Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de creche
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- demonstrar competências pessoais;
- cuidar dos alunos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- elaborar projetos pedagógicos;
- organizar o trabalho;
- ensinar alunos;
- planejar ações didáticas;
- orientar a construção do conhecimento;
- preparar material pedagógico;
- comunicar-se;
Atividades
- alimentar os alunos;
- organizar material pedagógico;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- reciclar material;
- interagir com a comunidade;
- orientar higiene pessoal;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- desenhar;
- demonstrar paciência;
- participar da definição do horário;
- cantar músicas;
- observar higiene dos brinquedos;
- demonstrar versatilidade;
- trocar roupa de cama;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- ensinar culinária;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- atualizar-se;
- ler textos;
- desenvolver capacidades motoras;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- elaborar cronograma;
- limpar material;
- observar a socialização;
- colar materiais;
- elaborar relatórios;
- observar o desenvolvimento motor;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- investigar interesse do aluno;
- convocar pais e responsáveis;
- organizar eventos na escola;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- avaliar atividades dos alunos;
- pintar;
- trocar roupa dos alunos;
- desenvolver capacidades emocionais;
- definir métodos de avaliação;
- recortar materiais;
- corrigir atividades;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- planejar o roteiro de aula;
- demonstrar afetividade;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- construir regras com os alunos;
- preencher fichas de avaliação;
- registrar observações;
- comentar filmes;
- elaborar estórias com alunos;
- conferir cadastro dos alunos;
- determinar parâmetros do projeto;
- demonstrar sensibilidade;
- debater projeto com direção e coordenação;
- escrever letras e números;
- reestruturar estratégias;
- criar espaço para brincadeiras;
- trabalhar em equipe;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- contar estórias;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- mostrar filmes;
- servir como referencial de conduta;
- organizar sala de aula;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- solicitar material pedagógico;
- supervisionar refeições;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- trocar fralda dos alunos;
- definir objetivos da ação didática;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- orientar atividades de desenho;
- orientar atividades artísticas;
- demonstrar capacidade de observação;
- identificar material pedagógico;
- dramatizar estórias e músicas;
- definir atividades pedagógicas;
- confeccionar material pedagógico;
- explicar atividades propostas;
- participar de conselhos;
- contornar situações adversas;
- supervisionar recreio;
- organizar espaços em geral;
- observar a linguagem;
- demonstrar criatividade;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- desenvolver atividades artísticas;
- observar o raciocínio lógico;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- selecionar material didático;
- demonstrar autocontrole;
- utilizar sucata;
- servir alimentação aos alunos;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- apresentar projeto aos alunos;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- apresentar regras da escola;
- higienizar brinquedos;
- comprar material pedagógico;
- participar da associação de pais e mestres;
- dar banho nos alunos;
- auto avaliar-se;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- modelar massas e argila;
- discutir resultados dos projetos;
- demonstrar senso de organização;
- brincar com os alunos;
- criar jogos e brincadeiras;
- estabelecer vínculos;
- participar de eventos de qualificação profissional;
Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares