Salário para o cargo de Inspetor de centrais privadas de comutação telefônica
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Inspetor de centrais privadas de comutação telefônica - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

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Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Inspetor de centrais privadas de comutação telefônica

Técnicos em telecomunicações devem:

  • testar sistemas de telecomunicações;
  • reparar equipamentos;
  • ministrar treinamento;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;

Atividades

  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • interagir com os clientes;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • substituir componentes do sistema;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • especificar planos de trabalho;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • analisar relatórios técnicos;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • avaliar entroncamento;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • redimensionar a rede;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • executar rotinas de teste;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • verificar alimentação do sistema;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • treinar usuário final;
  • trocar componentes;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • absorver novas tecnologias;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • demonstrar poder de concentração;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • verificar a infraestrutura;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • elaborar esquemas;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • instalar cabeamento;
  • elaborar rotinas de teste;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • demonstrar visão espacial;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • organizar o tempo;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • levantar o custo do projeto;
  • efetuar ajustes;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • especificar mão-de-obra;
  • treinar equipe de trabalho;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • redimensionar equipamentos;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • demonstrar habilidade manual;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • consultar manual de instalação;
  • ativar o sistema;
  • testar conexões;
  • orientar equipes de trabalho;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • demonstrar iniciativa;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • efetuar ajustes do sistema;


Setores que mais contratam Inspetor de centrais privadas de comutação telefônica no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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