Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.048,63 e R$ 2.590,66, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.048,63 12.583,53 262,16 5,05
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.975,75 23.708,98 493,94 9,51
Teto Salarial 2.590,66 31.087,92 647,67 12,47


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Paranaguá - PR 1.367 - 1.723 1.391,56 1.367,00 1.389,00 1.422,50 1.722,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • verificar consistência da informação;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • realizar triagem;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar dados para análise;
  • cadastrar informantes e famílias;

  • Atividades

    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • codificar informações;
    • aplicar programas estatísticos;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • elaborar gráficos;
    • sugerir alterações em questionários;
    • demonstrar paciência;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • conferir cálculos;
    • demonstrar imparcialidade;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • evidenciar senso de organização;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • selecionar o formulário adequado;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • cadastrar famílias;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • controlar a especificação do produto;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • registrar com fidedignidade;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • elaborar tabelas;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • verificar cadastro;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • estimar tendências;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • agir com perseverança;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • agendar entrevistas;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • coletar preços no comércio;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • identificar a situação da família;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • apresentar boa dicção;
    • cadastrar domicílios;
    • identificar a demanda da família;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • verificar coerência da resposta;
    • corrigir informação levantada;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • atender as famílias;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • manter pontualidade;
    • esclarecer dúvidas;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • demonstrar credibilidade;
    • aplicar questionário de opinião;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • identificar a composição familiar;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • verificar dados;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • demonstrar discernimento;
    • organizar base de dados;
    • recuperar informação não preenchida;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • quantificar consumo de produtos;
    • atualizar cadastro da família;


    Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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