Salário para o cargo de Agente de pesquisa
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Agente de pesquisa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Agente de pesquisa

Um Agente de pesquisa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.047,93 e R$ 2.734,37, com a média salarial de R$ 1.412,40 e o salário mediana em R$ 1.211,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de pesquisa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.412,40 16.948,82 353,10 6,54
1º Quartil 1.047,93 12.575,20 261,98 4,86
Salário Mediana 1.211,10 14.533,20 302,78 5,61
3º Quartil 2.085,35 25.024,15 521,34 9,66
Teto Salarial 2.734,37 32.812,42 683,59 12,67


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.118 - 3.504 1.677,92 1.117,68 1.359,60 2.893,31 3.504,46
Manaus - AM 1.355 - 1.782 1.441,74 1.355,08 1.470,28 1.470,90 1.781,59
Cuiabá - MT 1.045 - 1.460 1.085,88 1.045,00 1.045,00 1.205,48 1.460,12
Belo Horizonte - MG 1.069 - 2.046 1.281,41 1.069,28 1.150,00 1.688,79 2.045,52
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 2.664 1.405,44 1.045,00 1.151,60 2.199,42 2.664,01
Belém - PA 1.120 - 1.469 1.180,40 1.120,12 1.213,06 1.213,06 1.469,29
Jundiaí - SP 1.732 - 3.370 2.467,57 1.731,84 2.678,00 2.782,43 3.370,16
Vitoria - ES 1.083 - 1.805 1.235,51 1.082,88 1.211,10 1.490,06 1.804,80
Recife - PE 1.047 - 2.301 1.432,82 1.046,93 1.240,00 1.900,00 2.301,34
Fortaleza - CE 1.045 - 1.492 1.116,91 1.045,00 1.096,35 1.232,19 1.492,46
Brasília - DF 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Porto Alegre - RS 1.100 - 2.944 1.459,78 1.100,00 1.100,00 2.430,94 2.944,42
Canoas - RS 1.397 - 1.721 1.412,59 1.396,60 1.416,63 1.420,51 1.720,56
Salvador - BA 1.079 - 1.905 1.204,65 1.078,81 1.079,55 1.572,92 1.905,17
Curitiba - PR 1.045 - 2.823 1.504,00 1.045,00 1.400,63 2.330,91 2.823,26
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.351 1.062,66 1.045,00 1.045,00 1.115,64 1.351,30
Guarulhos - SP 1.162 - 1.894 1.373,34 1.162,43 1.521,00 1.563,86 1.894,19
Natal - RN 1.021 - 1.640 1.133,98 1.020,65 1.100,00 1.354,38 1.640,46
João Pessoa - PB 1.066 - 1.300 1.070,17 1.065,76 1.073,20 1.073,20 1.299,89
São Gonçalo - RJ 1.045 - 1.288 1.049,58 1.045,00 1.045,00 1.063,33 1.287,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.136 - 3.522 1.713,23 1.135,58 1.401,00 2.907,59 3.521,76
Amazonas 1.350 - 1.782 1.440,31 1.349,79 1.470,28 1.470,89 1.781,59
Mato Grosso 1.045 - 1.582 1.111,79 1.045,00 1.045,00 1.305,85 1.581,69
Minas Gerais 1.050 - 2.496 1.353,33 1.049,87 1.150,00 2.060,74 2.496,03
Rio de Janeiro 1.045 - 2.292 1.302,08 1.045,00 1.100,00 1.892,52 2.292,27
Rio Grande do Sul 1.100 - 2.425 1.457,05 1.100,00 1.416,63 2.002,40 2.425,36
Ceará 1.047 - 1.479 1.113,27 1.047,49 1.096,35 1.221,37 1.479,36
Pará 1.121 - 1.598 1.207,21 1.120,60 1.213,06 1.319,60 1.598,33
Pernambuco 1.046 - 2.301 1.376,24 1.045,92 1.065,76 1.900,00 2.301,34
Espírito Santo 1.069 - 1.835 1.234,61 1.069,46 1.211,10 1.515,17 1.835,21
Paraná 1.078 - 2.409 1.403,42 1.077,58 1.221,93 1.988,86 2.408,97
Distrito Federal 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Bahia 1.067 - 1.870 1.190,07 1.067,49 1.079,55 1.543,85 1.869,95
Rio Grande do Norte 1.028 - 1.512 1.105,59 1.028,17 1.065,76 1.248,39 1.512,08
Santa Catarina 1.110 - 3.372 1.683,80 1.109,86 1.465,00 2.784,26 3.372,38
Paraíba 1.066 - 1.300 1.068,89 1.065,76 1.067,00 1.073,20 1.299,89
Goiás 1.045 - 2.327 1.327,34 1.045,00 1.072,00 1.921,17 2.326,97
Alagoas 1.089 - 1.497 1.186,41 1.088,59 1.200,00 1.236,00 1.497,08
Roraima 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.864 1.155,72 1.085,74 1.085,74 1.539,00 1.864,08
Maranhão 1.051 - 1.846 1.200,04 1.051,00 1.193,60 1.523,90 1.845,79
Rondônia 1.177 - 3.028 1.926,65 1.177,00 1.816,30 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de pesquisa

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • realizar triagem;
  • preparar dados para análise;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar consistência da informação;

  • Atividades

    • auxiliar na obtenção de dados;
    • cadastrar domicílios;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • esclarecer dúvidas;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • atender as famílias;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • sugerir alterações em questionários;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • cadastrar famílias;
    • demonstrar imparcialidade;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • manter pontualidade;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • aplicar questionário de opinião;
    • verificar cadastro;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • verificar dados;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • atualizar cadastro da família;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • recuperar informação não preenchida;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • elaborar tabelas;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • demonstrar discernimento;
    • coletar preços no comércio;
    • controlar a especificação do produto;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • identificar a situação da família;
    • evidenciar senso de organização;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • verificar coerência da resposta;
    • aplicar programas estatísticos;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • agendar entrevistas;
    • conferir cálculos;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • apresentar boa dicção;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • codificar informações;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • demonstrar paciência;
    • identificar a composição familiar;
    • registrar com fidedignidade;
    • elaborar gráficos;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • selecionar o formulário adequado;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • demonstrar credibilidade;
    • organizar base de dados;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • agir com perseverança;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • quantificar consumo de produtos;
    • corrigir informação levantada;
    • estimar tendências;
    • identificar a demanda da família;
    • cumprir cronograma da pesquisa;


    Setores que mais contratam Agente de pesquisa no mercado de trabalho

    • Instalação e manutenção elétrica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de engenharia
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: