Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • preparar material pedagógico;
  • organizar o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • planejar ações didáticas;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;

Atividades

  • planejar o roteiro de aula;
  • organizar material pedagógico;
  • ler textos;
  • demonstrar autocontrole;
  • registrar observações;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • orientar atividades artísticas;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • colar materiais;
  • interagir com a comunidade;
  • selecionar material didático;
  • recortar materiais;
  • dar banho nos alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • estabelecer vínculos;
  • limpar material;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • contar estórias;
  • demonstrar sensibilidade;
  • pintar;
  • supervisionar recreio;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • demonstrar criatividade;
  • desenhar;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • observar o raciocínio lógico;
  • solicitar material pedagógico;
  • definir objetivos da ação didática;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • observar a socialização;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • trocar roupa dos alunos;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • construir regras com os alunos;
  • comentar filmes;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • higienizar brinquedos;
  • servir como referencial de conduta;
  • demonstrar afetividade;
  • organizar eventos na escola;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • confeccionar material pedagógico;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • demonstrar senso de organização;
  • escrever letras e números;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • apresentar regras da escola;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • observar a linguagem;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • observar higiene dos brinquedos;
  • definir métodos de avaliação;
  • participar de conselhos;
  • contornar situações adversas;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • atualizar-se;
  • brincar com os alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • definir atividades pedagógicas;
  • convocar pais e responsáveis;
  • demonstrar paciência;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • servir alimentação aos alunos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • identificar material pedagógico;
  • organizar espaços em geral;
  • modelar massas e argila;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • alimentar os alunos;
  • elaborar cronograma;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • ensinar culinária;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • reestruturar estratégias;
  • supervisionar refeições;
  • mostrar filmes;
  • reciclar material;
  • utilizar sucata;
  • cantar músicas;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • participar da definição do horário;
  • orientar atividades de desenho;
  • comprar material pedagógico;
  • auto avaliar-se;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • corrigir atividades;
  • explicar atividades propostas;
  • investigar interesse do aluno;
  • elaborar relatórios;
  • organizar sala de aula;
  • discutir resultados dos projetos;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • demonstrar versatilidade;
  • elaborar estórias com alunos;
  • desenvolver atividades artísticas;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de albergue
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue