Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • comunicar-se;

Atividades

  • estabelecer vínculos;
  • elaborar cronograma;
  • apresentar regras da escola;
  • demonstrar autocontrole;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • explicar atividades propostas;
  • elaborar relatórios;
  • auto avaliar-se;
  • definir atividades pedagógicas;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • definir métodos de avaliação;
  • organizar espaços em geral;
  • ensinar culinária;
  • organizar eventos na escola;
  • servir como referencial de conduta;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • trocar roupa de cama;
  • participar de conselhos;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • elaborar estórias com alunos;
  • confeccionar material pedagógico;
  • preencher fichas de avaliação;
  • utilizar sucata;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • corrigir atividades;
  • demonstrar afetividade;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • demonstrar versatilidade;
  • orientar atividades artísticas;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • brincar com os alunos;
  • orientar atividades de desenho;
  • investigar interesse do aluno;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • identificar material pedagógico;
  • organizar sala de aula;
  • trocar fralda dos alunos;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • ler textos;
  • reciclar material;
  • dar banho nos alunos;
  • atualizar-se;
  • reestruturar estratégias;
  • orientar higiene pessoal;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • cantar músicas;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • supervisionar recreio;
  • limpar material;
  • construir regras com os alunos;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • participar da definição do horário;
  • comentar filmes;
  • contornar situações adversas;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • contar estórias;
  • planejar o roteiro de aula;
  • interagir com a comunidade;
  • pintar;
  • observar a socialização;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • demonstrar criatividade;
  • discutir resultados dos projetos;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • selecionar material didático;
  • supervisionar refeições;
  • registrar observações;
  • demonstrar sensibilidade;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • recortar materiais;
  • desenhar;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • escrever letras e números;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • observar o raciocínio lógico;
  • solicitar material pedagógico;
  • convocar pais e responsáveis;
  • mostrar filmes;
  • observar a linguagem;
  • demonstrar paciência;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • organizar material pedagógico;
  • trocar roupa dos alunos;
  • higienizar brinquedos;
  • comprar material pedagógico;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • colar materiais;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • demonstrar senso de organização;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • definir objetivos da ação didática;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • modelar massas e argila;
  • alimentar os alunos;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




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Arte educador