Salário para o cargo de Técnico de manutenção de equipamento de comutação telefônica
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de manutenção de equipamento de comutação telefônica - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de manutenção de equipamento de comutação telefônica

Técnicos em telecomunicações devem:

  • ministrar treinamento;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • reparar equipamentos;
  • elaborar documentação técnica;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • instalar cabeamento;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • verificar a infraestrutura;
  • organizar o tempo;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • trabalhar em equipe;
  • executar rotinas de teste;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • elaborar esquemas;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • especificar mão-de-obra;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • levantar o custo do projeto;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • demonstrar poder de concentração;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • absorver novas tecnologias;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • redimensionar a rede;
  • substituir componentes do sistema;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • ativar o sistema;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • consultar manual de instalação;
  • demonstrar habilidade manual;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • verificar alimentação do sistema;
  • orientar equipes de trabalho;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • interagir com os clientes;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • elaborar rotinas de teste;
  • trocar componentes;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • treinar equipe de trabalho;
  • redimensionar equipamentos;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • testar conexões;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • treinar usuário final;
  • analisar relatórios técnicos;
  • demonstrar visão espacial;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • efetuar ajustes;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • demonstrar iniciativa;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • especificar planos de trabalho;
  • avaliar entroncamento;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;


Setores que mais contratam Técnico de manutenção de equipamento de comutação telefônica no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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