Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em comunicação
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em comunicação - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em comunicação

Instrutores de ensino profissional devem:

  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

Atividades

  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • dialogar com os alunos;
  • auto avaliar-se;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • comprovar experiência na área específica;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • agir eticamente na profissão;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • dialogar com os outros professores;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • executar a manutenção preventiva;
  • revisar material pedagógico;
  • preencher planilhas de custo;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • comprovar certificação das competências;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • organizar exposições de produtos;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • demonstrar liderança;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • selecionar material pedagógico;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • adequar material pedagógico;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • elaborar os planos de aula;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • expressar-se com clareza;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • preparar material didático;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • selecionar recursos didáticos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • participar de campanhas educativas;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar flexibilidade;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • analisar as avaliações;
  • registrar controles de estoque;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • integrar-se em eventos da área;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • conferir a execução da manutenção;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • negociar projetos e cursos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • orientar os alunos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • limpar os equipamentos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar perseverança;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em comunicação no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: