Salário para o cargo de Dirigente de organização de desenvolvimento cultural
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de desenvolvimento cultural - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de desenvolvimento cultural

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • representar a instituição;
  • articular alianças;
  • comunicar-se;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar políticas e estratégias;
  • coordenar as atividades;

Atividades

  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • demonstrar habilidade política;
  • promover eventos;
  • captar recursos financeiros;
  • demonstrar desprendimento;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • definir alocação de recursos;
  • revisar objetivos e metas;
  • aprovar verbas;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • promover a conscientização do público;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • formar colaboradores;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • recrutar voluntários;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • receber personalidades públicas;
  • estabelecer parcerias;
  • formular projetos;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • demonstrar ousadia;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • identificar demandas;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • organizar eventos;
  • demonstrar perspicácia;
  • apresentar relatório anual;
  • monitorar políticas públicas;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • manter-se atualizado;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar paciência;
  • buscar parceiros;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • analisar projetos;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • consolidar relatórios;
  • revigorar a missão;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • aprovar relatórios;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • orientar o público;
  • demonstrar persistência;
  • formular estratégias;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • detectar lideranças na comunidade;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • elaborar plano plurianual;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar equipes;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • demonstrar liderança;
  • administrar a infraestrutura;
  • estimar necessidades de recursos;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • ministrar palestras;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar ética;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • identificar colaboradores;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • elaborar plano de ação anual;
  • acompanhar atividades;
  • demonstrar comprometimento;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • implementar a missão da instituição;
  • promover a sistematização de experiências;
  • coordenar equipes;
  • estabelecer prioridades;
  • interagir com associados e filiados;
  • trabalhar em equipe;
  • mobilizar recursos;
  • desenvolver material de divulgação;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • organizar equipes;
  • definir objetivos e metas;
  • monitorar legislação;
  • projetar cenários e tendências;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de desenvolvimento cultural no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: