Salário para o cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação
CBO 1425-15 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de operação de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de operação de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;
  • administrar equipes;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;

Atividades

  • aprovar produtos do projeto;
  • elaborar análise de risco;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • garantir integração dos produtos;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • dispensar funcionários;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • demonstrar expressão verbal;
  • distribuir serviços à equipe;
  • estabelecer metas;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • analisar demandas;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • demonstrar liderança;
  • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • traçar plano de contingência;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • demonstrar proatividade;
  • negociar com fornecedores;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
  • coordenar implantação do projeto;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • corrigir desvios;
  • traçar plano de comunicação;
  • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
  • relatar andamento de projetos;
  • garantir atualização do plano de contingência;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • trabalhar em equipe;
  • propor melhorias nos processos operacionais;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • divulgar resultados da área;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • acionar plano de contingência;
  • controlar andamento do projeto;
  • tomar decisões;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • validar soluções;
  • avaliar indicadores de ocorrências;
  • controlar escopo do projeto;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • controlar situações adversas;
  • selecionar profissionais;
  • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • revisar pontos auditados;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar criatividade;
  • divulgar planos e metas da área;
  • promover integração da equipe;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • antever cenários futuros;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • adaptar-se a mudanças;
  • estabelecer prioridades;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • homologar plano de contingência;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • monitorar resultados;
  • conduzir reuniões;


Setores que mais contratam Gerente de operação de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Atividades de teleatendimento
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Planos de saúde
  • Emissão de vales-alimentação, vales-transporte e similares
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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