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- analisar as avaliações;
- sistematizar as normas técnicas;
- agir eticamente na profissão;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- fixar metas educacionais para a escola;
- dialogar com os alunos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- selecionar material pedagógico;
- demonstrar tolerância e paciência;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- orientar os alunos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- executar a manutenção preventiva;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- revisar material pedagógico;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- dialogar com os outros professores;
- preencher planilhas de custo;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- negociar projetos e cursos;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- comprovar certificação das competências;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- registrar controles de estoque;
- participar de campanhas educativas;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- integrar-se em eventos da área;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- comprovar experiência na área específica;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- identificar novas fontes para atualização;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- preparar material didático;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- criar situações operacionais de atividades;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar capacidade de organização;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- preencher diários de classe ou similares;
- limpar os equipamentos;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- auto avaliar-se;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- preparar recursos audiovisuais;
- adequar material pedagógico;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo