Salário para o cargo de Especialista em documentação arquivística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Especialista em documentação arquivística - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em documentação arquivística

Um Especialista em documentação arquivística trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.680,18 e R$ 4.549,07, com a média salarial de R$ 2.306,76 e o salário mediana em R$ 1.837,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em documentação arquivística

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.306,76 27.681,17 576,69 10,72
1º Quartil 1.680,18 20.162,17 420,05 7,80
Salário Mediana 1.837,00 22.044,00 459,25 8,53
3º Quartil 3.469,32 41.631,80 867,33 16,12
Teto Salarial 4.549,07 54.588,87 1.137,27 21,13


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.747 - 4.740 2.335,28 1.747,34 1.837,00 3.913,05 4.739,60
Barueri - SP 1.822 - 2.343 1.857,60 1.821,84 1.837,00 1.934,74 2.343,41
Fortaleza - CE 1.646 - 3.554 2.296,83 1.645,99 2.341,00 2.934,49 3.554,34
Brasília - DF 1.551 - 6.208 3.111,03 1.551,36 2.834,00 5.125,30 6.207,92
Rio de Janeiro - RJ 1.581 - 8.974 3.511,84 1.580,64 2.062,00 7.409,09 8.974,11
Jundiaí - SP 1.837 - 2.247 1.841,54 1.837,00 1.837,00 1.855,50 2.247,44
Belo Horizonte - MG 1.573 - 6.392 3.010,12 1.572,93 2.506,88 5.277,22 6.391,92
Curitiba - PR 1.764 - 4.148 2.186,90 1.764,27 1.816,00 3.425,03 4.148,50
Mesquita - RJ 2.000 - 2.717 2.076,80 2.000,00 2.000,00 2.243,27 2.717,12
Salvador - BA 1.468 - 5.951 2.732,58 1.467,60 2.094,00 4.912,85 5.950,59
Vitoria - ES 2.218 - 6.511 3.627,14 2.217,75 3.300,48 5.375,25 6.510,66
Osasco - SP 1.452 - 4.285 2.064,46 1.451,50 1.614,00 3.538,08 4.285,42
Florianópolis - SC 1.598 - 7.604 3.142,47 1.598,29 2.178,00 6.277,71 7.603,76
Goiânia - GO 1.418 - 2.896 1.686,05 1.418,33 1.500,00 2.390,88 2.895,91
Cuiabá - MT 1.412 - 2.589 1.593,42 1.412,00 1.412,00 2.137,67 2.589,21
Campinas - SP 1.454 - 8.973 2.970,15 1.454,00 1.837,00 7.407,80 8.972,55
São Gonçalo - RJ 1.556 - 2.350 1.721,09 1.556,00 1.696,00 1.940,00 2.349,79
Mairiporã - SP 1.590 - 1.926 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.590,00 1.925,86
Serra - ES 1.467 - 2.998 1.736,59 1.467,00 1.502,00 2.475,09 2.997,90
Porto Alegre - RS 1.514 - 5.875 2.868,78 1.514,25 2.560,50 4.850,50 5.875,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.697 - 3.694 2.105,22 1.696,83 1.837,00 3.050,06 3.694,33
Ceará 1.623 - 3.545 2.288,23 1.623,43 2.341,00 2.927,16 3.545,46
Rio de Janeiro 1.582 - 7.471 3.014,10 1.581,59 2.000,00 6.167,89 7.470,74
Minas Gerais 1.440 - 6.902 2.759,35 1.440,17 1.838,00 5.698,44 6.902,12
Distrito Federal 1.551 - 6.208 3.111,03 1.551,36 2.834,00 5.125,30 6.207,92
Paraná 1.454 - 3.409 1.933,54 1.453,64 1.816,00 2.814,56 3.409,08
Santa Catarina 1.644 - 5.114 2.415,63 1.643,81 1.930,50 4.222,24 5.114,11
Espírito Santo 1.471 - 5.556 2.664,18 1.471,05 2.200,00 4.587,41 5.556,41
Bahia 1.447 - 5.853 2.546,34 1.446,77 1.796,00 4.831,97 5.852,63
Goiás 1.427 - 2.775 1.689,45 1.426,62 1.514,50 2.291,10 2.775,05
Mato Grosso 1.412 - 3.270 1.759,29 1.412,00 1.426,00 2.699,97 3.270,28
Rio Grande do Sul 1.591 - 5.148 2.515,00 1.591,25 2.013,00 4.250,00 5.147,73
Mato Grosso do Sul 1.461 - 2.924 1.743,30 1.461,17 1.594,00 2.413,83 2.923,71
Pernambuco 1.412 - 5.119 2.229,30 1.412,00 1.577,00 4.226,65 5.119,44
Pará 1.449 - 5.743 2.447,16 1.448,83 1.777,00 4.741,67 5.743,25
Tocantins 1.412 - 2.350 1.579,61 1.412,00 1.514,00 1.940,16 2.349,98
Maranhão 1.432 - 4.243 2.040,13 1.431,67 1.668,00 3.503,33 4.243,34
Paraíba 1.430 - 3.945 1.978,42 1.429,67 1.520,00 3.257,00 3.944,98
Rio Grande do Norte 1.520 - 4.204 2.116,83 1.520,00 1.691,50 3.470,67 4.203,78
Piauí 1.498 - 3.252 1.953,32 1.498,00 1.791,00 2.684,77 3.251,87
Amazonas 1.498 - 4.103 2.171,38 1.498,00 1.900,00 3.387,50 4.103,04
Sergipe 1.506 - 6.092 4.075,00 1.506,00 5.030,00 5.030,00 6.092,49


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação arquivística

Arquivistas e museólogos devem:

  • conservar acervos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • dar acesso À informação;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • comunicar-se;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;

  • Atividades

    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • planejar a exposição;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • descrever as características dos acervos;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • identificar fundos de arquivos;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • determinar discurso expositivo;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • proceder com flexibilidade;
    • redigir a correspondência oficial;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • negociar parcerias e produtos;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • trabalhar em equipe;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • armazenar documentos/acervos;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • monitorar as condições ambientais;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • definir o perfil do museu;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • divulgar o acervo;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • ser meticuloso;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • atender usuários;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • representar oficialmente a instituição;
    • evidenciar senso de organização;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • organizar monitorias;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • ordenar documentos;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • proceder com criatividade;
    • registrar documentos de arquivo;
    • identificar documentos e acervos;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • preparar visitas técnicas;
    • codificar documentos de arquivo;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • preparar material educativo;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • elaborar plano de classificação;
    • higienizar documentos/acervos;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • selecionar documentos para exposição;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • atualizar-se;
    • definir a tipologia do documento;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • avaliar documentação;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • representar a informação;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • organizar museus;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • orientar as políticas do acervo;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • participar de conselhos profissionais;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • catalogar documentos/acervos;
    • orientar estagiários;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • coordenar exposições;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • inventariar acervo;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • administrar prazos;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • descartar documentos de arquivo;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • classificar documentos de arquivo;
    • ministrar cursos e palestras;


    Setores que mais contratam Especialista em documentação arquivística no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de contabilidade
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços de microfilmagem
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: