Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Capitão de longo curso
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de longo curso (comandante)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Inspetor naval
- Capitão de cabotagem
- Segundo oficial de náutica (imediato)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de longo curso (imediato)
Oficiais de convés devem:
- demonstrar competências pessoais;
- operar cargas;
- navegar com segurança;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- coordenar manutenção de bordo;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar material de bordo;
- gerenciar operações;
- qualificar pessoal;
- administrar pessoal;
Atividades
- emitir permissão para trabalho;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- definir área segura para trabalho;
- tomar decisões;
- coordenar operação de controle à poluição;
- aplicar legislação;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- conduzir embarcação de salvamento;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- fiscalizar o uso de epi;
- avaliar as condições meteorológicas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- realizar o plano de viagem;
- discriminar cores;
- proferir palestras;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- demonstrar raciocínio matemático;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- conferir certificação da tripulação;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- controlar epi e epc;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- operar tampas de escotilha;
- supervisionar seção de câmara;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- ministrar aulas de formação profissional;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- controlar certificação da tripulação;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- controlar manuais técnicos de bordo;
- operar o sistema de lastro;
- inspecionar equipamentos de convés;
- efetuar os registros pertinentes;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- consultar legislação;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- supervisionar equipe de convés;
- inspecionar as condições de segurança;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar rancho;
- trabalhar sob pressão;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- realizar comunicação de bordo;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- controlar medicamento de bordo;
- manusear cargas a bordo;
- efetuar auditorias internas;
- trabalhar em equipe;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- coordenar postos de emergência;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- elaborar apresentações;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar liderança;
- operar equipamentos de navegação;
- manobrar a embarcação;
- avaliar as condições de calado;
- transportar passageiros;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- verificar compatibilidade de cargas;
- avaliar as condições de atracação;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- acionar plano de contingência;
- operar guincho de reboque;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- testar equipamentos de salvatagem;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- verificar peação da carga;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- demonstrar percepção espacial;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- operar cobertas de cargas;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- avaliar o preparo da tripulação;
- controlar material de combate à poluição;
- demonstrar comportamento proativo;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- verificar marcação das cargas;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- avaliar as condições para amarração;
- preparar a unidade para reboque;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- elaborar material didático;
- discriminar sons e ruídos;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- operar rampas de acesso;
- avaliar as condições para desamarração;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar planos de bordo;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- acionar plano de emergência;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- elaborar o plano para reboque;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- orientar a navegação;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- ministrar treinamento a bordo;
- coordenar operações de resgate;
- avaliar as condições para desatracação;
- testar equipamentos de segurança;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- demonstrar raciocínio sintético;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- controlar material de passadiço;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- elaborar conteúdo programático;
- coordenar operações de reboque;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- operar rampas de cargas;
- controlar material de custeio;
- supervisionar o sms;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- ministrar treinamento em terra;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- coordenar reuniões de segurança;
- conferir certificação da embarcação;
- demonstrar criatividade;
- controlar atmosfera do tanque;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- controlar temperatura dos tanques;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- elaborar planos de carregamento descarga;
- demonstrar percepção cinemática;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
Setores que mais contratam Capitão de longo curso (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho