Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Inspetor naval
- Vistoriador naval
- Capitão de cabotagem
- Agente de manobra e docagem
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Primeiro oficial de náutica
- Capitão de longo curso
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de longo curso (imediato)
Oficiais de convés devem:
- administrar pessoal;
- qualificar pessoal;
- operar cargas;
- navegar com segurança;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- gerenciar material de bordo;
- gerenciar operações;
- coordenar manutenção de bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar inspeção naval a bordo;
Atividades
- controlar material de custeio;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- orientar a navegação;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- controlar medicamento de bordo;
- coordenar operação de controle à poluição;
- aplicar legislação;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- acionar plano de emergência;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- demonstrar raciocínio sintético;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- operar cobertas de cargas;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- inspecionar equipamentos de convés;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- operar rampas de acesso;
- operar tampas de escotilha;
- avaliar as condições de calado;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar planos de bordo;
- definir área segura para trabalho;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de negociação;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar epi e epc;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- consultar legislação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- elaborar o plano para reboque;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- controlar material de combate à poluição;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- coordenar operações de reboque;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- demonstrar raciocínio matemático;
- realizar o plano de viagem;
- ministrar aulas de formação profissional;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- operar equipamentos de navegação;
- demonstrar criatividade;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- verificar peação da carga;
- discriminar sons e ruídos;
- trabalhar em equipe;
- elaborar conteúdo programático;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- controlar rancho;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- discriminar cores;
- demonstrar percepção espacial;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- controlar certificação da tripulação;
- demonstrar liderança;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- conferir certificação da embarcação;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- elaborar material didático;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- avaliar as condições para desamarração;
- efetuar os registros pertinentes;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- manobrar a embarcação;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- testar equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- coordenar reuniões de segurança;
- demonstrar comportamento proativo;
- supervisionar o sms;
- manusear cargas a bordo;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- ministrar treinamento a bordo;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- operar o sistema de lastro;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- efetuar auditorias internas;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- transportar passageiros;
- conferir certificação da tripulação;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- ministrar treinamento em terra;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- emitir permissão para trabalho;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- proferir palestras;
- avaliar as condições de atracação;
- coordenar postos de emergência;
- avaliar as condições meteorológicas;
- coordenar operações de resgate;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- operar guincho de reboque;
- supervisionar equipe de convés;
- demonstrar raciocínio analítico;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- controlar temperatura dos tanques;
- conduzir embarcação de salvamento;
- demonstrar percepção cinemática;
- avaliar o preparo da tripulação;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- preparar a unidade para reboque;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- inspecionar as condições de segurança;
- testar equipamentos de segurança;
- avaliar as condições para desatracação;
- operar rampas de cargas;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- controlar atmosfera do tanque;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- realizar comunicação de bordo;
- verificar compatibilidade de cargas;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- trabalhar sob pressão;
- elaborar apresentações;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- acionar plano de contingência;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- fiscalizar o uso de epi;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- verificar marcação das cargas;
- tomar decisões;
- avaliar as condições para amarração;
- controlar material de passadiço;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- supervisionar seção de câmara;
Setores que mais contratam Capitão de longo curso (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho