Salário para o cargo de Crecheira
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Crecheira - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Crecheira

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;

Atividades

  • elaborar cronograma;
  • limpar material;
  • observar a socialização;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • alimentar os alunos;
  • interagir com a comunidade;
  • desenhar;
  • solicitar material pedagógico;
  • utilizar sucata;
  • organizar material pedagógico;
  • escrever letras e números;
  • participar da definição do horário;
  • demonstrar criatividade;
  • supervisionar refeições;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • definir atividades pedagógicas;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • apresentar projeto aos alunos;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • demonstrar paciência;
  • cantar músicas;
  • ler textos;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • observar o raciocínio lógico;
  • estabelecer vínculos;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • orientar atividades artísticas;
  • confeccionar material pedagógico;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • definir métodos de avaliação;
  • trabalhar em equipe;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar sensibilidade;
  • elaborar estórias com alunos;
  • colar materiais;
  • registrar observações;
  • elaborar relatórios;
  • participar de conselhos;
  • contar estórias;
  • supervisionar recreio;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • atualizar-se;
  • higienizar brinquedos;
  • contornar situações adversas;
  • organizar espaços em geral;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • construir regras com os alunos;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • ensinar culinária;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • organizar eventos na escola;
  • trocar fralda dos alunos;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • observar a linguagem;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • recortar materiais;
  • brincar com os alunos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • preencher fichas de avaliação;
  • convocar pais e responsáveis;
  • corrigir atividades;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar autocontrole;
  • pintar;
  • identificar material pedagógico;
  • demonstrar versatilidade;
  • trocar roupa dos alunos;
  • selecionar material didático;
  • comprar material pedagógico;
  • demonstrar afetividade;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • orientar atividades de desenho;
  • dar banho nos alunos;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • servir alimentação aos alunos;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • definir objetivos da ação didática;
  • reciclar material;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • organizar sala de aula;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • servir como referencial de conduta;
  • reestruturar estratégias;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • apresentar regras da escola;
  • planejar o roteiro de aula;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • discutir resultados dos projetos;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • orientar higiene pessoal;
  • auto avaliar-se;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • investigar interesse do aluno;
  • trocar roupa de cama;
  • explicar atividades propostas;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • desenvolver capacidades motoras;
  • mostrar filmes;
  • comentar filmes;
  • modelar massas e argila;


Setores que mais contratam Crecheira no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




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Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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