Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Capitão de cabotagem
- Segundo oficial de náutica
- Prático de portos da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de longo curso
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Inspetor naval
- Segundo oficial de náutica (imediato)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de longo curso (imediato)
Oficiais de convés devem:
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar operações;
- gerenciar material de bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- administrar pessoal;
- qualificar pessoal;
- operar cargas;
- realizar inspeção naval a bordo;
- navegar com segurança;
- coordenar manutenção de bordo;
Atividades
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- demonstrar comportamento proativo;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- coordenar operação de controle à poluição;
- supervisionar o sms;
- definir área segura para trabalho;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- controlar material de combate à poluição;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- ministrar treinamento a bordo;
- controlar rancho;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- inspecionar equipamentos de convés;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- conferir certificação da embarcação;
- coordenar operações de reboque;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições de atracação;
- trabalhar em equipe;
- manobrar a embarcação;
- controlar material de passadiço;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- verificar peação da carga;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- discriminar sons e ruídos;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- avaliar o preparo da tripulação;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- elaborar material didático;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- tomar decisões;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- acionar plano de contingência;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- emitir permissão para trabalho;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de negociação;
- controlar medicamento de bordo;
- operar rampas de cargas;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- elaborar conteúdo programático;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- ministrar treinamento em terra;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- operar o sistema de lastro;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- elaborar o plano para reboque;
- testar equipamentos de segurança;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar postos de emergência;
- aplicar legislação;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- realizar comunicação de bordo;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- conferir certificação da tripulação;
- operar tampas de escotilha;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- acionar plano de emergência;
- inspecionar as condições de segurança;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- proferir palestras;
- operar rampas de acesso;
- preparar a unidade para reboque;
- trabalhar sob pressão;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- demonstrar raciocínio matemático;
- fiscalizar o uso de epi;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar planos de bordo;
- controlar certificação da tripulação;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- verificar compatibilidade de cargas;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- avaliar as condições para desamarração;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- operar guincho de reboque;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- consultar legislação;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- efetuar auditorias internas;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- coordenar reuniões de segurança;
- controlar atmosfera do tanque;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar epi e epc;
- verificar marcação das cargas;
- manusear cargas a bordo;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- avaliar as condições de calado;
- avaliar as condições para desatracação;
- demonstrar raciocínio sintético;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- orientar a navegação;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- avaliar as condições para amarração;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- coordenar operações de resgate;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- realizar o plano de viagem;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- demonstrar liderança;
- demonstrar percepção cinemática;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- operar equipamentos de navegação;
- testar equipamentos de salvatagem;
- ministrar aulas de formação profissional;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- operar cobertas de cargas;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- avaliar as condições meteorológicas;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- discriminar cores;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- demonstrar raciocínio analítico;
- elaborar apresentações;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar material de custeio;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- demonstrar percepção espacial;
- supervisionar equipe de convés;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- controlar temperatura dos tanques;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- efetuar os registros pertinentes;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- transportar passageiros;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- conduzir embarcação de salvamento;
Setores que mais contratam Capitão de longo curso (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho