Salário para o cargo de Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Saltimbanco - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Saltimbanco

Um Saltimbanco trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Saltimbanco

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Saltimbanco

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • pesquisar truques;
    • conquistar empatia do público;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • respeitar relações de trabalho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • confeccionar o aparelho;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • pesquisar aparelhos;
    • definir coreografia;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • fazer alongamento;
    • definir equipamentos de segurança;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • montar o aparelho;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • trabalhar em equipe;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • preparar a entrada do artista;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • selecionar música;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • adquirir técnicas para cair;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • fazer concentração;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • criar guarda roupa;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • pesquisar tecnologias;
    • desenvolver disciplina;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • motivar os alunos;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • criar maquiagem;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • frequentar cursos de atualização;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • fazer aquecimento;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • pesquisar materiais;
    • dar entrevistas;
    • misturar os números criando outros;
    • desmontar o aparelho;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • transmitir ética circense;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • respeitar ética profissional;
    • perceber as habilidades dos alunos;


    Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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