Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisa em profundidade
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisa em profundidade - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de pesquisa em profundidade

Um Entrevistador de pesquisa em profundidade trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.048,63 e R$ 2.590,66, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de pesquisa em profundidade

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.048,63 12.583,53 262,16 5,05
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.975,75 23.708,98 493,94 9,51
Teto Salarial 2.590,66 31.087,92 647,67 12,47


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Salvador - BA 1.010 - 1.799 1.214,37 1.010,49 1.122,34 1.485,32 1.799,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisa em profundidade

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • preparar dados para análise;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar triagem;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • verificar consistência da informação;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • participar do planejamento da atividade de campo;

  • Atividades

    • realizar busca ativa das famílias;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • cadastrar domicílios;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • agendar entrevistas;
    • identificar a situação da família;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • coletar preços no comércio;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • demonstrar discernimento;
    • demonstrar credibilidade;
    • verificar cadastro;
    • registrar com fidedignidade;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • selecionar o formulário adequado;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • atender as famílias;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • verificar dados;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • identificar a demanda da família;
    • organizar base de dados;
    • demonstrar imparcialidade;
    • apresentar boa dicção;
    • esclarecer dúvidas;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • aplicar programas estatísticos;
    • quantificar consumo de produtos;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • demonstrar paciência;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • identificar a composição familiar;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • sugerir alterações em questionários;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • elaborar gráficos;
    • verificar coerência da resposta;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • manter pontualidade;
    • recuperar informação não preenchida;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • corrigir informação levantada;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • elaborar tabelas;
    • codificar informações;
    • evidenciar senso de organização;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • estimar tendências;
    • cadastrar famílias;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • atualizar cadastro da família;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • agir com perseverança;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • controlar a especificação do produto;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • aplicar questionário de opinião;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • conferir cálculos;


    Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisa em profundidade no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Agências de publicidade
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista