Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação
Instrutores de ensino profissional devem:
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- prestar serviços À comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- comunicar-se;
Atividades
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- registrar controles de estoque;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- selecionar recursos didáticos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- comprovar experiência na área específica;
- criar situações operacionais de atividades;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- revisar material pedagógico;
- identificar novas fontes para atualização;
- criar situações de trabalho em equipe;
- limpar os equipamentos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- auto avaliar-se;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- participar de campanhas educativas;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- dialogar com os outros professores;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demonstrar tolerância e paciência;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- preparar material didático;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- sistematizar a produção científica da área;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- sistematizar a legislação na sua área;
- sistematizar as normas técnicas;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- demonstrar liderança;
- preparar recursos audiovisuais;
- promover intercâmbios institucionais;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- organizar exposições de produtos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- tomar providências em casos de emergência;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- analisar as avaliações;
- preencher planilhas de custo;
- demonstrar capacidade de organização;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- integrar-se em eventos da área;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- adequar material pedagógico;
- demonstrar perseverança;
- elaborar os planos de aula;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- simular situações atuais de trabalho;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- selecionar material pedagógico;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- comprovar certificação das competências;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- conferir a execução da manutenção;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- fixar metas educacionais para a escola;
- dialogar com os alunos;
- executar a manutenção preventiva;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- demonstrar criatividade;
- preencher diários de classe ou similares;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- demonstrar flexibilidade;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- orientar os alunos;
- expressar-se com clareza;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- negociar projetos e cursos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- agir eticamente na profissão;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo