Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarinos de danças parafolclóricas
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- ensaiar dança tradicional e popular;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- estudar danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- criar espetáculos;
Atividades
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- trabalhar em equipe;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- gerenciar a produção artística;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- aprimorar a coreografia;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- estudar figurino popular e tradicional;
- estudar passos na dança;
- trabalhar o tempo ritual;
- vivenciar a dança;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- estudar música tradicional e popular;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- criar roteiros;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- realizar oficinas de trabalho;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- pesquisar figurinos;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- desenvolver objetos cênicos;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- gerenciar a produção executiva;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- captar recursos;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- divulgar o evento;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- estudar movimentos na dança;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- desenvolver figurinos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- trabalhar o tempo cênico;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- interpretar coreografia;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- estudar gestos na dança;
- desenvolver trilhas sonoras;
- aplicar a dança à ação cultural;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- dançar representando histórias;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- desenvolver cenários;
- experimentar novos movimentos;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
Setores que mais contratam Dançarinos de danças parafolclóricas no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer