Salário para o cargo de Teleoperador
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Teleoperador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Teleoperador

Um Teleoperador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.412,00 e R$ 2.359,34, com a média salarial de R$ 1.541,95 e o salário mediana em R$ 1.412,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.541,95 18.503,43 385,49 8,45
1º Quartil 1.412,00 16.944,00 353,00 7,74
Salário Mediana 1.412,00 16.944,00 353,00 7,74
3º Quartil 1.799,33 21.591,97 449,83 9,86
Teto Salarial 2.359,34 28.312,03 589,83 12,93


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 2.398 1.568,88 1.412,00 1.412,00 1.979,50 2.397,63
Fortaleza - CE 1.412 - 1.765 1.423,39 1.412,00 1.412,00 1.457,56 1.765,45
Curitiba - PR 1.412 - 2.119 1.496,37 1.412,00 1.412,00 1.749,47 2.119,01
Campina Grande - PB 1.412 - 1.711 1.412,12 1.412,00 1.412,00 1.412,46 1.710,82
Barueri - SP 1.412 - 2.297 1.538,66 1.412,00 1.412,00 1.896,69 2.297,33
Brasília - DF 1.557 - 2.500 1.744,91 1.556,78 1.630,50 2.063,78 2.499,72
Vitoria - ES 1.626 - 2.009 1.634,63 1.626,00 1.626,76 1.658,37 2.008,67
Rio de Janeiro - RJ 1.454 - 2.759 1.690,19 1.453,83 1.505,00 2.277,58 2.758,68
Goiânia - GO 1.412 - 2.098 1.506,00 1.412,00 1.412,00 1.732,01 2.097,86
Belo Horizonte - MG 1.415 - 2.088 1.540,52 1.415,40 1.568,00 1.724,10 2.088,28
Belém - PA 1.608 - 2.066 1.682,21 1.608,06 1.706,00 1.706,00 2.066,36
Porto Alegre - RS 1.593 - 2.264 1.743,89 1.592,94 1.723,09 1.868,94 2.263,71
Santo André - SP 1.433 - 1.931 1.476,99 1.432,80 1.436,00 1.593,87 1.930,54
Paracatu - MG 1.412 - 1.711 1.412,14 1.412,00 1.412,00 1.412,57 1.710,95
São Bernardo do Campo - SP 1.584 - 2.621 1.792,84 1.584,45 1.710,00 2.164,18 2.621,32
Nova Iguaçu - RJ 1.412 - 1.771 1.424,59 1.412,00 1.412,00 1.462,36 1.771,26
Amargosa - BA 1.421 - 1.896 1.466,94 1.420,75 1.422,00 1.565,00 1.895,57
Ribeirão Preto - SP 1.412 - 2.269 1.637,24 1.412,00 1.784,00 1.873,00 2.268,63
Guarulhos - SP 1.545 - 3.052 1.898,98 1.544,75 1.591,00 2.519,38 3.051,54
Florianópolis - SC 1.412 - 1.873 1.444,67 1.412,00 1.412,00 1.546,75 1.873,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 2.410 1.573,91 1.412,00 1.412,00 1.989,34 2.409,54
Ceará 1.412 - 1.765 1.423,38 1.412,00 1.412,00 1.457,57 1.765,45
Paraná 1.412 - 2.138 1.500,16 1.412,00 1.412,00 1.765,55 2.138,49
Paraíba 1.412 - 1.722 1.414,40 1.412,00 1.412,00 1.421,58 1.721,86
Rio de Janeiro 1.413 - 3.735 1.874,45 1.413,02 1.505,00 3.083,44 3.734,76
Espírito Santo 1.616 - 2.042 1.639,06 1.615,93 1.626,76 1.685,56 2.041,60
Distrito Federal 1.557 - 2.500 1.744,91 1.556,78 1.630,50 2.063,78 2.499,72
Minas Gerais 1.412 - 2.091 1.510,32 1.412,00 1.429,00 1.726,43 2.091,10
Goiás 1.412 - 2.034 1.490,18 1.412,00 1.412,00 1.679,68 2.034,48
Bahia 1.412 - 1.902 1.468,88 1.412,00 1.426,00 1.570,55 1.902,29
Rio Grande do Sul 1.638 - 2.523 1.831,54 1.638,21 1.851,00 2.083,26 2.523,31
Santa Catarina 1.412 - 2.787 1.809,92 1.412,00 1.760,00 2.300,61 2.786,57
Pará 1.573 - 2.066 1.669,72 1.572,58 1.706,00 1.706,00 2.066,36
Pernambuco 1.466 - 2.670 1.751,39 1.466,17 1.480,00 2.204,17 2.669,75
Sergipe 1.412 - 1.813 1.432,44 1.412,00 1.412,00 1.497,17 1.813,41
Mato Grosso 1.471 - 3.538 1.915,08 1.471,00 1.506,00 2.921,32 3.538,39
Mato Grosso do Sul 1.690 - 2.311 1.830,18 1.689,50 1.858,00 1.908,25 2.311,33
Alagoas 1.412 - 1.767 1.426,93 1.412,00 1.412,00 1.458,67 1.766,78
Acre 1.515 - 2.121 1.575,13 1.515,00 1.515,00 1.751,00 2.120,86
Amazonas 1.425 - 1.999 1.605,00 1.425,00 1.650,00 1.650,00 1.998,53


