Salário para o cargo de Auxiliar de judiciário
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos > CBO 4110-20

Auxiliar de judiciário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços, tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Quanto ganha um Auxiliar de judiciário

Um Auxiliar de judiciário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.666,12 e R$ 5.170,86, com a média salarial de R$ 2.491,14 e o salário mediana em R$ 1.928,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de judiciário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.491,14 29.893,67 622,78 11,73
1º Quartil 1.666,12 19.993,42 416,53 7,84
Salário Mediana 1.928,50 23.142,00 482,13 9,08
3º Quartil 3.943,52 47.322,21 985,88 18,57
Teto Salarial 5.170,86 62.050,30 1.292,71 24,35


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.643 - 4.290 2.284,33 1.643,35 2.000,00 3.541,53 4.289,61
Florianópolis - SC 6.352 - 8.332 6.748,03 6.351,85 6.879,00 6.879,00 8.332,05
Porto Alegre - RS 1.708 - 3.062 2.060,91 1.708,02 2.000,00 2.528,00 3.061,99
Belo Horizonte - MG 1.420 - 3.727 2.003,28 1.419,73 1.710,00 3.077,17 3.727,16
Bebedouro - SP 1.738 - 2.368 1.841,19 1.737,82 1.836,00 1.954,95 2.367,89
Curitiba - PR 1.761 - 4.125 2.352,87 1.760,71 2.175,00 3.405,52 4.124,87
Goiânia - GO 1.596 - 3.486 2.262,63 1.595,73 2.264,00 2.878,20 3.486,16
Londrina - PR 1.660 - 2.176 1.738,08 1.659,92 1.747,00 1.796,50 2.175,97
Cuiabá - MT 1.416 - 2.275 1.577,86 1.416,00 1.508,00 1.878,29 2.275,04
Santa Cruz do Sul - RS 1.527 - 2.827 1.859,78 1.527,14 1.750,00 2.334,27 2.827,34
Canoas - RS 1.567 - 3.412 2.061,02 1.567,00 1.994,00 2.816,73 3.411,70
Bauru - SP 1.724 - 2.771 1.948,13 1.724,40 1.837,00 2.287,60 2.770,81
Ponta Grossa - PR 1.784 - 2.919 1.931,24 1.784,00 1.784,00 2.410,17 2.919,27
São Jose - SC 1.972 - 2.728 2.096,29 1.971,64 2.120,00 2.252,50 2.728,30
Maceió - AL 1.412 - 3.009 1.981,17 1.412,00 2.313,00 2.483,86 3.008,52
Ribeirão Preto - SP 1.736 - 2.526 1.872,93 1.735,84 1.836,00 2.085,29 2.525,76
Blumenau - SC 1.859 - 2.486 1.922,68 1.858,57 1.890,00 2.052,14 2.485,62
Rio de Janeiro - RJ 1.810 - 5.661 2.974,36 1.810,33 2.656,64 4.673,67 5.660,89
Pimenta Bueno - RO 1.550 - 2.435 1.704,26 1.550,00 1.658,00 2.010,00 2.434,57
Anicuns - GO 1.978 - 2.883 2.069,36 1.978,00 1.978,00 2.380,00 2.882,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.641 - 3.869 2.181,65 1.640,60 1.837,00 3.194,27 3.869,00
Rio Grande do Sul 1.563 - 3.190 2.013,86 1.563,47 1.868,00 2.634,05 3.190,44
Santa Catarina 1.916 - 8.452 4.889,29 1.916,43 6.879,00 6.977,65 8.451,54
Paraná 1.628 - 3.354 2.004,45 1.627,68 1.784,00 2.769,25 3.354,19
Minas Gerais 1.420 - 3.691 2.006,72 1.419,58 1.800,00 3.047,16 3.690,81
Goiás 1.520 - 3.409 2.137,09 1.520,27 2.000,00 2.814,50 3.409,01
Mato Grosso 1.416 - 2.602 1.670,90 1.415,78 1.508,00 2.147,83 2.601,52
Rio de Janeiro 1.510 - 5.146 2.560,89 1.510,10 2.200,00 4.248,90 5.146,40
Bahia 1.428 - 2.802 1.843,84 1.428,38 1.890,00 2.313,75 2.802,48
Alagoas 1.412 - 3.009 1.962,81 1.412,00 2.313,00 2.483,86 3.008,52
Rondônia 1.550 - 2.435 1.704,26 1.550,00 1.658,00 2.010,00 2.434,57
Distrito Federal 1.477 - 3.903 2.093,46 1.476,50 1.850,00 3.222,00 3.902,58
Mato Grosso do Sul 1.478 - 4.619 2.077,39 1.478,00 1.525,00 3.813,75 4.619,33
Tocantins 1.412 - 2.702 1.679,56 1.412,00 1.600,00 2.231,00 2.702,25
Pernambuco 1.455 - 5.985 2.769,21 1.455,00 2.118,00 4.941,33 5.985,08
Piauí 1.418 - 4.117 1.953,33 1.418,00 1.430,00 3.398,67 4.116,57
Ceará 1.564 - 3.205 2.044,92 1.564,00 2.000,00 2.645,67 3.204,51
Amazonas 1.412 - 4.151 2.032,91 1.412,00 1.500,00 3.427,00 4.150,89
Maranhão 1.425 - 2.367 1.609,55 1.425,00 1.533,00 1.954,50 2.367,35
Espírito Santo 1.545 - 2.422 1.683,00 1.545,00 1.590,00 2.000,00 2.422,46
Pará 1.412 - 3.593 1.982,22 1.412,00 2.000,00 2.966,00 3.592,51
Rio Grande do Norte 1.460 - 3.295 1.902,83 1.460,00 1.664,00 2.720,00 3.294,55
Amapá 4.466 - 5.409 4.466,00 4.466,00 4.466,00 4.466,00 5.409,35
Paraíba 1.510 - 1.829 1.510,00 1.510,00 1.510,00 1.510,00 1.828,96


Principais locais de trabalho

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de judiciário

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos devem:

  • executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos;
  • preencher documentos;
  • preparar relatórios, formulários e planilhas;
  • tratar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prospectar clientes;
  • acompanhar processos administrativos;
  • atender clientes e/ou fornecedores;
  • prestar apoio logístico;
  • acompanhar desempenho do empreendimento;

  • Atividades

    • mapear área de atuação;
    • renegociar dívida;
    • levantar a necessidade de material;
    • registrar a entrada e saída de documentos;
    • demonstrar persistência;
    • solicitar informações cadastrais;
    • acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • demonstrar autocontrole;
    • conferir dados e datas;
    • capacitar clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • apurar veracidade das informações colhidas em campo;
    • executar rotinas de admissão de pessoal;
    • demonstrar capacidade de adaptação de linguagem;
    • elaborar listas de clientes potenciais;
    • realizar prestação de contas;
    • solicitar documentos;
    • capacitar pessoal;
    • redigir escrituras de compra e venda;
    • orientar procedimentos de gestão;
    • colher assinaturas;
    • controlar expedição de malotes e recebimentos;
    • requisitar materiais;
    • coletar referências pessoais;
    • auxiliar na elaboração da folha de pagamento;
    • solicitar compra de materiais;
    • identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores;
    • fornecer informações sobre produtos e serviços;
    • conferir material solicitado;
    • controlar recepção e distribuição de benefícios (vale transporte etc.);
    • elaborar planilhas de cálculos;
    • preparar minutas;
    • transmitir credibilidade;
    • triar documentos;
    • distribuir documentos;
    • participar do comitê de crédito;
    • organizar eventos;
    • elaborar correspondência;
    • submeter pareceres;
    • emitir cartas convite nos processos de compras e serviços;
    • atualizar dados dos funcionários;
    • comunicar autorização de entrada de visitantes;
    • trabalhar em equipe;
    • receber clientes e/ou fornecedores;
    • atualizar informações;
    • analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento;
    • acompanhar andamento dos pedidos;
    • protocolar documentos;
    • realizar pesquisa cadastral;
    • localizar documentos;
    • controlar material de expediente;
    • classificar documentos;
    • providenciar devolução de material fora de especificação;
    • tirar cópias de documentos;
    • controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância);
    • averbar transferências de propriedades;
    • definir condições de crédito (valor, prazo, garantia);
    • auxiliar na organização de eventos internos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • encaminhar protocolos internos;
    • demonstrar capacidade de empatia;
    • fornecer informações da empresa;
    • verificar destinação do crédito;
    • cadastrar avisos de sinistro;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar iniciativa;
    • organizar o setor;
    • solicitar entrega de documentos;
    • ministrar palestras informativas;
    • ajustar contratos;
    • orientar funcionários sobre direitos e deveres;
    • visitar comunidade (comércio, serviços, residências);
    • auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...);
    • realizar reuniões com clientes (proposta, concessão, cobrança);
    • cobrar parcelas vencidas;
    • organizar envio de brindes;
    • coletar dados;
    • redigir atas;
    • controlar frequência dos funcionários;
    • arquivar documentos;
    • digitar notas de lançamentos contábeis;
    • acompanhar notificações de não conformidade;
    • executar rotinas de demissão de pessoal;
    • dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos;
    • visitar órgãos e instituições;
    • registrar reclamações dos clientes;
    • identificar irregularidades nos documentos;
    • executar procedimentos de recrutamento e seleção;
    • verificar prazos estabelecidos;
    • verificar documentos;
    • dar suporte administrativo à área de treinamento;
    • atualizar dados de planejamento;
    • identificar parceiros na comunidade;
    • conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos;
    • distribuir material de expediente;
    • pesquisar preços;
    • emitir certificados e apólices;
    • efetuar cálculos;
    • emitir notificações;
    • atualizar cadastros;
    • preencher propostas de endosso e renovações de seguros em geral;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • identificar natureza das solicitações dos clientes;
    • requisitar pagamentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • expedir ofícios e memorandos;
    • solicitar cópias de documentos;
    • divulgar programa de microcrédito;
    • digitalizar documentos;
    • registrar óbitos, casamentos e nascimentos;
    • conferir cálculos;
    • preencher ficha de movimentação de pessoal;
    • contatar clientes em potencial (telemarketing);
    • organizar reuniões;
    • propor renovação de crédito;
    • digitar textos e planilhas;
    • preencher formulários e/ou cadastros;
    • solicitar negativação do cpf (spc, serasa, etc.);
    • localizar processos administrativos;
    • auxiliar na avaliação de pessoal;
    • fazer levantamento socioeconômico do cliente;
    • convalidar publicação de atos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • programar eventos;
    • receber documentos;
    • realizar cobrança preventiva;
    • elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • intermediar contatos;
    • conferir bens dados em garantia;
    • verificar índices econômicos e financeiros;
    • solicitar recursos de viagens;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • formatar documentos;
    • esclarecer dúvidas;


    Setores que mais contratam Auxiliar de judiciário no mercado de trabalho

    • Serviços advocatícios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de contabilidade
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Cartórios
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Justiça




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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