Salário para o cargo de Engenheiro de master
CBO 3741-15 > Técnicos em áudio

Engenheiro de master - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Engenheiro de master

Um Engenheiro de master trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.116,51 e R$ 2.457,00, com a média salarial de R$ 1.402,25 e o salário mediana em R$ 1.355,17 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Engenheiro de master

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.402,25 16.827,00 350,56 6,79
1º Quartil 1.116,51 13.398,07 279,13 5,40
Salário Mediana 1.355,17 16.262,04 338,79 6,56
3º Quartil 1.873,82 22.485,79 468,45 9,07
Teto Salarial 2.457,00 29.484,04 614,25 11,89


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.173 - 1.641 1.260,91 1.172,85 1.188,57 1.355,17 1.641,42
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 2.241 1.572,22 1.350,00 1.550,00 1.850,00 2.240,78
Mauá - SP 1.991 - 2.877 2.100,69 1.991,25 2.027,89 2.375,27 2.877,00
Porto Velho - RO 1.077 - 1.979 1.357,61 1.077,00 1.500,00 1.633,91 1.979,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.175 - 2.168 1.383,38 1.175,47 1.355,17 1.790,06 2.168,17
Rondônia 1.052 - 1.898 1.222,41 1.052,42 1.092,90 1.566,96 1.897,94
Rio de Janeiro 1.350 - 2.241 1.572,22 1.350,00 1.550,00 1.850,00 2.240,78
Pará 1.203 - 2.657 1.539,42 1.203,37 1.221,42 2.193,47 2.656,80
Mato Grosso 1.045 - 1.650 1.118,40 1.045,00 1.050,00 1.362,00 1.649,70


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Engenheiro de master

Técnicos em áudio devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • operar sistemas de sonorização;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • compilar registros sonoros;
  • comunicar-se;
  • tratar registros sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;

  • Atividades

    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • lidar com imprevistos;
    • equalizar registros sonoros;
    • sugerir fornecedores;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • selecionar estilos musicais;
    • discutir briefing do evento;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • orientar microfonista e assistente;
    • orçar evento;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • selecionar registros sonoros;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • analisar sinais de áudio;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • demonstrar concentração;
    • cumprir roteiro do evento;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • limpar equipamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • trabalhar em equipe;
    • organizar repertório;
    • operar equipamentos específicos;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • trabalhar sob pressão;
    • conduzir a pista;
    • inserir áudio descrição;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • embalar equipamentos;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • passar o som (sound check);
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • gerar master;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • definir padrões de sincronismo;
    • selecionar repertório;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • mixar banda musical;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • definir mapa de palco e input list;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • mapear pistas de gravação;
    • gerenciar repertório;
    • participar de reunião com área de produção;
    • interagir com o público;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • demonstrar paciência;
    • adequar repertório ao público;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • verificar dimensões físicas do local;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • mixar músicas;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • editar registros sonoros;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • trabalhar com precisão;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • divulgar trabalho;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • demonstrar flexibilidade;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • identificar público alvo;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • monitorar sinais gravados;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • configurar sistemas de gravação;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • analisar ambiente de gravação;
    • interagir com áreas afins;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);


    Setores que mais contratam Engenheiro de master no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de televisão aberta
    • Estúdios cinematográficos
    • Casas de festas e eventos
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Serviços de dublagem
    • Produção musical




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: