Salário para o cargo de Crecheira
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Crecheira - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Crecheira

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • ensinar alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • organizar o trabalho;

Atividades

  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • apresentar regras da escola;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • ensinar culinária;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • participar de conselhos;
  • demonstrar criatividade;
  • participar da definição do horário;
  • modelar massas e argila;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • organizar material pedagógico;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • reciclar material;
  • colar materiais;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • higienizar brinquedos;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • elaborar relatórios;
  • observar o raciocínio lógico;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • mostrar filmes;
  • observar a linguagem;
  • definir atividades pedagógicas;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • brincar com os alunos;
  • trocar roupa dos alunos;
  • elaborar cronograma;
  • comprar material pedagógico;
  • confeccionar material pedagógico;
  • pintar;
  • planejar o roteiro de aula;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • trocar fralda dos alunos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • dar banho nos alunos;
  • demonstrar afetividade;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • solicitar material pedagógico;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • recortar materiais;
  • definir objetivos da ação didática;
  • construir regras com os alunos;
  • corrigir atividades;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • estabelecer vínculos;
  • contornar situações adversas;
  • alimentar os alunos;
  • desenhar;
  • discutir resultados dos projetos;
  • orientar atividades artísticas;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • ler textos;
  • demonstrar versatilidade;
  • supervisionar recreio;
  • contar estórias;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • reestruturar estratégias;
  • observar a socialização;
  • orientar higiene pessoal;
  • utilizar sucata;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • demonstrar sensibilidade;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • trocar roupa de cama;
  • investigar interesse do aluno;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • organizar espaços em geral;
  • comentar filmes;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • convocar pais e responsáveis;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • elaborar estórias com alunos;
  • demonstrar senso de organização;
  • atualizar-se;
  • organizar eventos na escola;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • organizar sala de aula;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • demonstrar paciência;
  • definir métodos de avaliação;
  • supervisionar refeições;
  • orientar atividades de desenho;
  • registrar observações;
  • servir alimentação aos alunos;
  • interagir com a comunidade;
  • identificar material pedagógico;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • explicar atividades propostas;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • cantar músicas;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • limpar material;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • demonstrar autocontrole;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • servir como referencial de conduta;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • escrever letras e números;
  • auto avaliar-se;
  • selecionar material didático;


Setores que mais contratam Crecheira no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




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