Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • cuidar dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • ensinar alunos;
  • comunicar-se;

Atividades

  • selecionar material didático;
  • atualizar-se;
  • orientar atividades artísticas;
  • trocar roupa dos alunos;
  • organizar sala de aula;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • comentar filmes;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • contornar situações adversas;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • explicar atividades propostas;
  • servir como referencial de conduta;
  • planejar o roteiro de aula;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • trocar roupa de cama;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • colar materiais;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar afetividade;
  • servir alimentação aos alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • elaborar estórias com alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • pintar;
  • supervisionar refeições;
  • demonstrar senso de organização;
  • orientar atividades de desenho;
  • participar de conselhos;
  • dar banho nos alunos;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • limpar material;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • organizar eventos na escola;
  • organizar material pedagógico;
  • alimentar os alunos;
  • modelar massas e argila;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • estabelecer vínculos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • desenhar;
  • higienizar brinquedos;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • registrar observações;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • auto avaliar-se;
  • definir métodos de avaliação;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • utilizar sucata;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • recortar materiais;
  • apresentar regras da escola;
  • interagir com a comunidade;
  • elaborar relatórios;
  • preencher fichas de avaliação;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • definir atividades pedagógicas;
  • organizar espaços em geral;
  • solicitar material pedagógico;
  • trocar fralda dos alunos;
  • demonstrar paciência;
  • supervisionar recreio;
  • participar da definição do horário;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • reciclar material;
  • elaborar cronograma;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • definir objetivos da ação didática;
  • comprar material pedagógico;
  • convocar pais e responsáveis;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • corrigir atividades;
  • orientar higiene pessoal;
  • observar a linguagem;
  • discutir resultados dos projetos;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • cantar músicas;
  • brincar com os alunos;
  • reestruturar estratégias;
  • investigar interesse do aluno;
  • observar a socialização;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • identificar material pedagógico;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • construir regras com os alunos;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • mostrar filmes;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • escrever letras e números;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • contar estórias;
  • ensinar culinária;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • ler textos;
  • demonstrar versatilidade;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • confeccionar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de observação;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




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