Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarinos de danças parafolclóricas
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- administrar atividades relacionadas À dança;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- criar espetáculos;
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- estudar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
Atividades
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- captar recursos;
- experimentar novos movimentos;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- gerenciar a produção artística;
- desenvolver cenários;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- vivenciar a dança;
- criar roteiros;
- interpretar coreografia;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- estudar passos na dança;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- desenvolver figurinos;
- aplicar a dança à ação cultural;
- realizar oficinas de trabalho;
- dançar representando histórias;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- desenvolver objetos cênicos;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- divulgar o evento;
- estudar gestos na dança;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- pesquisar figurinos;
- desenvolver trilhas sonoras;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- estudar figurino popular e tradicional;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- adequar a dança aos novos ritmos;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- trabalhar o tempo cênico;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- estudar movimentos na dança;
- gerenciar a produção executiva;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- estudar música tradicional e popular;
- trabalhar o tempo ritual;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- aprimorar a coreografia;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
Setores que mais contratam Dançarinos de danças parafolclóricas no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer