Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • cuidar dos alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • organizar o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;

Atividades

  • confeccionar material pedagógico;
  • alimentar os alunos;
  • recortar materiais;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • orientar atividades de desenho;
  • trabalhar em equipe;
  • planejar o roteiro de aula;
  • atualizar-se;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • definir atividades pedagógicas;
  • demonstrar afetividade;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • utilizar sucata;
  • organizar eventos na escola;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • elaborar relatórios;
  • explicar atividades propostas;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar criatividade;
  • supervisionar refeições;
  • ler textos;
  • pintar;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • contornar situações adversas;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • observar a linguagem;
  • cantar músicas;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • servir alimentação aos alunos;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • definir métodos de avaliação;
  • trocar fralda dos alunos;
  • elaborar cronograma;
  • apresentar regras da escola;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • modelar massas e argila;
  • investigar interesse do aluno;
  • selecionar material didático;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • demonstrar versatilidade;
  • colar materiais;
  • trocar roupa de cama;
  • preencher fichas de avaliação;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • organizar material pedagógico;
  • dar banho nos alunos;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • elaborar estórias com alunos;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • brincar com os alunos;
  • supervisionar recreio;
  • orientar higiene pessoal;
  • registrar observações;
  • observar a socialização;
  • escrever letras e números;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • orientar atividades artísticas;
  • limpar material;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • observar o raciocínio lógico;
  • mostrar filmes;
  • reciclar material;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • construir regras com os alunos;
  • servir como referencial de conduta;
  • identificar material pedagógico;
  • interagir com a comunidade;
  • definir objetivos da ação didática;
  • trocar roupa dos alunos;
  • participar da definição do horário;
  • demonstrar sensibilidade;
  • organizar sala de aula;
  • comentar filmes;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar senso de organização;
  • estabelecer vínculos;
  • reestruturar estratégias;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • convocar pais e responsáveis;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • organizar espaços em geral;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • desenhar;
  • higienizar brinquedos;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • participar de conselhos;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • corrigir atividades;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • solicitar material pedagógico;
  • ensinar culinária;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • comprar material pedagógico;
  • contar estórias;
  • discutir resultados dos projetos;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Orientador sócio educativo