Salário para o cargo de Especialista em documentação arquivística
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-05

Especialista em documentação arquivística - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em documentação arquivística

Um Especialista em documentação arquivística trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.196,97 e R$ 4.535,00, com a média salarial de R$ 1.995,21 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em documentação arquivística

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.995,21 23.942,49 498,80 9,35
1º Quartil 1.196,97 14.363,62 299,24 5,61
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,56
3º Quartil 3.458,58 41.502,98 864,65 16,21
Teto Salarial 4.535,00 54.419,95 1.133,75 21,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.220 - 4.775 2.177,13 1.220,45 1.681,12 3.942,66 4.775,47
Belo Horizonte - MG 1.211 - 3.499 1.808,64 1.211,04 1.500,00 2.889,20 3.499,48
Jundiaí - SP 1.401 - 1.722 1.406,02 1.401,00 1.401,00 1.421,60 1.721,88
Vitoria - ES 1.045 - 3.847 1.895,06 1.045,00 1.204,95 3.175,79 3.846,61
Brasília - DF 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Cachoeirinha - RS 1.217 - 1.510 1.226,69 1.216,71 1.216,71 1.246,64 1.509,97
Rio de Janeiro - RJ 1.257 - 30.013 7.548,44 1.257,32 2.306,06 24.778,97 30.013,04
Florianópolis - SC 1.487 - 3.028 1.869,51 1.487,46 1.785,24 2.499,73 3.027,75
Osasco - SP 1.181 - 1.755 1.256,66 1.180,94 1.198,22 1.449,26 1.755,39
Goiânia - GO 1.081 - 3.573 1.596,47 1.080,52 1.138,00 2.949,95 3.573,06
Aparecida de Goiânia - GO 1.078 - 1.457 1.127,23 1.077,89 1.125,85 1.202,69 1.456,74
Salvador - BA 1.104 - 2.621 1.453,32 1.104,24 1.257,83 2.163,64 2.620,66
Recife - PE 1.083 - 3.240 1.542,15 1.083,40 1.205,00 2.674,74 3.239,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.076 1.284,67 1.078,50 1.140,20 1.714,12 2.076,20
Natal - RN 1.233 - 1.768 1.295,40 1.233,48 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Barueri - SP 1.181 - 2.653 1.438,18 1.180,76 1.198,23 2.190,32 2.652,98
Curitiba - PR 1.098 - 5.295 2.029,10 1.098,02 1.337,00 4.371,42 5.294,79
João Pessoa - PB 1.054 - 2.198 1.390,90 1.053,70 1.407,12 1.814,66 2.197,97
Olinda - PE 1.052 - 1.407 1.091,85 1.052,04 1.071,06 1.162,01 1.407,46
Londrina - PR 1.200 - 3.666 1.730,27 1.200,00 1.425,00 3.026,92 3.666,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.203 - 3.993 1.868,94 1.203,04 1.401,00 3.296,33 3.992,62
Minas Gerais 1.111 - 3.349 1.699,78 1.110,96 1.408,62 2.765,12 3.349,19
Espírito Santo 1.045 - 3.832 1.854,21 1.045,00 1.193,91 3.163,99 3.832,32
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.584 1.450,44 1.212,69 1.238,00 2.133,60 2.584,28
Rio de Janeiro 1.212 - 22.989 6.099,11 1.212,45 1.873,78 18.980,07 22.989,22
Distrito Federal 1.197 - 4.970 2.291,01 1.197,40 1.770,27 4.103,63 4.970,44
Santa Catarina 1.308 - 2.854 1.747,75 1.307,92 1.708,69 2.356,14 2.853,83
Goiás 1.074 - 2.523 1.348,14 1.074,04 1.125,85 2.083,41 2.523,48
Paraná 1.075 - 3.059 1.525,89 1.075,37 1.215,50 2.525,14 3.058,52
Bahia 1.077 - 2.981 1.500,87 1.077,22 1.224,91 2.461,27 2.981,17
Pernambuco 1.062 - 2.791 1.403,39 1.062,42 1.125,00 2.304,34 2.791,09
Mato Grosso 1.045 - 1.893 1.193,23 1.045,00 1.100,41 1.562,99 1.893,14
Ceará 1.082 - 2.167 1.315,47 1.081,57 1.140,20 1.789,16 2.167,09
Paraíba 1.055 - 2.109 1.371,07 1.055,44 1.407,12 1.741,25 2.109,05
Rio Grande do Norte 1.194 - 1.768 1.283,48 1.193,65 1.244,15 1.459,84 1.768,20
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.968 1.251,38 1.045,00 1.200,00 1.625,01 1.968,26
Pará 1.192 - 4.263 1.901,15 1.191,83 1.462,69 3.519,26 4.262,63
Tocantins 1.063 - 3.826 2.434,24 1.062,73 3.158,96 3.158,96 3.826,23
Maranhão 1.058 - 4.724 2.093,82 1.058,06 1.734,00 3.900,09 4.723,91
Amapá 1.045 - 1.910 1.142,72 1.045,00 1.047,50 1.577,08 1.910,21
Sergipe 1.075 - 1.571 1.187,27 1.075,00 1.188,05 1.297,20 1.571,21


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação arquivística

Arquivistas e museólogos devem:

  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • dar acesso À informação;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • conservar acervos;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;

  • Atividades

    • higienizar documentos/acervos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • administrar prazos;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • evidenciar senso de organização;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • planejar a exposição;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • proceder com criatividade;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • identificar fundos de arquivos;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • organizar monitorias;
    • negociar parcerias e produtos;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • divulgar o acervo;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • ministrar cursos e palestras;
    • classificar documentos de arquivo;
    • ser meticuloso;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • atender usuários;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • elaborar plano de classificação;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • proceder com flexibilidade;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • determinar discurso expositivo;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • preparar visitas técnicas;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • coordenar exposições;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • codificar documentos de arquivo;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • armazenar documentos/acervos;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • descartar documentos de arquivo;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • orientar as políticas do acervo;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • monitorar as condições ambientais;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • avaliar documentação;
    • redigir a correspondência oficial;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • definir o perfil do museu;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • atualizar-se;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • representar a informação;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • orientar estagiários;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • inventariar acervo;
    • trabalhar em equipe;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • participar de conselhos profissionais;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • representar oficialmente a instituição;
    • catalogar documentos/acervos;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • definir a tipologia do documento;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • identificar documentos e acervos;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • selecionar documentos para exposição;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • preparar material educativo;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • organizar museus;
    • descrever as características dos acervos;
    • ordenar documentos;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • registrar documentos de arquivo;


    Setores que mais contratam Especialista em documentação arquivística no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de contabilidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Serviços de engenharia
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua