Salário para o cargo de Dançarinos de danças parafolclóricas
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Dançarinos de danças parafolclóricas - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Dançarinos de danças parafolclóricas

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • criar espetáculos;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • demonstrar competências pessoais;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • ensaiar dança tradicional e popular;

Atividades

  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • estudar movimentos na dança;
  • estudar música tradicional e popular;
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
  • desenvolver figurinos;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • estudar passos na dança;
  • trabalhar em equipe;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
  • vivenciar a dança;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • estudar gestos na dança;
  • interpretar coreografia;
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • gerenciar a produção executiva;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • gerenciar a produção artística;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • pesquisar figurinos;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • realizar oficinas de trabalho;
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • captar recursos;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • desenvolver cenários;
  • aprimorar a coreografia;
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • experimentar novos movimentos;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • criar roteiros;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • dançar representando histórias;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • divulgar o evento;
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;


Setores que mais contratam Dançarinos de danças parafolclóricas no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




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