Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de creche
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- orientar a construção do conhecimento;
- cuidar dos alunos;
- planejar ações didáticas;
- avaliar desempenho dos alunos;
- organizar o trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar projetos pedagógicos;
- comunicar-se;
- ensinar alunos;
- preparar material pedagógico;
Atividades
- confeccionar material pedagógico;
- comentar filmes;
- interagir com a comunidade;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- trocar roupa dos alunos;
- demonstrar capacidade de observação;
- observar a socialização;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- apresentar projeto aos alunos;
- definir objetivos da ação didática;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- escrever letras e números;
- supervisionar refeições;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- registrar observações;
- cantar músicas;
- criar espaço para brincadeiras;
- mostrar filmes;
- observar a linguagem;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- contornar situações adversas;
- desenhar;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- organizar sala de aula;
- criar jogos e brincadeiras;
- higienizar brinquedos;
- organizar espaços em geral;
- demonstrar paciência;
- explicar atividades propostas;
- brincar com os alunos;
- planejar o roteiro de aula;
- conferir cadastro dos alunos;
- solicitar material pedagógico;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- definir atividades pedagógicas;
- participar da associação de pais e mestres;
- organizar material pedagógico;
- selecionar material didático;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- discutir resultados dos projetos;
- recortar materiais;
- demonstrar sensibilidade;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- debater projeto com direção e coordenação;
- estabelecer vínculos;
- observar o desenvolvimento motor;
- trocar roupa de cama;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- observar higiene dos brinquedos;
- auto avaliar-se;
- corrigir atividades;
- trabalhar em equipe;
- ler textos;
- pintar;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- elaborar estórias com alunos;
- determinar parâmetros do projeto;
- avaliar atividades dos alunos;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- orientar higiene pessoal;
- investigar interesse do aluno;
- demonstrar criatividade;
- reciclar material;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- demonstrar autocontrole;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- alimentar os alunos;
- participar da definição do horário;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- definir métodos de avaliação;
- desenvolver capacidades motoras;
- demonstrar afetividade;
- servir alimentação aos alunos;
- convocar pais e responsáveis;
- colar materiais;
- demonstrar versatilidade;
- orientar atividades artísticas;
- reestruturar estratégias;
- orientar atividades de desenho;
- utilizar sucata;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- desenvolver capacidades emocionais;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- desenvolver atividades artísticas;
- atualizar-se;
- identificar material pedagógico;
- elaborar relatórios;
- elaborar cronograma;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- trocar fralda dos alunos;
- comprar material pedagógico;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- preencher fichas de avaliação;
- construir regras com os alunos;
- apresentar regras da escola;
- organizar eventos na escola;
- supervisionar recreio;
- demonstrar senso de organização;
- ensinar culinária;
- dar banho nos alunos;
- dramatizar estórias e músicas;
- participar de conselhos;
- contar estórias;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- limpar material;
- modelar massas e argila;
- observar o raciocínio lógico;
- servir como referencial de conduta;
Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares