Salário para o cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação
CBO 1425-15 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de operação de tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de operação de tecnologia da informação

Um Gerente de operação de tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.656,41 e R$ 32.555,65, com a média salarial de R$ 14.056,39 e o salário mediana em R$ 12.723,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 14.056,39 168.676,72 3.514,10 66,57
1º Quartil 6.656,41 79.876,86 1.664,10 31,52
Salário Mediana 12.723,50 152.682,00 3.180,88 60,26
3º Quartil 24.828,33 297.940,00 6.207,08 117,58
Teto Salarial 32.555,65 390.667,86 8.138,91 154,18


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.503 - 40.179 18.713,66 7.502,89 17.000,00 33.171,75 40.178,61
Rio de Janeiro - RJ 5.383 - 32.767 15.146,19 5.383,31 14.222,50 27.052,75 32.767,10
Barueri - SP 5.152 - 31.585 15.566,34 5.152,13 15.859,21 26.076,79 31.585,00
Brasília - DF 4.148 - 24.660 11.333,47 4.148,23 11.440,00 20.359,44 24.659,96
Belo Horizonte - MG 3.113 - 29.665 12.559,47 3.112,70 10.334,00 24.491,65 29.665,02
Curitiba - PR 3.304 - 25.245 9.775,26 3.303,97 6.662,50 20.842,59 25.245,17
Porto Alegre - RS 4.591 - 29.019 12.352,52 4.591,08 9.879,00 23.958,69 29.019,49
Campinas - SP 4.353 - 31.358 13.780,54 4.352,78 12.391,00 25.889,09 31.357,64
Blumenau - SC 10.671 - 21.935 14.170,25 10.670,76 14.441,00 18.109,98 21.935,35
Osasco - SP 9.176 - 35.286 20.749,71 9.175,80 21.850,00 29.132,20 35.285,79
Jaguariúna - SP 5.579 - 23.794 11.835,75 5.579,00 10.535,50 19.644,44 23.793,94
Salvador - BA 4.399 - 23.675 12.017,92 4.399,00 14.000,00 19.546,00 23.674,70
Uberlândia - MG 5.979 - 36.517 15.815,03 5.979,14 13.430,00 30.148,43 36.516,68
Goiânia - GO 2.722 - 21.522 9.751,29 2.722,14 10.045,00 17.768,71 21.522,00
Fortaleza - CE 2.460 - 21.878 7.685,88 2.459,83 5.043,00 18.063,00 21.878,45
Cuiabá - MT 2.461 - 9.806 4.274,33 2.461,00 2.830,50 8.095,67 9.805,71
Florianópolis - SC 4.798 - 23.523 11.982,29 4.797,80 12.002,00 19.421,00 23.523,30
São Bernardo do Campo - SP 4.537 - 37.315 15.915,14 4.536,60 15.000,00 30.807,60 37.315,09
Pinhais - PR 4.272 - 15.825 7.727,81 4.272,20 6.000,00 13.065,00 15.824,72
Recife - PE 4.060 - 25.394 9.995,82 4.059,50 8.034,00 20.965,75 25.394,35


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 5.745 - 36.944 16.932,07 5.744,79 15.616,00 30.500,94 36.943,65
Rio de Janeiro 4.382 - 31.992 14.396,98 4.381,52 13.250,00 26.412,94 31.992,14
Minas Gerais 2.888 - 28.710 11.585,03 2.887,64 9.542,00 23.703,07 28.709,87
Paraná 3.417 - 22.716 9.359,66 3.416,73 7.000,00 18.754,71 22.716,27
Rio Grande do Sul 4.061 - 29.337 12.297,20 4.061,11 9.500,00 24.220,61 29.336,74
Santa Catarina 4.281 - 22.627 11.848,81 4.281,28 12.581,00 18.680,75 22.626,69
Distrito Federal 4.148 - 24.660 11.333,47 4.148,23 11.440,00 20.359,44 24.659,96
Bahia 2.755 - 22.399 9.546,17 2.755,31 6.656,00 18.493,00 22.399,28
Goiás 2.844 - 21.211 9.249,04 2.844,33 7.759,00 17.512,00 21.211,06
Mato Grosso 2.225 - 21.932 6.949,89 2.224,73 3.510,50 18.107,27 21.932,07
Ceará 2.091 - 21.070 7.522,76 2.091,30 5.000,00 17.395,80 21.070,31
Pernambuco 2.316 - 21.627 8.154,30 2.316,17 7.460,00 17.855,33 21.626,92
Espírito Santo 4.242 - 20.636 9.601,86 4.242,00 7.923,00 17.037,00 20.635,73
Amazonas 1.575 - 9.811 3.150,86 1.575,00 1.680,00 8.100,00 9.810,96
Maranhão 1.456 - 24.938 6.016,82 1.456,00 3.000,00 20.589,00 24.938,01
Pará 1.654 - 13.724 5.817,20 1.654,00 6.085,00 11.331,00 13.724,45
Mato Grosso do Sul 2.200 - 26.201 9.687,20 2.200,00 4.916,00 21.632,00 26.201,33
Paraíba 2.500 - 15.800 6.579,50 2.499,50 5.000,00 13.044,75 15.800,19
Piauí 1.900 - 17.540 6.674,00 1.900,00 6.019,00 14.481,00 17.539,82
Rondônia 1.800 - 17.300 4.207,50 1.800,00 2.430,00 14.283,00 17.300,00
Alagoas 1.800 - 33.282 9.646,80 1.800,00 3.478,00 27.478,00 33.282,18
Rio Grande do Norte 2.500 - 10.134 5.010,40 2.500,00 3.974,00 8.367,00 10.134,36


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de operação de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • interagir com outras Áreas;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;

  • Atividades

    • homologar equipamentos e softwares;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • demonstrar expressão verbal;
    • tomar decisões;
    • demonstrar liderança;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • estimar benefícios de soluções;
    • analisar escopo do negócio;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • controlar situações adversas;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • aprovar produtos do projeto;
    • controlar andamento do projeto;
    • homologar plano de contingência;
    • identificar necessidades de clientes;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • demonstrar organização;
    • demonstrar proatividade;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • dispensar funcionários;
    • negociar com fornecedores;
    • demonstrar criatividade;
    • acionar plano de contingência;
    • corrigir desvios;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar implantação do projeto;
    • traçar plano de contingência;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • divulgar planos e metas da área;
    • conduzir reuniões;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • monitorar resultados;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • controlar escopo do projeto;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • revisar pontos auditados;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • garantir integração dos produtos;
    • estabelecer metas;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • divulgar resultados da área;
    • antever cenários futuros;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • relatar andamento de projetos;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • traçar plano de comunicação;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • analisar demandas;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • selecionar profissionais;
    • distribuir serviços à equipe;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • promover integração da equipe;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • estabelecer prioridades;
    • validar soluções;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • registrar ocorrências;
    • adaptar-se a mudanças;
    • elaborar análise de risco;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;


    Setores que mais contratam Gerente de operação de tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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