Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de creche
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- preparar material pedagógico;
- organizar o trabalho;
- avaliar desempenho dos alunos;
- ensinar alunos;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar ações didáticas;
- cuidar dos alunos;
- orientar a construção do conhecimento;
- elaborar projetos pedagógicos;
Atividades
- demonstrar senso de organização;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- modelar massas e argila;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- organizar sala de aula;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- elaborar relatórios;
- desenhar;
- identificar material pedagógico;
- solicitar material pedagógico;
- participar da associação de pais e mestres;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- desenvolver capacidades motoras;
- definir métodos de avaliação;
- demonstrar afetividade;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- desenvolver atividades artísticas;
- interagir com a comunidade;
- reciclar material;
- dar banho nos alunos;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- explicar atividades propostas;
- trocar roupa dos alunos;
- contar estórias;
- reestruturar estratégias;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- orientar atividades de desenho;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- corrigir atividades;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- higienizar brinquedos;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- mostrar filmes;
- atualizar-se;
- organizar espaços em geral;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- trocar roupa de cama;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- participar de conselhos;
- orientar atividades artísticas;
- pintar;
- estabelecer vínculos;
- ensinar culinária;
- observar higiene dos brinquedos;
- elaborar cronograma;
- ler textos;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- preencher fichas de avaliação;
- conferir cadastro dos alunos;
- participar da definição do horário;
- criar espaço para brincadeiras;
- escrever letras e números;
- auto avaliar-se;
- construir regras com os alunos;
- brincar com os alunos;
- definir atividades pedagógicas;
- demonstrar autocontrole;
- apresentar regras da escola;
- demonstrar sensibilidade;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- cantar músicas;
- dramatizar estórias e músicas;
- observar a linguagem;
- observar o raciocínio lógico;
- avaliar atividades dos alunos;
- determinar parâmetros do projeto;
- demonstrar versatilidade;
- confeccionar material pedagógico;
- utilizar sucata;
- apresentar projeto aos alunos;
- investigar interesse do aluno;
- demonstrar capacidade de observação;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- observar a socialização;
- orientar higiene pessoal;
- planejar o roteiro de aula;
- discutir resultados dos projetos;
- recortar materiais;
- demonstrar criatividade;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- organizar material pedagógico;
- comentar filmes;
- trabalhar em equipe;
- colar materiais;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- convocar pais e responsáveis;
- comprar material pedagógico;
- definir objetivos da ação didática;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- supervisionar recreio;
- criar jogos e brincadeiras;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- organizar eventos na escola;
- observar o desenvolvimento motor;
- contornar situações adversas;
- debater projeto com direção e coordenação;
- supervisionar refeições;
- elaborar estórias com alunos;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- limpar material;
- trocar fralda dos alunos;
- selecionar material didático;
- registrar observações;
- demonstrar paciência;
- alimentar os alunos;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- servir como referencial de conduta;
- servir alimentação aos alunos;
- desenvolver capacidades emocionais;
Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares