Salário para o cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia)
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de telecomunicações (telefonia) - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de telecomunicações (telefonia)

Técnicos em telecomunicações devem:

  • reparar equipamentos;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • elaborar documentação técnica;
  • ministrar treinamento;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • verificar o fornecimento de energia;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • elaborar esquemas;
  • redimensionar equipamentos;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • demonstrar poder de concentração;
  • consultar manual de instalação;
  • trabalhar em equipe;
  • substituir componentes do sistema;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • efetuar ajustes;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • elaborar rotinas de teste;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • verificar a infraestrutura;
  • testar conexões;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • verificar alimentação do sistema;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • treinar usuário final;
  • levantar o custo do projeto;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • treinar equipe de trabalho;
  • trocar componentes;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • demonstrar visão espacial;
  • demonstrar habilidade manual;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • analisar relatórios técnicos;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • executar rotinas de teste;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • interagir com os clientes;
  • especificar planos de trabalho;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • organizar o tempo;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • redimensionar a rede;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • instalar cabeamento;
  • ativar o sistema;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • avaliar entroncamento;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar iniciativa;
  • orientar equipes de trabalho;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • absorver novas tecnologias;
  • especificar mão-de-obra;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;


Setores que mais contratam Técnico de telecomunicações (telefonia) no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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