Salário para o cargo de Teleoperador
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Teleoperador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Teleoperador

Um Teleoperador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.043,64 e R$ 2.395,99, com a média salarial de R$ 1.308,22 e o salário mediana em R$ 1.185,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.308,22 15.698,68 327,06 7,06
1º Quartil 1.043,64 12.523,62 260,91 5,63
Salário Mediana 1.185,16 14.221,92 296,29 6,40
3º Quartil 1.827,28 21.927,41 456,82 9,86
Teto Salarial 2.395,99 28.751,87 599,00 12,93


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Campina Grande - PB 1.045 - 1.299 1.051,87 1.045,00 1.045,00 1.072,60 1.299,17
São Paulo - SP 1.213 - 2.403 1.621,58 1.212,96 1.618,88 1.984,14 2.403,26
Curitiba - PR 1.045 - 1.725 1.193,48 1.045,00 1.109,65 1.424,33 1.725,19
Brasília - DF 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Belo Horizonte - MG 1.093 - 1.549 1.181,59 1.092,52 1.173,62 1.279,08 1.549,26
Belém - PA 1.243 - 1.732 1.353,87 1.242,86 1.430,20 1.430,20 1.732,30
Porto Alegre - RS 1.143 - 1.673 1.259,00 1.142,76 1.272,80 1.380,91 1.672,60
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 3.341 1.675,62 1.045,00 1.375,01 2.758,54 3.341,22
Fortaleza - CE 1.053 - 1.471 1.102,34 1.053,26 1.063,94 1.214,84 1.471,45
Goiânia - GO 996 - 1.810 1.153,55 995,50 1.060,67 1.494,73 1.810,47
Paracatu - MG 1.045 - 1.316 1.055,19 1.045,00 1.045,00 1.086,25 1.315,70
Aparecida de Goiânia - GO 1.029 - 1.342 1.071,27 1.029,42 1.079,00 1.108,33 1.342,45
Recife - PE 1.045 - 7.209 2.295,49 1.045,00 1.200,00 5.952,08 7.209,33
Cachoeirinha - RS 1.343 - 2.016 1.522,13 1.342,72 1.575,20 1.664,50 2.016,09
Itapevi - SP 1.057 - 1.726 1.146,47 1.057,00 1.057,00 1.424,81 1.725,77
Guarabira - PB 1.275 - 1.544 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.544,32
Monte do Carmo - TO 1.094 - 1.433 1.138,44 1.093,58 1.134,58 1.183,48 1.433,47
Sorocaba - SP 1.050 - 1.619 1.191,13 1.050,00 1.288,78 1.336,67 1.619,02
Barueri - SP 1.146 - 2.898 1.589,43 1.146,20 1.428,00 2.392,61 2.898,00
Manaus - AM 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.101 - 2.431 1.545,50 1.100,57 1.525,70 2.007,14 2.431,11
Paraíba 1.045 - 1.361 1.064,67 1.045,00 1.045,00 1.123,81 1.361,19
Paraná 1.045 - 1.736 1.195,96 1.045,00 1.109,65 1.432,91 1.735,59
Minas Gerais 1.045 - 1.531 1.148,66 1.045,00 1.173,62 1.264,36 1.531,43
Distrito Federal 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Pará 1.244 - 1.773 1.365,93 1.243,95 1.430,20 1.463,87 1.773,09
Rio Grande do Sul 1.156 - 1.884 1.319,34 1.155,73 1.276,00 1.555,28 1.883,80
Rio de Janeiro 1.055 - 3.399 1.690,62 1.054,95 1.375,01 2.806,42 3.399,22
Goiás 1.013 - 1.573 1.112,99 1.013,42 1.079,00 1.298,72 1.573,04
Ceará 1.054 - 1.470 1.101,91 1.054,06 1.063,94 1.213,72 1.470,10
Pernambuco 1.045 - 5.971 2.043,73 1.045,00 1.100,00 4.929,38 5.970,61
Bahia 1.069 - 1.613 1.172,80 1.069,15 1.139,51 1.331,89 1.613,22
Tocantins 1.056 - 1.410 1.103,16 1.056,00 1.093,58 1.163,95 1.409,81
Amazonas 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37
Espírito Santo 1.115 - 4.230 2.268,45 1.114,87 1.822,78 3.492,00 4.229,62
Santa Catarina 1.220 - 1.599 1.255,67 1.220,00 1.260,00 1.320,50 1.599,43
Mato Grosso 1.304 - 2.310 1.708,32 1.304,42 1.810,83 1.907,20 2.310,06
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.616 1.112,37 1.045,00 1.072,50 1.333,80 1.615,54
Piauí 1.045 - 1.538 1.111,07 1.045,00 1.095,80 1.269,55 1.537,72
Alagoas 1.070 - 1.363 1.087,00 1.070,00 1.070,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador

Operadores de telefonia devem:

  • cadastrar informações;
  • fornecer informações;
  • operar equipamentos;
  • treinar funcionários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o cliente;
  • monitorar atendimentos;
  • comunicar-se;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • prestar serviços;

  • Atividades

    • transferir chamadas internas e externas;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • falar formalmente;
    • elaborar revezamento;
    • fazer monitoria ativa;
    • especificar atendimentos diários;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • informar tarifas;
    • consultar terminal de informações;
    • propor medidas corretivas;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • relatar informações de troca de turno;
    • documentar serviços prestados;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • demonstrar pontualidade;
    • demonstrar cordialidade;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • gravar informações;
    • ler mensagem para cliente;
    • demonstrar agilidade;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • preencher bilhete;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • informar sobre eventos e cursos;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • bloquear ligações;
    • acionar despertador automático;
    • informar alteração de número telefônico;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • transmitir recados;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • orientar trajeto do motorista;
    • saudar o cliente;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • ouvir o cliente;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar autocontrole;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • elaborar relatórios mensais;
    • registrar pendências de informações;
    • monitorar tempo de pausa;
    • pronunciar-se claramente;
    • atualizar código de grupo;
    • demonstrar imparcialidade;
    • enviar mensagens;
    • sugerir agenda de folgas;
    • anotar recados;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • redigir ordens de serviço;
    • identificar origem da chamada;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • digitar teclados;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • adequar o tom de voz;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • simular situações reais;
    • informar números de telefones internos;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • identificar tipo de chamada;
    • enviar correio eletrônico;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • demonstrar objetividade;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • consultar código de grupo;
    • retornar contato com cliente;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • operar pabx;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • cadastrar números de telefones;
    • digitar mensagem;
    • acessar códigos;
    • registrar reclamações de trote;
    • manter sigilo;
    • acompanhar ligação;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • localizar pessoas;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • informar ramais;
    • demonstrar segurança;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • programar mensagem;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • atualizar cadastro;
    • trocar senha do cliente;
    • identificar pontos de melhoria;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • lançar ligações manualmente;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • demonstrar entusiasmo;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • dominar o idioma inglês;
    • interceptar ligações;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • informar horário de atendimento;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • participar de cursos específicos;
    • demonstrar prontidão;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • controlar frequência de funcionários;
    • programar pabx;
    • preencher boleto de tarifa;
    • informar fuso-horário;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • retransmitir mensagens;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • transmitir informações corretamente;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;


    Setores que mais contratam Teleoperador no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens