Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem em informática
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação
Instrutores de ensino profissional devem:
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços À comunidade;
Atividades
- sistematizar a legislação na sua área;
- preencher planilhas de custo;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- identificar novas fontes para atualização;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- preparar recursos audiovisuais;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- comprovar experiência na área específica;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- integrar-se em eventos da área;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- registrar controles de estoque;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- expressar-se com clareza;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- conferir a execução da manutenção;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- limpar os equipamentos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- criar situações operacionais de atividades;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- preencher diários de classe ou similares;
- orientar os alunos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- executar a manutenção preventiva;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- dialogar com os alunos;
- sistematizar as normas técnicas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- organizar exposições de produtos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- sistematizar a produção científica da área;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- demonstrar perseverança;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- promover intercâmbios institucionais;
- demonstrar liderança;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- demonstrar tolerância e paciência;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- participar de campanhas educativas;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- selecionar material pedagógico;
- analisar as avaliações;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- tomar providências em casos de emergência;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- selecionar recursos didáticos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- adequar material pedagógico;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- agir eticamente na profissão;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- revisar material pedagógico;
- simular situações atuais de trabalho;
- preparar material didático;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- criar situações de trabalho em equipe;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- comprovar certificação das competências;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- demonstrar capacidade de organização;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- elaborar os planos de aula;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- fixar metas educacionais para a escola;
- demonstrar criatividade;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- negociar projetos e cursos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- dialogar com os outros professores;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- auto avaliar-se;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo