Salário para o cargo de Crecheira
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Crecheira - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Crecheira

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;
  • planejar ações didáticas;
  • comunicar-se;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;

Atividades

  • corrigir atividades;
  • organizar material pedagógico;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • modelar massas e argila;
  • pintar;
  • demonstrar paciência;
  • mostrar filmes;
  • contar estórias;
  • servir alimentação aos alunos;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • planejar o roteiro de aula;
  • observar a socialização;
  • utilizar sucata;
  • brincar com os alunos;
  • cantar músicas;
  • elaborar relatórios;
  • servir como referencial de conduta;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • atualizar-se;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • solicitar material pedagógico;
  • selecionar material didático;
  • organizar sala de aula;
  • escrever letras e números;
  • observar o raciocínio lógico;
  • registrar observações;
  • identificar material pedagógico;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • apresentar regras da escola;
  • auto avaliar-se;
  • dar banho nos alunos;
  • construir regras com os alunos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • organizar eventos na escola;
  • orientar atividades artísticas;
  • preencher fichas de avaliação;
  • orientar atividades de desenho;
  • confeccionar material pedagógico;
  • trabalhar em equipe;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • estabelecer vínculos;
  • convocar pais e responsáveis;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • discutir resultados dos projetos;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • trocar roupa dos alunos;
  • colar materiais;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • elaborar cronograma;
  • participar da definição do horário;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • observar a linguagem;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • comentar filmes;
  • organizar espaços em geral;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • contornar situações adversas;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • alimentar os alunos;
  • ensinar culinária;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • trocar roupa de cama;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • desenhar;
  • reestruturar estratégias;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • interagir com a comunidade;
  • reciclar material;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • comprar material pedagógico;
  • supervisionar refeições;
  • recortar materiais;
  • definir métodos de avaliação;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • limpar material;
  • demonstrar senso de organização;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • ler textos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • supervisionar recreio;
  • demonstrar afetividade;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • demonstrar versatilidade;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • elaborar estórias com alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • higienizar brinquedos;
  • participar de conselhos;
  • definir objetivos da ação didática;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • investigar interesse do aluno;
  • explicar atividades propostas;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • definir atividades pedagógicas;


Setores que mais contratam Crecheira no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Escultor
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Escultor