Salário para o cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.426,04 e R$ 3.058,10, com a média salarial de R$ 1.753,43 e o salário mediana em R$ 1.507,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.753,43 21.041,14 438,36 8,23
1º Quartil 1.426,04 17.112,53 356,51 6,69
Salário Mediana 1.507,00 18.084,00 376,75 7,07
3º Quartil 2.332,24 27.986,83 583,06 10,94
Teto Salarial 3.058,10 36.697,16 764,52 14,35


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 5.251 2.193,21 1.412,00 1.412,00 4.335,00 5.250,68
Curitiba - PR 1.412 - 2.236 1.560,06 1.412,00 1.507,00 1.845,90 2.235,81
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 2.686 1.624,26 1.412,00 1.412,00 2.217,93 2.686,43
Belo Horizonte - MG 1.412 - 1.815 1.433,69 1.412,00 1.412,00 1.498,77 1.815,35
Barueri - SP 1.700 - 4.415 2.351,07 1.700,45 1.837,00 3.645,45 4.415,48
Vila Velha - ES 1.603 - 2.434 1.743,47 1.603,00 1.715,00 2.009,73 2.434,24
Porto Alegre - RS 1.412 - 2.053 1.499,70 1.412,00 1.412,00 1.694,98 2.053,00
São Carlos - SP 1.825 - 2.257 1.854,32 1.824,57 1.863,00 1.863,00 2.256,52
Fortaleza - CE 1.412 - 2.059 1.503,87 1.412,00 1.412,00 1.700,00 2.059,09
Campinas - SP 1.412 - 2.009 1.469,53 1.412,00 1.412,00 1.658,57 2.008,91
Ribeirão Preto - SP 1.463 - 1.938 1.513,74 1.463,00 1.463,00 1.600,00 1.937,97
Goiânia - GO 1.412 - 3.146 1.730,64 1.412,00 1.475,00 2.597,00 3.145,56
Recife - PE 1.412 - 2.268 1.548,53 1.412,00 1.412,00 1.872,50 2.268,03
Franca - SP 1.463 - 1.900 1.498,63 1.463,00 1.463,00 1.568,50 1.899,81
Florianópolis - SC 1.412 - 2.259 1.546,52 1.412,00 1.412,00 1.865,25 2.259,25
Brasília - DF 1.412 - 2.202 1.563,07 1.412,00 1.524,00 1.818,00 2.202,02
Manaus - AM 1.412 - 2.097 1.524,69 1.412,00 1.480,00 1.731,00 2.096,64
Cravinhos - SP 1.450 - 1.756 1.450,00 1.450,00 1.450,00 1.450,00 1.756,28
Vitoria - ES 1.412 - 2.786 1.675,55 1.412,00 1.412,00 2.300,00 2.785,83
Marabá - PA 2.200 - 3.562 2.334,73 2.200,00 2.200,00 2.941,00 3.562,23


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 3.997 1.978,69 1.412,00 1.600,00 3.299,63 3.996,62
Paraná 1.412 - 2.402 1.599,57 1.412,00 1.507,00 1.983,46 2.402,43
Rio de Janeiro 1.412 - 2.659 1.646,13 1.412,00 1.482,00 2.195,32 2.659,03
Minas Gerais 1.412 - 2.143 1.509,87 1.412,00 1.412,00 1.769,53 2.143,31
Espírito Santo 1.508 - 2.510 1.730,59 1.507,50 1.715,00 2.071,93 2.509,58
Rio Grande do Sul 1.412 - 2.630 1.614,81 1.412,00 1.412,00 2.171,43 2.630,11
Ceará 1.412 - 2.040 1.493,07 1.412,00 1.412,00 1.684,50 2.040,32
Santa Catarina 1.412 - 2.403 1.607,01 1.412,00 1.508,00 1.983,67 2.402,68
Goiás 1.412 - 2.985 1.728,08 1.412,00 1.525,50 2.464,17 2.984,67
Pará 1.430 - 3.024 1.906,22 1.430,40 1.900,00 2.496,40 3.023,71
Pernambuco 1.412 - 2.524 1.611,84 1.412,00 1.412,00 2.083,75 2.523,90
Distrito Federal 1.412 - 2.202 1.563,07 1.412,00 1.524,00 1.818,00 2.202,02
Amazonas 1.412 - 2.097 1.524,69 1.412,00 1.480,00 1.731,00 2.096,64
Roraima 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Bahia 1.412 - 2.609 1.662,88 1.412,00 1.475,50 2.154,00 2.608,99
Maranhão 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Sergipe 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Piauí 2.500 - 3.634 2.600,00 2.500,00 2.500,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • demonstrar competências pessoais;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • verificar consistência da informação;
  • preparar dados para análise;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • realizar triagem;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;

  • Atividades

    • comparar preços e dados de coleta;
    • aplicar programas estatísticos;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • corrigir informação levantada;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • atualizar cadastro da família;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • conferir cálculos;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • esclarecer dúvidas;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • demonstrar paciência;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • demonstrar discernimento;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • quantificar consumo de produtos;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • verificar coerência da resposta;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • coletar preços no comércio;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • verificar cadastro;
    • agendar entrevistas;
    • controlar a especificação do produto;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • verificar dados;
    • elaborar gráficos;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • demonstrar credibilidade;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • demonstrar imparcialidade;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • codificar informações;
    • elaborar tabelas;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • organizar base de dados;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • estimar tendências;
    • manter pontualidade;
    • agir com perseverança;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • identificar a situação da família;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • recuperar informação não preenchida;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • identificar a composição familiar;
    • cadastrar famílias;
    • cadastrar domicílios;
    • atender as famílias;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • aplicar questionário de opinião;
    • selecionar o formulário adequado;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • evidenciar senso de organização;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • apresentar boa dicção;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • sugerir alterações em questionários;
    • identificar a demanda da família;
    • registrar com fidedignidade;
    • demonstrar noções de microinformática;


    Setores que mais contratam Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Agências de publicidade
    • Treinamento em informática
    • Outras atividades de prestação de serviços de informação
    • Atividades de contabilidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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