Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de creche
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- elaborar projetos pedagógicos;
- ensinar alunos;
- orientar a construção do conhecimento;
- planejar ações didáticas;
- comunicar-se;
- preparar material pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar o trabalho;
Atividades
- auto avaliar-se;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- estabelecer vínculos;
- mostrar filmes;
- contornar situações adversas;
- observar a linguagem;
- modelar massas e argila;
- cantar músicas;
- criar jogos e brincadeiras;
- observar o desenvolvimento motor;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- trocar roupa de cama;
- trocar roupa dos alunos;
- demonstrar afetividade;
- definir objetivos da ação didática;
- supervisionar recreio;
- apresentar projeto aos alunos;
- avaliar atividades dos alunos;
- convocar pais e responsáveis;
- desenhar;
- planejar o roteiro de aula;
- elaborar relatórios;
- demonstrar criatividade;
- trocar fralda dos alunos;
- observar o raciocínio lógico;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- desenvolver capacidades emocionais;
- confeccionar material pedagógico;
- higienizar brinquedos;
- definir atividades pedagógicas;
- reestruturar estratégias;
- explicar atividades propostas;
- participar de conselhos;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- comentar filmes;
- selecionar material didático;
- conferir cadastro dos alunos;
- orientar atividades artísticas;
- atualizar-se;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- servir como referencial de conduta;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- ensinar culinária;
- observar a socialização;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- organizar material pedagógico;
- construir regras com os alunos;
- organizar eventos na escola;
- limpar material;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- pintar;
- identificar material pedagógico;
- orientar higiene pessoal;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- dramatizar estórias e músicas;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- contar estórias;
- elaborar cronograma;
- participar da associação de pais e mestres;
- comprar material pedagógico;
- definir métodos de avaliação;
- demonstrar sensibilidade;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar versatilidade;
- registrar observações;
- colar materiais;
- ler textos;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- desenvolver capacidades motoras;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- demonstrar senso de organização;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- brincar com os alunos;
- determinar parâmetros do projeto;
- orientar atividades de desenho;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- organizar sala de aula;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- discutir resultados dos projetos;
- interagir com a comunidade;
- demonstrar paciência;
- escrever letras e números;
- utilizar sucata;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- organizar espaços em geral;
- observar higiene dos brinquedos;
- recortar materiais;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- solicitar material pedagógico;
- participar da definição do horário;
- dar banho nos alunos;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- demonstrar capacidade de observação;
- servir alimentação aos alunos;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- preencher fichas de avaliação;
- desenvolver atividades artísticas;
- alimentar os alunos;
- debater projeto com direção e coordenação;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- reciclar material;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- supervisionar refeições;
- elaborar estórias com alunos;
- criar espaço para brincadeiras;
- corrigir atividades;
- demonstrar autocontrole;
- investigar interesse do aluno;
- apresentar regras da escola;
Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares