Salário para o cargo de Dirigente de organização filantrópica
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização filantrópica - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização filantrópica

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • comunicar-se;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • representar a instituição;
  • planejar políticas e estratégias;
  • coordenar as atividades;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • articular alianças;

Atividades

  • promover a conscientização do público;
  • estabelecer parcerias;
  • organizar eventos;
  • demonstrar comprometimento;
  • identificar colaboradores;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • demonstrar criatividade;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • elaborar plano plurianual;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • receber personalidades públicas;
  • organizar equipes;
  • buscar parceiros;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • elaborar plano de ação anual;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • orientar o público;
  • definir objetivos e metas;
  • formular estratégias;
  • definir critérios de avaliação;
  • monitorar legislação;
  • administrar a infraestrutura;
  • mobilizar recursos;
  • interagir com associados e filiados;
  • estabelecer prioridades;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • projetar cenários e tendências;
  • revigorar a missão;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • trabalhar em equipe;
  • definir alocação de recursos;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • administrar conflitos;
  • monitorar políticas públicas;
  • apresentar relatório anual;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • consolidar relatórios;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • aprovar verbas;
  • demonstrar paciência;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • promover eventos;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • ministrar palestras;
  • analisar projetos;
  • formular projetos;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • demonstrar persistência;
  • implementar a missão da instituição;
  • demonstrar habilidade política;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar ética;
  • demonstrar desprendimento;
  • recrutar voluntários;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • demonstrar liderança;
  • formar colaboradores;
  • identificar demandas;
  • avaliar equipes;
  • revisar objetivos e metas;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • acompanhar atividades;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • promover a sistematização de experiências;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • demonstrar perspicácia;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • demonstrar ousadia;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • aprovar relatórios;
  • estimar necessidades de recursos;
  • desenvolver material de divulgação;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • captar recursos financeiros;
  • disseminar experiências e conhecimentos;


Setores que mais contratam Dirigente de organização filantrópica no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: