Salário para o cargo de Analisador de tráfego telefônico
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Analisador de tráfego telefônico - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

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Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Analisador de tráfego telefônico

Técnicos em telecomunicações devem:

  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • reparar equipamentos;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar treinamento;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;

Atividades

  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • consultar manual de instalação;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • analisar relatórios técnicos;
  • elaborar esquemas;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • ativar o sistema;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar habilidade manual;
  • redimensionar equipamentos;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • absorver novas tecnologias;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • avaliar entroncamento;
  • especificar planos de trabalho;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • especificar mão-de-obra;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • interagir com os clientes;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • treinar usuário final;
  • treinar equipe de trabalho;
  • executar rotinas de teste;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • substituir componentes do sistema;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • organizar o tempo;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • trocar componentes;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • redimensionar a rede;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar iniciativa;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • verificar alimentação do sistema;
  • demonstrar poder de concentração;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • testar conexões;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • verificar a infraestrutura;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • orientar equipes de trabalho;
  • efetuar ajustes;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • instalar cabeamento;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • elaborar rotinas de teste;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • levantar o custo do projeto;
  • demonstrar visão espacial;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;


Setores que mais contratam Analisador de tráfego telefônico no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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