Salário para o cargo de Inspetor de centrais privadas de comutação telefônica
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Inspetor de centrais privadas de comutação telefônica - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Inspetor de centrais privadas de comutação telefônica

Técnicos em telecomunicações devem:

  • ministrar treinamento;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • reparar equipamentos;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;

Atividades

  • ativar o sistema;
  • instalar cabeamento;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • verificar alimentação do sistema;
  • interagir com os clientes;
  • organizar o tempo;
  • orientar equipes de trabalho;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • testar conexões;
  • avaliar entroncamento;
  • treinar usuário final;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • demonstrar iniciativa;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • demonstrar habilidade manual;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • trabalhar em equipe;
  • consultar manual de instalação;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • redimensionar equipamentos;
  • demonstrar poder de concentração;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • redimensionar a rede;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • elaborar rotinas de teste;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • especificar mão-de-obra;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • substituir componentes do sistema;
  • analisar relatórios técnicos;
  • executar rotinas de teste;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • elaborar esquemas;
  • demonstrar visão espacial;
  • verificar a infraestrutura;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • absorver novas tecnologias;
  • efetuar ajustes;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • trocar componentes;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • levantar o custo do projeto;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • treinar equipe de trabalho;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • especificar planos de trabalho;


Setores que mais contratam Inspetor de centrais privadas de comutação telefônica no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: