Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação
Instrutores de ensino profissional devem:
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar material pedagógico;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- comunicar-se;
Atividades
- demonstrar perseverança;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- elaborar os planos de aula;
- revisar material pedagógico;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demonstrar criatividade;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- fixar metas educacionais para a escola;
- conferir a execução da manutenção;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- adequar material pedagógico;
- criar situações de trabalho em equipe;
- promover intercâmbios institucionais;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- tomar providências em casos de emergência;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- dialogar com os alunos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- identificar novas fontes para atualização;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- limpar os equipamentos;
- negociar projetos e cursos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- preencher planilhas de custo;
- preparar material didático;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- comprovar experiência na área específica;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- demonstrar flexibilidade;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- participar de campanhas educativas;
- analisar as avaliações;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- selecionar recursos didáticos;
- agir eticamente na profissão;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- sistematizar a produção científica da área;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- criar situações operacionais de atividades;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- selecionar material pedagógico;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- preparar recursos audiovisuais;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- orientar os alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- simular situações atuais de trabalho;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- expressar-se com clareza;
- preencher diários de classe ou similares;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- dialogar com os outros professores;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- comprovar certificação das competências;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- demonstrar liderança;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- sistematizar as normas técnicas;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- organizar exposições de produtos;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- registrar controles de estoque;
- integrar-se em eventos da área;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- demonstrar tolerância e paciência;
- demonstrar capacidade de organização;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- auto avaliar-se;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- executar a manutenção preventiva;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo