Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em comunicação
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em comunicação - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • prestar serviços À comunidade;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • selecionar recursos didáticos;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • integrar-se em eventos da área;
  • negociar projetos e cursos;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • conferir a execução da manutenção;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • demonstrar liderança;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • executar a manutenção preventiva;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • preencher planilhas de custo;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • demonstrar criatividade;
  • comprovar experiência na área específica;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • registrar controles de estoque;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • comprovar certificação das competências;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • orientar os alunos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • demonstrar perseverança;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • selecionar material pedagógico;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • auto avaliar-se;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • dialogar com os alunos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • preparar material didático;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • identificar novas fontes para atualização;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • limpar os equipamentos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • revisar material pedagógico;
  • participar de campanhas educativas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • organizar exposições de produtos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • agir eticamente na profissão;
  • analisar as avaliações;
  • adequar material pedagógico;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • elaborar os planos de aula;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • dialogar com os outros professores;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: