Salário para o cargo de Crecheira
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Crecheira - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Crecheira

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • preparar material pedagógico;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • ensinar alunos;

Atividades

  • demonstrar paciência;
  • demonstrar senso de organização;
  • organizar sala de aula;
  • demonstrar afetividade;
  • alimentar os alunos;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • colar materiais;
  • definir atividades pedagógicas;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • discutir resultados dos projetos;
  • ler textos;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • identificar material pedagógico;
  • demonstrar autocontrole;
  • escrever letras e números;
  • demonstrar versatilidade;
  • brincar com os alunos;
  • modelar massas e argila;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • solicitar material pedagógico;
  • observar o raciocínio lógico;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • mostrar filmes;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • observar a linguagem;
  • construir regras com os alunos;
  • auto avaliar-se;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • comentar filmes;
  • observar a socialização;
  • elaborar relatórios;
  • elaborar estórias com alunos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • estabelecer vínculos;
  • participar de conselhos;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • servir como referencial de conduta;
  • desenhar;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • atualizar-se;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • participar da definição do horário;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • contar estórias;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • reestruturar estratégias;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • confeccionar material pedagógico;
  • comprar material pedagógico;
  • contornar situações adversas;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • explicar atividades propostas;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • servir alimentação aos alunos;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • cantar músicas;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • interagir com a comunidade;
  • trocar roupa dos alunos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • organizar material pedagógico;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • investigar interesse do aluno;
  • higienizar brinquedos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • apresentar regras da escola;
  • pintar;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar criatividade;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • recortar materiais;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • orientar higiene pessoal;
  • definir objetivos da ação didática;
  • registrar observações;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • trabalhar em equipe;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • supervisionar recreio;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • demonstrar sensibilidade;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • definir métodos de avaliação;
  • utilizar sucata;
  • convocar pais e responsáveis;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • elaborar cronograma;
  • orientar atividades de desenho;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • dar banho nos alunos;
  • organizar eventos na escola;
  • organizar espaços em geral;
  • reciclar material;
  • selecionar material didático;
  • ensinar culinária;
  • limpar material;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • orientar atividades artísticas;
  • supervisionar refeições;
  • corrigir atividades;


Setores que mais contratam Crecheira no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




Profissões em Destaque: