Salário para o cargo de Dirigente de clube e associação esportiva
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de clube e associação esportiva - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de clube e associação esportiva

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • representar a instituição;
  • comunicar-se;
  • coordenar as atividades;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • articular alianças;
  • planejar políticas e estratégias;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;

Atividades

  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • demonstrar ousadia;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • demonstrar comprometimento;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • formular estratégias;
  • demonstrar liderança;
  • ministrar palestras;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • captar recursos financeiros;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • demonstrar desprendimento;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • projetar cenários e tendências;
  • acompanhar atividades;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • promover a sistematização de experiências;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • revisar objetivos e metas;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • monitorar políticas públicas;
  • implementar a missão da instituição;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • identificar colaboradores;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • definir objetivos e metas;
  • consolidar relatórios;
  • recrutar voluntários;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • demonstrar flexibilidade;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • estimar necessidades de recursos;
  • demonstrar habilidade política;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • demonstrar perspicácia;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • administrar conflitos;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • promover eventos;
  • identificar demandas;
  • organizar equipes;
  • interagir com associados e filiados;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • demonstrar paciência;
  • receber personalidades públicas;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • formar colaboradores;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • revigorar a missão;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • promover a conscientização do público;
  • coordenar equipes;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • estabelecer parcerias;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • elaborar plano plurianual;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • demonstrar persistência;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • desenvolver material de divulgação;
  • organizar eventos;
  • avaliar equipes;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • buscar parceiros;
  • formular projetos;
  • manter-se atualizado;
  • mobilizar recursos;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • apresentar relatório anual;
  • definir alocação de recursos;
  • analisar projetos;
  • monitorar legislação;
  • elaborar plano de ação anual;
  • aprovar verbas;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • orientar o público;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar ética;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • administrar a infraestrutura;
  • trabalhar em equipe;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • aprovar relatórios;


Setores que mais contratam Dirigente de clube e associação esportiva no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: