Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;

Atividades

  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • atualizar-se;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • registrar observações;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • definir métodos de avaliação;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • servir como referencial de conduta;
  • elaborar relatórios;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • demonstrar paciência;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • demonstrar criatividade;
  • trocar roupa dos alunos;
  • orientar atividades artísticas;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • servir alimentação aos alunos;
  • contornar situações adversas;
  • supervisionar refeições;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • organizar sala de aula;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • definir atividades pedagógicas;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • orientar atividades de desenho;
  • explicar atividades propostas;
  • supervisionar recreio;
  • limpar material;
  • recortar materiais;
  • pintar;
  • elaborar estórias com alunos;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • ler textos;
  • apresentar regras da escola;
  • demonstrar senso de organização;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • trabalhar em equipe;
  • observar o raciocínio lógico;
  • demonstrar versatilidade;
  • interagir com a comunidade;
  • solicitar material pedagógico;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • planejar o roteiro de aula;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • investigar interesse do aluno;
  • convocar pais e responsáveis;
  • higienizar brinquedos;
  • modelar massas e argila;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • reestruturar estratégias;
  • demonstrar sensibilidade;
  • demonstrar afetividade;
  • identificar material pedagógico;
  • colar materiais;
  • elaborar cronograma;
  • preencher fichas de avaliação;
  • mostrar filmes;
  • trocar roupa de cama;
  • organizar eventos na escola;
  • confeccionar material pedagógico;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • organizar espaços em geral;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • observar a socialização;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • estabelecer vínculos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • auto avaliar-se;
  • participar de conselhos;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • dar banho nos alunos;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • organizar material pedagógico;
  • utilizar sucata;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • observar a linguagem;
  • reciclar material;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • determinar parâmetros do projeto;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • comprar material pedagógico;
  • contar estórias;
  • definir objetivos da ação didática;
  • corrigir atividades;
  • desenhar;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • demonstrar autocontrole;
  • participar da definição do horário;
  • selecionar material didático;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • construir regras com os alunos;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • alimentar os alunos;
  • ensinar culinária;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • discutir resultados dos projetos;
  • orientar higiene pessoal;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • cantar músicas;
  • escrever letras e números;
  • brincar com os alunos;
  • comentar filmes;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Orientador sócio educativo