Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;
  • comunicar-se;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;

Atividades

  • demonstrar autocontrole;
  • estabelecer vínculos;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • convocar pais e responsáveis;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • observar o desenvolvimento motor;
  • trocar roupa dos alunos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • alimentar os alunos;
  • supervisionar refeições;
  • construir regras com os alunos;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • selecionar material didático;
  • elaborar estórias com alunos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • definir atividades pedagógicas;
  • planejar o roteiro de aula;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • observar a linguagem;
  • mostrar filmes;
  • discutir resultados dos projetos;
  • demonstrar paciência;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • demonstrar senso de organização;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • explicar atividades propostas;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • demonstrar criatividade;
  • atualizar-se;
  • observar a socialização;
  • brincar com os alunos;
  • desenhar;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • orientar higiene pessoal;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • participar de conselhos;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • organizar material pedagógico;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • registrar observações;
  • reestruturar estratégias;
  • definir objetivos da ação didática;
  • orientar atividades de desenho;
  • demonstrar versatilidade;
  • apresentar regras da escola;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • organizar espaços em geral;
  • ensinar culinária;
  • demonstrar afetividade;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • comentar filmes;
  • organizar sala de aula;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • confeccionar material pedagógico;
  • elaborar cronograma;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • identificar material pedagógico;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • ler textos;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • trocar fralda dos alunos;
  • modelar massas e argila;
  • solicitar material pedagógico;
  • definir métodos de avaliação;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • orientar atividades artísticas;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • reciclar material;
  • cantar músicas;
  • demonstrar sensibilidade;
  • supervisionar recreio;
  • escrever letras e números;
  • limpar material;
  • elaborar relatórios;
  • participar da definição do horário;
  • organizar eventos na escola;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • trocar roupa de cama;
  • trabalhar em equipe;
  • investigar interesse do aluno;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • servir como referencial de conduta;
  • servir alimentação aos alunos;
  • recortar materiais;
  • utilizar sucata;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • dar banho nos alunos;
  • comprar material pedagógico;
  • higienizar brinquedos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • interagir com a comunidade;
  • observar o raciocínio lógico;
  • pintar;
  • colar materiais;
  • contornar situações adversas;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • corrigir atividades;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • auto avaliar-se;
  • contar estórias;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




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