Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de creche
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- organizar o trabalho;
- comunicar-se;
- cuidar dos alunos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- elaborar projetos pedagógicos;
- orientar a construção do conhecimento;
- preparar material pedagógico;
- ensinar alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar ações didáticas;
Atividades
- demonstrar sensibilidade;
- colar materiais;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- elaborar estórias com alunos;
- apresentar projeto aos alunos;
- auto avaliar-se;
- pintar;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- servir alimentação aos alunos;
- discutir resultados dos projetos;
- organizar espaços em geral;
- interagir com a comunidade;
- identificar material pedagógico;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- orientar atividades de desenho;
- definir objetivos da ação didática;
- avaliar atividades dos alunos;
- contornar situações adversas;
- reestruturar estratégias;
- desenhar;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- observar a socialização;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- definir atividades pedagógicas;
- utilizar sucata;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- trocar fralda dos alunos;
- desenvolver capacidades motoras;
- dramatizar estórias e músicas;
- supervisionar recreio;
- confeccionar material pedagógico;
- supervisionar refeições;
- desenvolver atividades artísticas;
- elaborar cronograma;
- observar o raciocínio lógico;
- demonstrar afetividade;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- dar banho nos alunos;
- ensinar culinária;
- contar estórias;
- demonstrar senso de organização;
- reciclar material;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- debater projeto com direção e coordenação;
- construir regras com os alunos;
- estabelecer vínculos;
- participar da associação de pais e mestres;
- comprar material pedagógico;
- preencher fichas de avaliação;
- criar espaço para brincadeiras;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- trocar roupa de cama;
- corrigir atividades;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- observar a linguagem;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- orientar higiene pessoal;
- determinar parâmetros do projeto;
- observar higiene dos brinquedos;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- demonstrar paciência;
- organizar eventos na escola;
- ler textos;
- brincar com os alunos;
- mostrar filmes;
- definir métodos de avaliação;
- organizar material pedagógico;
- participar da definição do horário;
- solicitar material pedagógico;
- limpar material;
- demonstrar versatilidade;
- comentar filmes;
- demonstrar capacidade de observação;
- servir como referencial de conduta;
- recortar materiais;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- conferir cadastro dos alunos;
- desenvolver capacidades emocionais;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- participar da elaboração de calendário escolar;
- planejar o roteiro de aula;
- escrever letras e números;
- registrar observações;
- participar de conselhos;
- atualizar-se;
- observar o desenvolvimento motor;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- modelar massas e argila;
- selecionar material didático;
- elaborar relatórios;
- investigar interesse do aluno;
- organizar sala de aula;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- trocar roupa dos alunos;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- demonstrar autocontrole;
- demonstrar criatividade;
- cantar músicas;
- apresentar regras da escola;
- explicar atividades propostas;
- convocar pais e responsáveis;
- alimentar os alunos;
- criar jogos e brincadeiras;
- trabalhar em equipe;
- orientar atividades artísticas;
- higienizar brinquedos;
Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares