Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarinos de danças parafolclóricas
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- estudar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- criar espetáculos;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
Atividades
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- interpretar coreografia;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- estudar gestos na dança;
- captar recursos;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- estudar movimentos na dança;
- dançar representando histórias;
- realizar oficinas de trabalho;
- desenvolver objetos cênicos;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- experimentar novos movimentos;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- desenvolver cenários;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- aplicar a dança à ação cultural;
- criar roteiros;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- desenvolver trilhas sonoras;
- trabalhar o tempo cênico;
- vivenciar a dança;
- aprimorar a coreografia;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- estudar passos na dança;
- estudar música tradicional e popular;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- estudar figurino popular e tradicional;
- gerenciar a produção artística;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- trabalhar o tempo ritual;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- gerenciar a produção executiva;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- divulgar o evento;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- desenvolver figurinos;
- pesquisar figurinos;
Setores que mais contratam Dançarinos de danças parafolclóricas no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer