Salário para o cargo de Dirigente de clube e associação esportiva
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de clube e associação esportiva - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de clube e associação esportiva

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • comunicar-se;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • representar a instituição;
  • articular alianças;
  • coordenar as atividades;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar políticas e estratégias;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;

Atividades

  • avaliar equipes;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • formular estratégias;
  • apresentar relatório anual;
  • elaborar plano plurianual;
  • organizar eventos;
  • revisar objetivos e metas;
  • receber personalidades públicas;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • implementar a missão da instituição;
  • ministrar palestras;
  • formar colaboradores;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • demonstrar comprometimento;
  • projetar cenários e tendências;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • promover a sistematização de experiências;
  • demonstrar habilidade política;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • demonstrar liderança;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • revigorar a missão;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • aprovar verbas;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • estimar necessidades de recursos;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • manter-se atualizado;
  • interagir com associados e filiados;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • coordenar equipes;
  • desenvolver material de divulgação;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • demonstrar persistência;
  • buscar parceiros;
  • demonstrar ousadia;
  • captar recursos financeiros;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • demonstrar flexibilidade;
  • mobilizar recursos;
  • demonstrar ética;
  • aprovar relatórios;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • consolidar relatórios;
  • organizar equipes;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • definir critérios de avaliação;
  • recrutar voluntários;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • promover a conscientização do público;
  • definir alocação de recursos;
  • identificar colaboradores;
  • promover eventos;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar paciência;
  • trabalhar em equipe;
  • estabelecer parcerias;
  • monitorar legislação;
  • identificar demandas;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • orientar o público;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • administrar a infraestrutura;
  • formular projetos;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • elaborar plano de ação anual;
  • demonstrar desprendimento;
  • definir objetivos e metas;
  • monitorar políticas públicas;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • estabelecer prioridades;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • acompanhar atividades;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • demonstrar perspicácia;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • analisar projetos;


Setores que mais contratam Dirigente de clube e associação esportiva no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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