Salário para o cargo de Entrevistador de mídia
CBO 4241-10 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de mídia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de mídia

Um Entrevistador de mídia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.048,63 e R$ 2.590,66, com a média salarial de R$ 1.364,97 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de mídia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.364,97 16.379,67 341,24 6,57
1º Quartil 1.048,63 12.583,53 262,16 5,05
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 5,78
3º Quartil 1.975,75 23.708,98 493,94 9,51
Teto Salarial 2.590,66 31.087,92 647,67 12,47


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.071 - 3.794 1.734,49 1.070,54 1.356,93 3.132,00 3.793,58
Uberlândia - MG 1.200 - 1.453 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Curitiba - PR 1.124 - 1.926 1.270,16 1.124,44 1.180,57 1.589,72 1.925,52
Rio de Janeiro - RJ 1.001 - 2.370 1.426,15 1.000,64 1.335,32 1.956,97 2.370,34
Porto Alegre - RS 989 - 1.544 1.146,60 989,08 1.145,84 1.274,47 1.543,68
Fortaleza - CE 1.050 - 1.886 1.222,02 1.049,76 1.152,56 1.557,31 1.886,26
Ubajara - CE 1.045 - 1.332 1.070,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Belo Horizonte - MG 953 - 1.832 1.188,51 953,08 1.147,31 1.512,46 1.831,93
Barueri - SP 1.232 - 2.150 1.405,70 1.231,96 1.315,00 1.774,98 2.149,90
Goiânia - GO 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Florianópolis - SC 1.052 - 1.685 1.268,48 1.052,24 1.325,00 1.391,00 1.684,82
Campinas - SP 1.055 - 1.789 1.192,99 1.055,16 1.055,16 1.476,76 1.788,69
Belém - PA 1.018 - 1.696 1.187,17 1.018,16 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Brasília - DF 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Vitoria - ES 835 - 2.941 1.434,13 834,51 1.227,32 2.428,17 2.941,07
Recife - PE 1.112 - 1.529 1.173,08 1.112,00 1.139,47 1.262,26 1.528,89
Franca - SP 1.190 - 1.441 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.190,00 1.441,36
Ribeirão Preto - SP 1.190 - 2.656 1.619,10 1.190,00 1.600,00 2.193,07 2.656,31
Jundiaí - SP 1.344 - 1.756 1.430,64 1.343,50 1.450,00 1.450,00 1.756,28
São Luís - MA 1.085 - 1.353 1.093,77 1.084,88 1.084,88 1.117,34 1.353,36


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.091 - 3.210 1.618,22 1.091,49 1.320,00 2.650,34 3.210,18
Minas Gerais 1.068 - 1.559 1.188,16 1.067,89 1.200,00 1.287,12 1.559,00
Paraná 1.130 - 2.067 1.320,41 1.129,56 1.180,57 1.706,76 2.067,28
Ceará 1.031 - 1.650 1.148,25 1.031,44 1.100,00 1.362,28 1.650,03
Rio de Janeiro 1.026 - 2.416 1.471,00 1.026,31 1.335,32 1.994,99 2.416,40
Rio Grande do Sul 989 - 1.635 1.165,83 989,08 1.155,44 1.349,87 1.635,00
Santa Catarina 1.062 - 1.764 1.294,80 1.062,19 1.358,00 1.456,50 1.764,16
Pará 1.034 - 1.667 1.181,37 1.034,29 1.200,00 1.376,48 1.667,23
Goiás 971 - 2.093 1.229,56 970,95 1.100,00 1.728,11 2.093,14
Pernambuco 1.112 - 1.601 1.191,31 1.112,00 1.173,39 1.321,70 1.600,88
Espírito Santo 835 - 2.941 1.431,03 834,51 1.321,97 2.428,17 2.941,07
Distrito Federal 1.062 - 1.611 1.172,89 1.061,77 1.149,50 1.329,91 1.610,83
Maranhão 1.045 - 1.346 1.083,00 1.045,00 1.084,88 1.111,56 1.346,35
Bahia 1.015 - 1.771 1.182,65 1.014,62 1.122,32 1.461,79 1.770,56
Mato Grosso 1.061 - 1.344 1.082,90 1.060,80 1.080,40 1.110,00 1.344,47


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de mídia

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • entrevistar o responsável familiar;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar consistência da informação;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • preparar dados para análise;
  • realizar triagem;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • cadastrar informantes e famílias;

  • Atividades

    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • controlar a especificação do produto;
    • aplicar questionário de opinião;
    • evidenciar senso de organização;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • recuperar informação não preenchida;
    • selecionar o formulário adequado;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • demonstrar credibilidade;
    • corrigir informação levantada;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • atualizar cadastro da família;
    • elaborar tabelas;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • estimar tendências;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • agir com perseverança;
    • registrar com fidedignidade;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • identificar a demanda da família;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • verificar cadastro;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • cadastrar famílias;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • esclarecer dúvidas;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • codificar informações;
    • conferir cálculos;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • demonstrar discernimento;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar gráficos;
    • coletar preços no comércio;
    • cadastrar domicílios;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • apresentar boa dicção;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • identificar a situação da família;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • quantificar consumo de produtos;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • demonstrar imparcialidade;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • verificar dados;
    • agendar entrevistas;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • identificar a composição familiar;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • atender as famílias;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • sugerir alterações em questionários;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • demonstrar paciência;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • aplicar programas estatísticos;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • organizar base de dados;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • manter pontualidade;
    • verificar coerência da resposta;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;


    Setores que mais contratam Entrevistador de mídia no mercado de trabalho

    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Agências de publicidade
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Operador de reator nuclear