Salário para o cargo de Técnico de manipulação de tráfego telefônico
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de manipulação de tráfego telefônico - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de manipulação de tráfego telefônico

Técnicos em telecomunicações devem:

  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • reparar equipamentos;
  • ministrar treinamento;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;

Atividades

  • programar o sistema de telecomunicações;
  • verificar alimentação do sistema;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • elaborar esquemas;
  • demonstrar habilidade manual;
  • especificar mão-de-obra;
  • trabalhar em equipe;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • testar conexões;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • especificar planos de trabalho;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • executar rotinas de teste;
  • instalar cabeamento;
  • consultar manual de instalação;
  • redimensionar a rede;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • demonstrar poder de concentração;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • trocar componentes;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • demonstrar visão espacial;
  • organizar o tempo;
  • levantar o custo do projeto;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • avaliar entroncamento;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • elaborar rotinas de teste;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • interagir com os clientes;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • treinar usuário final;
  • orientar equipes de trabalho;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • redimensionar equipamentos;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • efetuar ajustes do sistema;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • ativar o sistema;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • treinar equipe de trabalho;
  • analisar relatórios técnicos;
  • demonstrar iniciativa;
  • efetuar ajustes;
  • verificar a infraestrutura;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • absorver novas tecnologias;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • substituir componentes do sistema;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;


Setores que mais contratam Técnico de manipulação de tráfego telefônico no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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