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador

Operadores de telefonia devem:

  • atender o cliente;
  • prestar serviços;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • operar equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fornecer informações;
  • treinar funcionários;
  • cadastrar informações;
  • monitorar atendimentos;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • falar formalmente;
    • informar fuso-horário;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • preencher bilhete;
    • transmitir recados;
    • documentar serviços prestados;
    • ouvir o cliente;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • manter sigilo;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • demonstrar agilidade;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • redigir ordens de serviço;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar paciência;
    • bloquear ligações;
    • transmitir informações corretamente;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • orientar trajeto do motorista;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • digitar mensagem;
    • digitar teclados;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • fazer monitoria ativa;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • identificar origem da chamada;
    • controlar frequência de funcionários;
    • participar de cursos específicos;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • registrar reclamações de trote;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • acessar códigos;
    • propor medidas corretivas;
    • demonstrar cordialidade;
    • registrar pendências de informações;
    • demonstrar imparcialidade;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • preencher boleto de tarifa;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • informar números de telefones internos;
    • trocar senha do cliente;
    • localizar pessoas;
    • demonstrar segurança;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • demonstrar pontualidade;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • monitorar tempo de pausa;
    • dominar o idioma inglês;
    • demonstrar objetividade;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • demonstrar autocontrole;
    • informar horário de atendimento;
    • interceptar ligações;
    • gravar informações;
    • sugerir agenda de folgas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • consultar código de grupo;
    • relatar informações de troca de turno;
    • programar pabx;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • simular situações reais;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • acionar despertador automático;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • especificar atendimentos diários;
    • adequar o tom de voz;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • pronunciar-se claramente;
    • anotar recados;
    • enviar correio eletrônico;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • retransmitir mensagens;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • informar tarifas;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • programar mensagem;
    • informar alteração de número telefônico;
    • lançar ligações manualmente;
    • ler mensagem para cliente;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • enviar mensagens;
    • identificar pontos de melhoria;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • demonstrar prontidão;
    • retornar contato com cliente;
    • elaborar revezamento;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • atualizar código de grupo;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • saudar o cliente;
    • informar ramais;
    • identificar tipo de chamada;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • elaborar relatórios mensais;
    • identificar necessidades do cliente;
    • acompanhar ligação;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • cadastrar números de telefones;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • operar pabx;
    • atualizar cadastro;
    • preencher livros de ocorrências diárias;


    Setores que mais contratam Teleoperador no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Planos de saúde
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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