Salário para o cargo de Capitão de longo curso (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso (imediato) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Capitão de longo curso (imediato)

Um Capitão de longo curso (imediato) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.359,02 e R$ 17.764,52, com a média salarial de R$ 9.171,01 e o salário mediana em R$ 8.475,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Capitão de longo curso (imediato)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.171,01 110.052,17 2.292,75 43,58
1º Quartil 6.359,02 76.308,18 1.589,75 30,22
Salário Mediana 8.475,00 101.700,00 2.118,75 40,27
3º Quartil 13.547,98 162.575,74 3.386,99 64,38
Teto Salarial 17.764,52 213.174,19 4.441,13 84,42


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 4.067 - 16.809 8.355,37 4.066,93 7.917,00 13.877,60 16.808,97
Macaé - RJ 7.667 - 17.411 10.235,86 7.667,48 9.394,00 14.374,56 17.410,90
Rio das Ostras - RJ 7.026 - 17.800 10.323,32 7.025,58 9.823,00 14.695,60 17.799,75
Niterói - RJ 3.002 - 12.103 7.350,01 3.001,67 8.397,00 9.992,33 12.103,01
São João da Barra - RJ 8.059 - 10.816 8.560,30 8.059,00 8.724,50 8.930,00 10.816,28
São Gonçalo - RJ 22.444 - 33.722 26.112,28 22.443,77 27.493,00 27.841,00 33.721,85
Guapimirim - RJ 8.295 - 10.459 8.559,44 8.295,00 8.635,00 8.635,00 10.458,97
Corumbá - MS 3.678 - 4.966 3.994,38 3.677,50 4.100,00 4.100,00 4.966,04
Itajaí - SC 7.583 - 12.410 8.642,75 7.583,00 8.371,00 10.246,00 12.410,26
Porto do Mangue - RN 3.500 - 4.239 3.500,00 3.500,00 3.500,00 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 5.388 - 18.276 9.495,67 5.388,03 8.576,50 15.088,52 18.275,67
Santa Catarina 7.583 - 12.410 8.642,75 7.583,00 8.371,00 10.246,00 12.410,26
Mato Grosso do Sul 3.678 - 4.966 3.994,38 3.677,50 4.100,00 4.100,00 4.966,04
São Paulo 1.499 - 10.333 3.848,09 1.499,00 1.499,00 8.530,66 10.332,59
Rio Grande do Norte 3.500 - 4.239 3.500,00 3.500,00 3.500,00 3.500,00 4.239,31


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar operações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar material de bordo;
  • operar cargas;
  • navegar com segurança;
  • administrar pessoal;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • qualificar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • efetuar auditorias internas;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • consultar legislação;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • demonstrar percepção espacial;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • conferir certificação da tripulação;
    • controlar epi e epc;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • operar rampas de cargas;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • realizar o plano de viagem;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • controlar material de diques e comportas;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • avaliar as condições de atracação;
    • controlar medicamento de bordo;
    • controlar certificação da tripulação;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • realizar comunicação de bordo;
    • preparar a unidade para reboque;
    • ministrar treinamento em terra;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • orientar a navegação;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • controlar planos de bordo;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • manusear cargas a bordo;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • coordenar equipe de amarração;
    • coordenar operações de reboque;
    • elaborar conteúdo programático;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • acionar plano de emergência;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • supervisionar seção de câmara;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • controlar material de custeio;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • definir área segura para trabalho;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • elaborar material didático;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • coordenar equipe de resgate;
    • operar guincho de reboque;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • avaliar as condições para amarração;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • verificar peação da carga;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • tomar decisões;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • coordenar operações de resgate;
    • controlar rancho;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • proferir palestras;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • operar tampas de escotilha;
    • discriminar sons e ruídos;
    • acionar plano de contingência;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • verificar marcação das cargas;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • demonstrar criatividade;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • operar o sistema de lastro;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • trabalhar sob pressão;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • demonstrar liderança;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar equipe de convés;
    • operar cobertas de cargas;
    • manobrar a embarcação;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • operar equipamentos de navegação;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • aplicar legislação;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • avaliar as condições de calado;
    • trabalhar em equipe;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • elaborar apresentações;
    • coordenar postos de emergência;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • operar rampas de acesso;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • conferir certificação da embarcação;
    • controlar material de combate à poluição;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • testar equipamentos de segurança;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • transportar passageiros;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • emitir permissão para trabalho;
    • elaborar o plano para reboque;
    • supervisionar o sms;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • discriminar cores;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • controlar material de passadiço;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;


    Setores que mais contratam Capitão de longo curso (imediato) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes
    • Escafandria e mergulho
    • Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
    • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
    • Navegação de apoio portuário




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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