Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • planejar ações didáticas;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar o trabalho;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;

Atividades

  • reestruturar estratégias;
  • corrigir atividades;
  • auto avaliar-se;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • participar da definição do horário;
  • cantar músicas;
  • planejar o roteiro de aula;
  • escrever letras e números;
  • atualizar-se;
  • orientar atividades artísticas;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • elaborar cronograma;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • orientar atividades de desenho;
  • contar estórias;
  • explicar atividades propostas;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • confeccionar material pedagógico;
  • dar banho nos alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • demonstrar paciência;
  • definir métodos de avaliação;
  • comentar filmes;
  • supervisionar refeições;
  • mostrar filmes;
  • investigar interesse do aluno;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • elaborar estórias com alunos;
  • construir regras com os alunos;
  • organizar sala de aula;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • brincar com os alunos;
  • observar a linguagem;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • identificar material pedagógico;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • pintar;
  • alimentar os alunos;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • limpar material;
  • ler textos;
  • discutir resultados dos projetos;
  • orientar higiene pessoal;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • reciclar material;
  • definir atividades pedagógicas;
  • observar a socialização;
  • demonstrar sensibilidade;
  • definir objetivos da ação didática;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • selecionar material didático;
  • convocar pais e responsáveis;
  • modelar massas e argila;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • supervisionar recreio;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • trocar roupa dos alunos;
  • comprar material pedagógico;
  • contornar situações adversas;
  • trocar fralda dos alunos;
  • solicitar material pedagógico;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • desenhar;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • servir como referencial de conduta;
  • demonstrar afetividade;
  • colar materiais;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • organizar eventos na escola;
  • interagir com a comunidade;
  • organizar material pedagógico;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • registrar observações;
  • higienizar brinquedos;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • organizar espaços em geral;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • observar o raciocínio lógico;
  • preencher fichas de avaliação;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • demonstrar senso de organização;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar versatilidade;
  • elaborar relatórios;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • servir alimentação aos alunos;
  • recortar materiais;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • apresentar regras da escola;
  • participar de conselhos;
  • estabelecer vínculos;
  • ensinar culinária;
  • demonstrar criatividade;
  • utilizar sucata;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




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