Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar o trabalho;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • preparar material pedagógico;

Atividades

  • convocar pais e responsáveis;
  • definir objetivos da ação didática;
  • estabelecer vínculos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • definir métodos de avaliação;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • selecionar material didático;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • confeccionar material pedagógico;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • dar banho nos alunos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • preencher fichas de avaliação;
  • utilizar sucata;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • alimentar os alunos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • escrever letras e números;
  • orientar atividades de desenho;
  • trocar roupa de cama;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • demonstrar senso de organização;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • construir regras com os alunos;
  • desenhar;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • higienizar brinquedos;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • supervisionar refeições;
  • observar o raciocínio lógico;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar estórias com alunos;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • comprar material pedagógico;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • contornar situações adversas;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • definir atividades pedagógicas;
  • organizar eventos na escola;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • demonstrar versatilidade;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • brincar com os alunos;
  • elaborar relatórios;
  • observar a socialização;
  • apresentar regras da escola;
  • demonstrar paciência;
  • elaborar cronograma;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • orientar higiene pessoal;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • servir alimentação aos alunos;
  • comentar filmes;
  • participar de conselhos;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • recortar materiais;
  • reestruturar estratégias;
  • contar estórias;
  • solicitar material pedagógico;
  • interagir com a comunidade;
  • ler textos;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • reciclar material;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • ensinar culinária;
  • organizar espaços em geral;
  • supervisionar recreio;
  • corrigir atividades;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • cantar músicas;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • organizar sala de aula;
  • identificar material pedagógico;
  • demonstrar sensibilidade;
  • atualizar-se;
  • observar a linguagem;
  • auto avaliar-se;
  • trabalhar em equipe;
  • discutir resultados dos projetos;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • servir como referencial de conduta;
  • explicar atividades propostas;
  • limpar material;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • investigar interesse do aluno;
  • participar da definição do horário;
  • demonstrar autocontrole;
  • pintar;
  • organizar material pedagógico;
  • demonstrar afetividade;
  • colar materiais;
  • orientar atividades artísticas;
  • registrar observações;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • modelar massas e argila;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • mostrar filmes;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • trocar roupa dos alunos;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




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Salário para o cargo de Escultor
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Escultor