Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de creche
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- comunicar-se;
- elaborar projetos pedagógicos;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar o trabalho;
- avaliar desempenho dos alunos;
- preparar material pedagógico;
- ensinar alunos;
- cuidar dos alunos;
- planejar ações didáticas;
- orientar a construção do conhecimento;
Atividades
- desenvolver capacidades motoras;
- observar o desenvolvimento motor;
- mostrar filmes;
- estabelecer vínculos;
- supervisionar refeições;
- elaborar relatórios;
- trocar roupa de cama;
- criar jogos e brincadeiras;
- debater projeto com direção e coordenação;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- orientar atividades de desenho;
- preencher fichas de avaliação;
- determinar parâmetros do projeto;
- orientar atividades artísticas;
- recortar materiais;
- demonstrar sensibilidade;
- trabalhar em equipe;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- comprar material pedagógico;
- escrever letras e números;
- identificar material pedagógico;
- elaborar cronograma;
- utilizar sucata;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- brincar com os alunos;
- organizar sala de aula;
- apresentar regras da escola;
- observar higiene dos brinquedos;
- apresentar projeto aos alunos;
- trocar fralda dos alunos;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- ensinar culinária;
- desenvolver atividades artísticas;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- dramatizar estórias e músicas;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- reciclar material;
- desenvolver capacidades emocionais;
- demonstrar autocontrole;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- servir como referencial de conduta;
- definir atividades pedagógicas;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- demonstrar criatividade;
- investigar interesse do aluno;
- orientar higiene pessoal;
- registrar observações;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- participar da definição do horário;
- planejar o roteiro de aula;
- corrigir atividades;
- discutir resultados dos projetos;
- cantar músicas;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- organizar material pedagógico;
- observar o raciocínio lógico;
- ler textos;
- elaborar estórias com alunos;
- confeccionar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de observação;
- observar a linguagem;
- conferir cadastro dos alunos;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- interagir com a comunidade;
- participar da associação de pais e mestres;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- comentar filmes;
- modelar massas e argila;
- reestruturar estratégias;
- servir alimentação aos alunos;
- explicar atividades propostas;
- desenhar;
- demonstrar versatilidade;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- demonstrar paciência;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- supervisionar recreio;
- demonstrar afetividade;
- contornar situações adversas;
- solicitar material pedagógico;
- criar espaço para brincadeiras;
- construir regras com os alunos;
- trocar roupa dos alunos;
- convocar pais e responsáveis;
- alimentar os alunos;
- contar estórias;
- limpar material;
- auto avaliar-se;
- organizar eventos na escola;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- definir métodos de avaliação;
- pintar;
- atualizar-se;
- avaliar atividades dos alunos;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- definir objetivos da ação didática;
- observar a socialização;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- selecionar material didático;
- dar banho nos alunos;
- organizar espaços em geral;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- participar de conselhos;
- demonstrar senso de organização;
- higienizar brinquedos;
- colar materiais;
Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares