Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de longo curso (comandante)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Vistoriador naval
- Agente de manobra e docagem
- Prático de portos da marinha mercante
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de longo curso
- Inspetor naval
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de cabotagem
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de longo curso (imediato)
Oficiais de convés devem:
- navegar com segurança;
- gerenciar operações;
- coordenar manutenção de bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- qualificar pessoal;
- operar cargas;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- realizar inspeção naval a bordo;
Atividades
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- elaborar o plano para reboque;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- preparar a unidade para reboque;
- fiscalizar o uso de epi;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- ministrar aulas de formação profissional;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar temperatura dos tanques;
- consultar legislação;
- operar rampas de acesso;
- operar o sistema de lastro;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- demonstrar raciocínio matemático;
- trabalhar sob pressão;
- coordenar operações de reboque;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- avaliar as condições para amarração;
- operar tampas de escotilha;
- inspecionar equipamentos de convés;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- controlar medicamento de bordo;
- operar rampas de cargas;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- inspecionar as condições de segurança;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- supervisionar equipe de convés;
- controlar atmosfera do tanque;
- verificar peação da carga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- demonstrar liderança;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- realizar o plano de viagem;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- elaborar conteúdo programático;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- coordenar postos de emergência;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- ministrar treinamento a bordo;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- ministrar treinamento em terra;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- operar guincho de reboque;
- controlar material de combate à poluição;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- manobrar a embarcação;
- demonstrar raciocínio sintético;
- conferir certificação da tripulação;
- avaliar as condições de calado;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- aplicar legislação;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- trabalhar em equipe;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- verificar compatibilidade de cargas;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- manusear cargas a bordo;
- coordenar reuniões de segurança;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- conduzir embarcação de salvamento;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- proferir palestras;
- operar cobertas de cargas;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar comportamento proativo;
- acionar plano de emergência;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- testar equipamentos de salvatagem;
- controlar material de passadiço;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- verificar marcação das cargas;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- demonstrar percepção espacial;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- conferir certificação da embarcação;
- tomar decisões;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar material de custeio;
- controlar certificação da tripulação;
- realizar comunicação de bordo;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- elaborar apresentações;
- efetuar auditorias internas;
- emitir permissão para trabalho;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar rancho;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- transportar passageiros;
- orientar a navegação;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- coordenar operação de controle à poluição;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- discriminar cores;
- avaliar as condições de atracação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- controlar epi e epc;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- definir área segura para trabalho;
- controlar planos de bordo;
- avaliar o preparo da tripulação;
- elaborar material didático;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- demonstrar capacidade de negociação;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- discriminar sons e ruídos;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- demonstrar criatividade;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- avaliar as condições para desatracação;
- demonstrar percepção cinemática;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- coordenar operações de resgate;
- efetuar os registros pertinentes;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- avaliar as condições para desamarração;
- operar equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- acionar plano de contingência;
- supervisionar o sms;
- testar equipamentos de segurança;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
Setores que mais contratam Capitão de longo curso (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho