Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisa em profundidade
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisa em profundidade - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de pesquisa em profundidade

Um Entrevistador de pesquisa em profundidade trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.426,04 e R$ 3.058,10, com a média salarial de R$ 1.753,43 e o salário mediana em R$ 1.507,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de pesquisa em profundidade

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.753,43 21.041,14 438,36 8,23
1º Quartil 1.426,04 17.112,53 356,51 6,69
Salário Mediana 1.507,00 18.084,00 376,75 7,07
3º Quartil 2.332,24 27.986,83 583,06 10,94
Teto Salarial 3.058,10 36.697,16 764,52 14,35


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 5.251 2.193,21 1.412,00 1.412,00 4.335,00 5.250,68
Curitiba - PR 1.412 - 2.236 1.560,06 1.412,00 1.507,00 1.845,90 2.235,81
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 2.686 1.624,26 1.412,00 1.412,00 2.217,93 2.686,43
Belo Horizonte - MG 1.412 - 1.815 1.433,69 1.412,00 1.412,00 1.498,77 1.815,35
Barueri - SP 1.700 - 4.415 2.351,07 1.700,45 1.837,00 3.645,45 4.415,48
Vila Velha - ES 1.603 - 2.434 1.743,47 1.603,00 1.715,00 2.009,73 2.434,24
Porto Alegre - RS 1.412 - 2.053 1.499,70 1.412,00 1.412,00 1.694,98 2.053,00
São Carlos - SP 1.825 - 2.257 1.854,32 1.824,57 1.863,00 1.863,00 2.256,52
Fortaleza - CE 1.412 - 2.059 1.503,87 1.412,00 1.412,00 1.700,00 2.059,09
Campinas - SP 1.412 - 2.009 1.469,53 1.412,00 1.412,00 1.658,57 2.008,91
Ribeirão Preto - SP 1.463 - 1.938 1.513,74 1.463,00 1.463,00 1.600,00 1.937,97
Goiânia - GO 1.412 - 3.146 1.730,64 1.412,00 1.475,00 2.597,00 3.145,56
Recife - PE 1.412 - 2.268 1.548,53 1.412,00 1.412,00 1.872,50 2.268,03
Franca - SP 1.463 - 1.900 1.498,63 1.463,00 1.463,00 1.568,50 1.899,81
Florianópolis - SC 1.412 - 2.259 1.546,52 1.412,00 1.412,00 1.865,25 2.259,25
Brasília - DF 1.412 - 2.202 1.563,07 1.412,00 1.524,00 1.818,00 2.202,02
Manaus - AM 1.412 - 2.097 1.524,69 1.412,00 1.480,00 1.731,00 2.096,64
Cravinhos - SP 1.450 - 1.756 1.450,00 1.450,00 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Vitoria - ES 1.412 - 2.786 1.675,55 1.412,00 1.412,00 2.300,00 2.785,83
Marabá - PA 2.200 - 3.562 2.334,73 2.200,00 2.200,00 2.941,00 3.562,23


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 3.997 1.978,69 1.412,00 1.600,00 3.299,63 3.996,62
Paraná 1.412 - 2.402 1.599,57 1.412,00 1.507,00 1.983,46 2.402,43
Rio de Janeiro 1.412 - 2.659 1.646,13 1.412,00 1.482,00 2.195,32 2.659,03
Minas Gerais 1.412 - 2.143 1.509,87 1.412,00 1.412,00 1.769,53 2.143,31
Espírito Santo 1.508 - 2.510 1.730,59 1.507,50 1.715,00 2.071,93 2.509,58
Rio Grande do Sul 1.412 - 2.630 1.614,81 1.412,00 1.412,00 2.171,43 2.630,11
Ceará 1.412 - 2.040 1.493,07 1.412,00 1.412,00 1.684,50 2.040,32
Santa Catarina 1.412 - 2.403 1.607,01 1.412,00 1.508,00 1.983,67 2.402,68
Goiás 1.412 - 2.985 1.728,08 1.412,00 1.525,50 2.464,17 2.984,67
Pará 1.430 - 3.024 1.906,22 1.430,40 1.900,00 2.496,40 3.023,71
Pernambuco 1.412 - 2.524 1.611,84 1.412,00 1.412,00 2.083,75 2.523,90
Distrito Federal 1.412 - 2.202 1.563,07 1.412,00 1.524,00 1.818,00 2.202,02
Amazonas 1.412 - 2.097 1.524,69 1.412,00 1.480,00 1.731,00 2.096,64
Roraima 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Bahia 1.412 - 2.609 1.662,88 1.412,00 1.475,50 2.154,00 2.608,99
Maranhão 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Sergipe 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Piauí 2.500 - 3.634 2.600,00 2.500,00 2.500,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisa em profundidade

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • verificar consistência da informação;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • realizar triagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • preparar dados para análise;

  • Atividades

    • aplicar programas estatísticos;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • registrar com fidedignidade;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • verificar dados;
    • manter pontualidade;
    • selecionar o formulário adequado;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • apresentar boa dicção;
    • codificar informações;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • atualizar cadastro da família;
    • agir com perseverança;
    • demonstrar discernimento;
    • esclarecer dúvidas;
    • conferir cálculos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • identificar a composição familiar;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • elaborar tabelas;
    • quantificar consumo de produtos;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • controlar a especificação do produto;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • aplicar questionário de opinião;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • identificar a demanda da família;
    • organizar base de dados;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • verificar coerência da resposta;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • elaborar gráficos;
    • evidenciar senso de organização;
    • verificar cadastro;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • recuperar informação não preenchida;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • demonstrar imparcialidade;
    • sugerir alterações em questionários;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • demonstrar credibilidade;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • atender as famílias;
    • cadastrar famílias;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • identificar a situação da família;
    • corrigir informação levantada;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • estimar tendências;
    • coletar preços no comércio;
    • cadastrar domicílios;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • agendar entrevistas;
    • demonstrar paciência;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;


    Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisa em profundidade no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Agências de publicidade
    • Treinamento em informática
    • Outras atividades de prestação de serviços de informação
    • Atividades de contabilidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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