Salário para o cargo de Administrador de pessoal
CBO 1422-10 > Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

Administrador de pessoal - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam atividades de departamentos ou serviços de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento, liderando e facilitando o desenvolvimento do trabalho das equipes. Assessoram diretoria e setores da empresa em atividades como planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho. Atuam em eventos corporativos e da comunidade, representando a empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho os profissionais podem exercer suas funções em uma gama variada de atividades econômicas dentro do comércio, da indústria, dos serviços e da agropecuária. Atuam como empregados em empresas privadas ou públicas, em geral de portes médio e grande. Há registros de terceirização dos serviços de recrutamento, seleção e treinamento, o que pode levar à desaparição da área no organograma de várias empresas e seu ressurgimento em outras, naquelas subcontratadas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho

As ocupações da família são exercidas por profissionais que tenham cursado, pelo menos, o nível superior completo, formados em qualquer ramo do conhecimento, com experiência ou formação complementar predominante nas áreas de psicologia ou administração. É desejável que as ocupações sejam exercidas por profissionais com quatro a cinco anos de experiência na área de recursos humanos.


Funções e atividades do Administrador de pessoal

Gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • controlar benefícios;
  • coordenar recrutamento e seleção de pessoal;
  • atuar em eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar atividades do departamento de pessoal;

Atividades

  • gerenciar ações trabalhistas;
  • prestar informações à fiscalização do trabalho;
  • gerenciar custo de mão-de-obra;
  • mediar relação entre funcionários e empresa;
  • controlar benefícios junto a órgãos públicos;
  • dominar informática;
  • gerenciar contratos de estagiários e terceiros;
  • assessorar na elaboração das metas orçamentárias;
  • entrevistar candidatos;
  • gerenciar folha de pagamento;
  • participar de grupos de discussão na área de rh;
  • demonstrar assertividade;
  • analisar contratos de trabalho;
  • gerenciar documentações legais;
  • assessorar outras áreas sobre a legislação pertinente a rh;
  • desenvolver empatia;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • atender funcionários e dependentes;
  • reciclar-se constantemente;
  • demonstrar habilidade de negociação;
  • elaborar procedimentos para cumprir as convenções coletivas;
  • participar de reuniões com diretoria ou gerência;
  • gerenciar movimentação de pessoal;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • gerenciar contratação de pessoal e rescisão contratual;
  • controlar contratos com fornecedores;
  • participar de seminários na área;
  • desempenhar papel facilitador;
  • consultar fontes jurídicas;
  • fornecer à diretoria informações relacionadas a pessoal;
  • demonstrar ética profissional;
  • supervisionar rotinas administrativas;
  • negociar acordos com entidades sindicais e de relações trabalhistas;
  • assessorar na elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
  • transformar-se em agente de mudança;
  • providenciar o recolhimento de encargos sociais;
  • revelar espírito de liderança;


Setores que mais contratam Administrador de pessoal no mercado de trabalho

  • Atividades de contabilidade
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de edifícios
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Supermercados
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Restaurantes e similares
  • Serviços de engenharia
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Hotéis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral




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