Salário para o cargo de Diretor de arte (publicidade)
CBO 2531-25 > Profissionais de publicidade

Diretor de arte (publicidade) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Diretor de arte (publicidade)

Um Diretor de arte (publicidade) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.012,43 e R$ 9.092,47, com a média salarial de R$ 3.886,69 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de arte (publicidade)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.886,69 46.640,26 971,67 18,34
1º Quartil 2.012,43 24.149,14 503,11 9,49
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,15
3º Quartil 6.934,31 83.211,69 1.733,58 32,71
Teto Salarial 9.092,47 109.109,66 2.273,12 42,90


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.199 - 12.311 5.294,14 2.198,56 4.300,00 10.163,84 12.310,75
Rio de Janeiro - RJ 1.876 - 9.986 4.252,42 1.875,90 3.500,00 8.244,88 9.986,45
Fortaleza - CE 1.284 - 4.620 2.350,29 1.284,00 2.251,72 3.814,71 4.620,50
Brasília - DF 1.512 - 10.647 3.892,08 1.511,80 2.500,00 8.790,08 10.646,81
Curitiba - PR 1.436 - 8.803 3.524,44 1.435,77 2.589,00 7.267,58 8.802,72
Barueri - SP 2.238 - 9.583 4.696,21 2.237,98 4.500,00 7.911,75 9.582,95
Recife - PE 1.374 - 4.644 2.409,04 1.373,98 2.152,68 3.834,07 4.643,94
Campinas - SP 1.723 - 5.676 2.861,82 1.722,86 2.150,00 4.686,51 5.676,44
Belo Horizonte - MG 1.352 - 5.430 2.697,04 1.352,24 2.409,24 4.482,95 5.429,88
Joinville - SC 1.720 - 5.682 2.924,83 1.720,13 2.500,00 4.691,30 5.682,24
Porto Alegre - RS 1.821 - 6.479 3.158,35 1.820,83 2.728,71 5.348,90 6.478,75
Goiânia - GO 1.284 - 5.808 2.647,12 1.283,81 2.200,00 4.795,24 5.808,14
Guarulhos - SP 1.956 - 10.456 4.719,26 1.956,40 4.308,89 8.632,45 10.455,88
Uberlândia - MG 1.283 - 5.300 2.530,89 1.283,03 1.800,00 4.375,32 5.299,52
Salvador - BA 1.612 - 5.331 2.629,56 1.612,09 2.326,25 4.401,68 5.331,44
Maringá - PR 1.416 - 4.020 2.329,17 1.416,09 2.198,00 3.319,25 4.020,37
Ribeirão Preto - SP 1.698 - 6.056 3.237,54 1.698,14 3.226,03 5.000,23 6.056,42
Blumenau - SC 1.667 - 6.475 3.168,50 1.666,67 3.076,41 5.345,67 6.474,84
Londrina - PR 1.493 - 4.692 2.556,07 1.493,40 2.500,00 3.873,59 4.691,81
Sorocaba - SP 1.322 - 6.003 2.951,93 1.322,32 3.000,00 4.956,23 6.003,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.919 - 11.177 4.746,53 1.918,93 3.850,00 9.228,22 11.177,49
Rio de Janeiro 1.704 - 9.506 3.985,53 1.703,62 3.200,00 7.848,36 9.506,17
Santa Catarina 1.506 - 5.036 2.600,65 1.506,17 2.381,32 4.157,82 5.036,08
Rio Grande do Sul 1.484 - 5.607 2.721,27 1.484,11 2.300,00 4.629,28 5.607,12
Paraná 1.387 - 6.614 2.873,03 1.387,48 2.242,70 5.460,29 6.613,66
Minas Gerais 1.299 - 5.753 2.619,79 1.299,09 2.115,00 4.749,45 5.752,67
Ceará 1.254 - 4.456 2.274,18 1.253,59 2.039,99 3.679,02 4.456,14
Pernambuco 1.343 - 4.476 2.314,33 1.342,69 2.000,00 3.695,67 4.476,31
Distrito Federal 1.512 - 10.647 3.892,08 1.511,80 2.500,00 8.790,08 10.646,81
Goiás 1.389 - 5.818 2.687,96 1.388,93 2.200,00 4.803,14 5.817,71
Bahia 1.330 - 4.593 2.282,96 1.330,36 2.000,00 3.792,31 4.593,36
Espírito Santo 1.365 - 4.231 2.273,07 1.365,08 2.042,00 3.492,99 4.230,82
Maranhão 1.149 - 4.550 2.084,76 1.148,59 1.800,00 3.756,92 4.550,49
Mato Grosso do Sul 1.282 - 3.677 1.885,69 1.281,87 1.537,50 3.035,89 3.677,16
Mato Grosso 1.356 - 5.001 2.675,05 1.355,85 2.650,00 4.129,21 5.001,42
Amazonas 1.407 - 4.792 2.575,31 1.406,56 2.370,00 3.956,48 4.792,21
Sergipe 1.442 - 6.019 2.608,89 1.442,33 2.110,00 4.969,00 6.018,60
Rio Grande do Norte 1.100 - 2.571 1.511,88 1.100,00 1.428,50 2.123,00 2.571,44
Piauí 1.099 - 5.130 2.360,08 1.099,00 1.794,50 4.235,32 5.129,94
Paraíba 1.112 - 2.601 1.444,39 1.111,67 1.177,50 2.147,53 2.601,15
Alagoas 1.500 - 5.038 2.297,81 1.500,00 1.800,00 4.159,36 5.037,94
Pará 1.450 - 6.359 2.877,10 1.450,24 2.500,00 5.250,00 6.358,96
Tocantins 1.100 - 10.901 3.550,36 1.100,00 2.126,00 9.000,00 10.901,07
Rondônia 1.752 - 15.896 5.283,20 1.752,42 2.600,00 13.123,63 15.895,73


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Diretor de arte (publicidade)

Profissionais de publicidade devem:

  • vender serviços publicitários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar setores;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • contratar fornecedores;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • desenvolver propaganda e promoções;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • criar ações de merchandising;
    • explicar formas de pagamento;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • definir necessidades do cliente;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • pesquisar novas recomendações;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • coordenar área de mídia;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • trabalhar em equipe;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • administrar conflitos;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • adaptar linguagem ao público;
    • criar campanhas publicitárias;
    • definir conceito de campanhas;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • definir target (público alvo);
    • selecionar fornecedores;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • assumir riscos;
    • antever cenários futuros;
    • apresentar tabelas de preços;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar poder de síntese;
    • apresentar projeto para cliente;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • comprar espaço na mídia;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • comunicar imagem de clientes;
    • mapear dados secundários;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • identificar necessidades do cliente;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • demonstrar criatividade;
    • contratar serviços de publicidade;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • demonstrar senso estético;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • criar peças publicitárias;
    • traçar planejamento de campanha;
    • analisar perfil do público alvo;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • rever processo criativo;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • detectar tendências de mercado;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • fazer previsão orçamentária;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • demonstrar senso crítico;
    • acordar briefing com cliente;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • analisar demanda do cliente;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • demonstrar liderança;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • determinar fornecedores;
    • demonstrar dinamismo;
    • analisar concorrência;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • preparar cronograma;


    Setores que mais contratam Diretor de arte (publicidade) no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Marketing direto
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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