Salário para o cargo de Coletador de preços
CBO 4241-20 > Entrevistadores e recenseadores

Coletador de preços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Coletador de preços

Um Coletador de preços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.622,90 e R$ 5.765,26, com a média salarial de R$ 2.610,58 e o salário mediana em R$ 1.888,85 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coletador de preços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.610,58 31.326,95 652,64 12,04
1º Quartil 1.622,90 19.474,84 405,73 7,49
Salário Mediana 1.888,85 22.666,20 472,21 8,71
3º Quartil 4.396,84 52.762,03 1.099,21 20,28
Teto Salarial 5.765,26 69.183,16 1.441,32 26,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.786 - 12.686 4.922,65 1.786,09 3.756,94 10.473,41 12.685,70
Rio de Janeiro - RJ 1.506 - 4.068 2.027,92 1.506,00 1.684,00 3.358,67 4.068,12
Recife - PE 1.543 - 3.951 1.996,35 1.543,00 1.577,09 3.261,60 3.950,55
Goiânia - GO 1.532 - 2.757 1.793,85 1.532,20 1.688,50 2.276,60 2.757,49
Fortaleza - CE 1.525 - 6.450 3.386,18 1.524,96 3.371,00 5.325,25 6.450,10
Barueri - SP 1.448 - 13.465 4.882,67 1.447,50 3.250,00 11.116,50 13.464,64
Brasília - DF 1.467 - 2.318 1.627,50 1.466,50 1.555,50 1.913,75 2.317,99
Londrina - PR 2.104 - 4.062 2.601,50 2.103,50 2.428,50 3.353,50 4.061,86
Indiapora - SP 1.584 - 1.919 1.584,00 1.584,00 1.584,00 1.584,00 1.918,59
Palhoça - SC 2.117 - 3.557 2.340,66 2.117,33 2.181,00 2.936,55 3.556,83
Indaiatuba - SP 1.828 - 7.411 2.855,46 1.828,33 1.858,00 6.118,67 7.411,11
Nova Iguaçu - RJ 3.989 - 4.832 3.989,00 3.989,00 3.989,00 3.989,00 4.831,60
Arapongas - PR 1.723 - 2.668 2.017,42 1.723,00 2.016,50 2.202,33 2.667,53
Guarapuava - PR 1.813 - 2.500 1.881,87 1.813,00 1.813,00 2.063,89 2.499,85
Pato Branco - PR 1.700 - 2.663 1.918,99 1.700,00 1.888,00 2.198,50 2.662,89
Belo Horizonte - MG 1.500 - 12.112 4.680,64 1.500,00 2.200,00 10.000,00 12.112,30
Campinas - SP 1.891 - 5.672 2.638,60 1.891,00 2.133,00 4.683,00 5.672,19
Criciúma - SC 1.700 - 2.180 1.722,22 1.700,00 1.700,00 1.800,00 2.180,21
Blumenau - SC 1.878 - 2.646 1.991,75 1.878,00 1.880,00 2.184,50 2.645,93
Contagem - MG 1.612 - 2.370 1.810,50 1.612,00 1.850,00 1.957,00 2.370,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.711 - 10.152 3.845,06 1.710,66 2.320,00 8.381,78 10.152,26
Santa Catarina 1.773 - 3.086 2.110,42 1.773,39 2.048,20 2.548,07 3.086,30
Paraná 1.772 - 3.082 2.056,94 1.772,49 1.893,00 2.544,21 3.081,63
Minas Gerais 1.441 - 4.644 2.110,41 1.441,35 1.596,00 3.834,24 4.644,14
Rio de Janeiro 1.507 - 5.323 2.542,34 1.506,64 1.733,00 4.394,45 5.322,70
Goiás 1.417 - 2.581 1.706,46 1.416,89 1.672,00 2.131,22 2.581,40
Pernambuco 1.521 - 3.393 1.842,62 1.521,18 1.543,09 2.801,11 3.392,79
Ceará 1.474 - 5.595 2.623,75 1.473,63 1.600,00 4.619,57 5.595,36
Bahia 1.412 - 1.851 1.458,71 1.412,00 1.439,00 1.527,80 1.850,52
Rio Grande do Sul 1.705 - 6.450 2.664,43 1.704,60 1.880,00 5.324,80 6.449,56
Maranhão 1.412 - 1.860 1.448,52 1.412,00 1.414,00 1.535,60 1.859,96
Distrito Federal 1.467 - 2.318 1.627,50 1.466,50 1.555,50 1.913,75 2.317,99
Sergipe 1.428 - 2.492 1.807,60 1.428,00 1.935,00 2.057,00 2.491,50
Pará 1.560 - 2.221 1.682,22 1.560,00 1.652,00 1.833,50 2.220,79
Paraíba 1.425 - 1.857 1.492,43 1.425,00 1.533,00 1.533,00 1.856,82
Mato Grosso 1.417 - 3.148 2.007,83 1.417,00 1.955,00 2.599,00 3.147,99
Piauí 1.445 - 3.916 2.069,80 1.445,00 1.566,00 3.233,00 3.915,91
Alagoas 1.445 - 1.817 1.477,60 1.445,00 1.487,00 1.500,00 1.816,85


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Coletador de preços

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • verificar consistência da informação;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • realizar triagem;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar dados para análise;

  • Atividades

    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • registrar com fidedignidade;
    • demonstrar discernimento;
    • aplicar programas estatísticos;
    • aplicar questionário de opinião;
    • selecionar o formulário adequado;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • verificar coerência da resposta;
    • atualizar cadastro da família;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • conferir cálculos;
    • quantificar consumo de produtos;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • cadastrar famílias;
    • corrigir informação levantada;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • agendar entrevistas;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • manter pontualidade;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • coletar preços no comércio;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • atender as famílias;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • elaborar gráficos;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • sugerir alterações em questionários;
    • apresentar boa dicção;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • identificar a composição familiar;
    • verificar dados;
    • codificar informações;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • verificar cadastro;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • organizar base de dados;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • esclarecer dúvidas;
    • recuperar informação não preenchida;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • elaborar tabelas;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • estimar tendências;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • demonstrar credibilidade;
    • agir com perseverança;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar paciência;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • cadastrar domicílios;
    • identificar a demanda da família;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • controlar a especificação do produto;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • evidenciar senso de organização;
    • identificar a situação da família;


    Setores que mais contratam Coletador de preços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração pública em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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