Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública
Cargos relacionados:
- Banguezeiro - empregador
- Proprietário de salina - empregador
- Corrieiro - empregador
- Cervejeiro - empregador
- Proprietário de pedreira - empregador
- Correiro - empregador
- Lombilheiro - empregador
- Gerente de departamento industrial
- Gerente de produção e operações
- Gerente de unidade de fabricação
- Seleiro - na fabricação - empregador
- Sócio-proprietário de porto de areia - empregador
Principais locais de trabalho
Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública esses profissionais atuam em áreas ligadas à extração de minerais, comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, exceto comércio de veículo, fabricação de produtos alimentares e bebidas e de produtos químicos. São empregados com carteira assinada e trabalham em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública
Para ingressar nessa família ocupacional, o trabalhador necessita do curso superior completo. Normalmente são formados em engenharia plena ou de curta duração e afins. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional. O gerente de produção e operações está sempre em busca de novas tecnologias e em constante reciclagem.
Funções e atividades do Gerente de manufatura
Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública devem:
- demonstrar competências pessoais;
- definir plano operacional;
- administrar a produção e operação;
- comunicar-se;
- gerenciar pessoas;
- implantar tecnologias e inovações;
- assegurar as ações de preservação ambiental;
- promover condições de higiene e segurança no trabalho;
- planejar a produção;
Atividades
- preparar plano de contingência e ações preventivas;
- garantir o cumprimento das normas de higiene e segurança no trabalho;
- demonstrar disponibilidade;
- interagir com demais áreas da empresa;
- programar mão-de-obra;
- viabilizar o cumprimento de normas e procedimentos;
- apoiar as campanhas de higiene e segurança na empresa;
- praticar o ´feed back´;
- visitar empresas, fornecedores, clientes, feiras....;
- divulgar, no âmbito do departamento, os resultados da empresa;
- resolver conflitos;
- apresentar sugestões para elaboração de planos de higiene e segurança no trabalho;
- expedir correspondências;
- trabalhar em equipe;
- identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe;
- revisar planos de produção;
- atualizar-se profissionalmente;
- planejar necessidades de insumos, matérias-primas e materiais auxiliares;
- participar de congressos, cursos, seminários....;
- garantir a ordem, limpeza e organização das áreas de trabalho (house keeping);
- exercer liderança;
- participar de auditorias internas e externas;
- administrar o resultado da qualidade no processo;
- elaborar plano de racionalização e redução de custos;
- programar paradas ou intervenções em máquinas, equipamentos e inst. industriais;
- dar ´feed back´ da avaliação do pessoal da equipe;
- demonstrar flexibilidade;
- providenciar o descarte de resíduos industriais e poluentes, conforme legislação;
- gerenciar o absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos.....);
- administrar estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e acabados, materiais diversos e insumos;
- administrar ações para redução de custos de produção;
- minimizar a exposição de pessoas em áreas insalubres e de riscos;
- implementar planos de investimentos, racionalização e redução de custos;
- delegar atribuições;
- gerenciar salários, promoções, admissões e demissões do pessoal da equipe;
- administrar indicadores de controle (produtividade, custo, qualidade e consumos específicos);
- avaliar o desempenho do pessoal da equipe;
- desenvolver produtos e/ou equipamentos junto com fornecedores ou terceiros;
- administrar contratos de serviços de terceiros;
- administrar reclamações de clientes, consumidores e de não conformidade;
- acionar planos de contingência;
- agir com sensatez;
- elaborar plano de investimentos;
- auditar fornecedores ou terceiros;
- demonstrar persuasão;
- promover reuniões setoriais;
- assegurar que a emissão de poluentes não exceda os limites estabelecidos;
- colaborar na definição e disponibilização de epi's e epc's;
- acompanhar auditorias internas e externas de higiene e segurança no trabalho;
- apresentar soluções para eliminação de situações e áreas de risco, de insalubridade e atos inseguros;
- trabalhar voltado para resultados;
- fornecer informações para elaboração de planos de ações corretivas;
- evidenciar objetividade;
- desenvolver tecnologias em parceria com terceiros;
- promover treinamento e desenvolvimento do pessoal da equipe;
- ouvir atentamente (saber ouvir);
- analisar a demanda de produtos;
- administrar ações de manutenção;
- participar da análise de tendências do mercado;
- demonstrar capacidade para negociar;
- monitorar o cumprimento de normas e procedimentos;
- assegurar a recuperação das áreas degradadas;
- contribuir na elaboração de descrição de cargos da equipe;
- expedir relatórios gerenciais;
- demonstrar clareza de propósitos;
- facilitar o fluxo de informações;
- discutir com p&d e marketing o desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação;
- elaborar orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas;
- analisar a capacidade produtiva e recursos auxiliares (mão-de-obra , equipamento , material , instrumento , manutenção);
- definir indicadores de controle (produtividade, custo, qualidade e consumos específicos);
- demonstrar criatividade;
- aprovar normas e instruções;
- estimular a motivação do pessoal da equipe;
- revisar manuais de procedimentos;
- estabelecer plano de produção (tipo, quantidade, prazos);
- administrar fluxos de armazenagem e expedição;
- investigar causas de ocorrências nas áreas de higiene e segurança no trabalho;
Setores que mais contratam Gerente de manufatura no mercado de trabalho
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Confecção de peças do vestuário
- Fabricação de móveis com predominância de madeira
- Restaurantes e similares
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Fabricação de embalagens de material plástico
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Criação de frangos para corte
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Fabricação de outros produtos de metal
- Fabricação de outras peças e acessórios para veículos automotores
- Fabricação de artefatos de material plástico para outros usos
- Fabricação de alimentos para animais
- Fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção
- Fabricação de laticínios
- Fabricação de esquadrias de metal