Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • preparar material pedagógico;
  • comunicar-se;

Atividades

  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • utilizar sucata;
  • mostrar filmes;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • organizar espaços em geral;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • escrever letras e números;
  • demonstrar sensibilidade;
  • orientar atividades artísticas;
  • cantar músicas;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • planejar o roteiro de aula;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • trocar fralda dos alunos;
  • discutir resultados dos projetos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • estabelecer vínculos;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • brincar com os alunos;
  • colar materiais;
  • trocar roupa de cama;
  • preencher fichas de avaliação;
  • observar o raciocínio lógico;
  • observar a linguagem;
  • organizar material pedagógico;
  • recortar materiais;
  • reestruturar estratégias;
  • construir regras com os alunos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar senso de organização;
  • apresentar regras da escola;
  • demonstrar afetividade;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • definir atividades pedagógicas;
  • elaborar cronograma;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • solicitar material pedagógico;
  • organizar eventos na escola;
  • ensinar culinária;
  • interagir com a comunidade;
  • selecionar material didático;
  • trabalhar em equipe;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • higienizar brinquedos;
  • definir métodos de avaliação;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • contar estórias;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • atualizar-se;
  • servir como referencial de conduta;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • investigar interesse do aluno;
  • dar banho nos alunos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • registrar observações;
  • auto avaliar-se;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • contornar situações adversas;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • supervisionar refeições;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • ler textos;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • demonstrar versatilidade;
  • alimentar os alunos;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • pintar;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • identificar material pedagógico;
  • comentar filmes;
  • explicar atividades propostas;
  • convocar pais e responsáveis;
  • elaborar relatórios;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • desenhar;
  • supervisionar recreio;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • demonstrar autocontrole;
  • orientar higiene pessoal;
  • corrigir atividades;
  • demonstrar paciência;
  • reciclar material;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • orientar atividades de desenho;
  • participar da definição do horário;
  • trocar roupa dos alunos;
  • confeccionar material pedagógico;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • observar a socialização;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • modelar massas e argila;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • organizar sala de aula;
  • participar de conselhos;
  • limpar material;
  • definir objetivos da ação didática;
  • comprar material pedagógico;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • demonstrar criatividade;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de albergue
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue