Salário para o cargo de Técnico de manutenção de equipamento de comutação telefônica
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de manutenção de equipamento de comutação telefônica - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de manutenção de equipamento de comutação telefônica

Técnicos em telecomunicações devem:

  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • ministrar treinamento;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • reparar equipamentos;
  • elaborar documentação técnica;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • testar sistemas de telecomunicações;

Atividades

  • programar o sistema de telecomunicações;
  • redimensionar a rede;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • trabalhar em equipe;
  • testar conexões;
  • ativar o sistema;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • avaliar entroncamento;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • substituir componentes do sistema;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • especificar mão-de-obra;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • elaborar esquemas;
  • organizar o tempo;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • verificar alimentação do sistema;
  • trocar componentes;
  • consultar manual de instalação;
  • efetuar ajustes;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • demonstrar visão espacial;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • elaborar rotinas de teste;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • demonstrar iniciativa;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • interagir com os clientes;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • absorver novas tecnologias;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • levantar o custo do projeto;
  • demonstrar habilidade manual;
  • analisar relatórios técnicos;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • verificar a infraestrutura;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • instalar cabeamento;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • demonstrar poder de concentração;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • orientar equipes de trabalho;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • treinar usuário final;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • executar rotinas de teste;
  • redimensionar equipamentos;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • treinar equipe de trabalho;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • especificar planos de trabalho;


Setores que mais contratam Técnico de manutenção de equipamento de comutação telefônica no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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