Salário para o cargo de Clown
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Clown - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Clown

Um Clown trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.610,05 e R$ 3.496,89, com a média salarial de R$ 2.118,31 e o salário mediana em R$ 2.489,62 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Clown

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.118,31 25.419,71 529,58 14,41
1º Quartil 1.610,05 19.320,61 402,51 10,95
Salário Mediana 2.489,62 29.875,44 622,41 16,94
3º Quartil 2.666,88 32.002,56 666,72 18,14
Teto Salarial 3.496,89 41.962,72 874,22 23,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Aquiraz - CE 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Maceió - AL 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.444 - 3.230 2.584,32 2.443,50 2.592,79 2.666,88 3.230,21
Alagoas 1.080 - 1.599 1.128,33 1.080,00 1.080,00 1.320,00 1.598,82


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Clown

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • pesquisar aparelhos;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • confeccionar o aparelho;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • definir equipamentos de segurança;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • conquistar empatia do público;
    • pesquisar truques;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar materiais;
    • dar entrevistas;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • fazer concentração;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar tecnologias;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • transmitir ética circense;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • respeitar relações de trabalho;
    • adquirir técnicas para cair;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • desenvolver disciplina;
    • frequentar cursos de atualização;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • definir coreografia;
    • respeitar ética profissional;
    • fazer aquecimento;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • desmontar o aparelho;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • selecionar música;
    • montar o aparelho;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • criar guarda roupa;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • motivar os alunos;
    • criar maquiagem;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • fazer alongamento;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • preparar a entrada do artista;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;


    Setores que mais contratam Clown no mercado de trabalho

    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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