Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • organizar o trabalho;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar paciência;
  • reestruturar estratégias;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • participar da definição do horário;
  • demonstrar autocontrole;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • trocar roupa dos alunos;
  • escrever letras e números;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • atualizar-se;
  • alimentar os alunos;
  • supervisionar recreio;
  • planejar o roteiro de aula;
  • auto avaliar-se;
  • comentar filmes;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • construir regras com os alunos;
  • interagir com a comunidade;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • trocar roupa de cama;
  • definir métodos de avaliação;
  • trocar fralda dos alunos;
  • reciclar material;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • discutir resultados dos projetos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • corrigir atividades;
  • brincar com os alunos;
  • participar de conselhos;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • elaborar cronograma;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • elaborar relatórios;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • colar materiais;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • apresentar regras da escola;
  • recortar materiais;
  • elaborar estórias com alunos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • utilizar sucata;
  • organizar eventos na escola;
  • organizar material pedagógico;
  • definir atividades pedagógicas;
  • comprar material pedagógico;
  • organizar sala de aula;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • orientar atividades artísticas;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • dar banho nos alunos;
  • investigar interesse do aluno;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • contornar situações adversas;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • demonstrar sensibilidade;
  • servir alimentação aos alunos;
  • pintar;
  • ensinar culinária;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • registrar observações;
  • cantar músicas;
  • supervisionar refeições;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • orientar atividades de desenho;
  • higienizar brinquedos;
  • observar a linguagem;
  • limpar material;
  • ler textos;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • estabelecer vínculos;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • demonstrar senso de organização;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • explicar atividades propostas;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • demonstrar versatilidade;
  • solicitar material pedagógico;
  • demonstrar afetividade;
  • modelar massas e argila;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • convocar pais e responsáveis;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • demonstrar criatividade;
  • mostrar filmes;
  • identificar material pedagógico;
  • definir objetivos da ação didática;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • contar estórias;
  • selecionar material didático;
  • organizar espaços em geral;
  • observar a socialização;
  • observar o raciocínio lógico;
  • trabalhar em equipe;
  • orientar higiene pessoal;
  • desenhar;
  • servir como referencial de conduta;
  • confeccionar material pedagógico;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




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