Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • orientar a construção do conhecimento;
  • ensinar alunos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;

Atividades

  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • brincar com os alunos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • dar banho nos alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • desenhar;
  • corrigir atividades;
  • trocar roupa dos alunos;
  • comprar material pedagógico;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • organizar material pedagógico;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • definir métodos de avaliação;
  • colar materiais;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar sensibilidade;
  • confeccionar material pedagógico;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • definir objetivos da ação didática;
  • organizar sala de aula;
  • orientar atividades artísticas;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • alimentar os alunos;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • ler textos;
  • estabelecer vínculos;
  • auto avaliar-se;
  • limpar material;
  • construir regras com os alunos;
  • organizar eventos na escola;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • participar da definição do horário;
  • definir atividades pedagógicas;
  • observar o raciocínio lógico;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • contar estórias;
  • convocar pais e responsáveis;
  • selecionar material didático;
  • observar a socialização;
  • cantar músicas;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • demonstrar senso de organização;
  • escrever letras e números;
  • ensinar culinária;
  • demonstrar autocontrole;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • trabalhar em equipe;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • recortar materiais;
  • atualizar-se;
  • planejar o roteiro de aula;
  • discutir resultados dos projetos;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • registrar observações;
  • observar a linguagem;
  • demonstrar criatividade;
  • apresentar regras da escola;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • elaborar cronograma;
  • explicar atividades propostas;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • elaborar relatórios;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • orientar higiene pessoal;
  • utilizar sucata;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • servir como referencial de conduta;
  • identificar material pedagógico;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • organizar espaços em geral;
  • demonstrar versatilidade;
  • mostrar filmes;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • reciclar material;
  • modelar massas e argila;
  • supervisionar refeições;
  • reestruturar estratégias;
  • solicitar material pedagógico;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar afetividade;
  • orientar atividades de desenho;
  • contornar situações adversas;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • trocar fralda dos alunos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • supervisionar recreio;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • elaborar estórias com alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • participar de conselhos;
  • higienizar brinquedos;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • comentar filmes;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • pintar;
  • investigar interesse do aluno;
  • interagir com a comunidade;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




Profissões em Destaque: