Salário para o cargo de Operador de estúdio (gravação de áudio)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Operador de estúdio (gravação de áudio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de estúdio (gravação de áudio)

Um Operador de estúdio (gravação de áudio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.169,64 e R$ 4.219,09, com a média salarial de R$ 1.913,55 e o salário mediana em R$ 1.582,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de estúdio (gravação de áudio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.913,55 22.962,57 478,39 9,46
1º Quartil 1.169,64 14.035,67 292,41 5,78
Salário Mediana 1.582,02 18.984,24 395,51 7,82
3º Quartil 3.217,66 38.611,93 804,42 15,90
Teto Salarial 4.219,09 50.629,12 1.054,77 20,85


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 4.655 2.150,87 1.287,77 1.650,00 3.842,83 4.654,55
Brasília - DF 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro - RJ 1.366 - 4.423 2.199,58 1.366,32 1.760,00 3.651,43 4.422,72
Florianópolis - SC 1.824 - 5.384 3.332,78 1.824,43 3.894,63 4.444,83 5.383,71
Curitiba - PR 1.370 - 2.763 1.703,10 1.370,25 1.469,43 2.281,35 2.763,23
Serra - ES 1.144 - 1.451 1.159,28 1.143,93 1.143,93 1.198,07 1.451,14
Belo Horizonte - MG 1.142 - 3.632 2.031,41 1.141,62 1.821,81 2.998,84 3.632,28
Birigui - SP 1.119 - 1.496 1.148,55 1.118,51 1.120,34 1.235,01 1.495,88
Manaus - AM 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Jundiaí - SP 1.474 - 1.983 1.579,62 1.473,72 1.637,00 1.637,00 1.982,78
Fortaleza - CE 1.194 - 2.543 1.704,65 1.194,00 1.942,44 2.099,38 2.542,83
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 2.919 1.706,62 1.350,00 1.500,16 2.409,65 2.918,64
Cotia - SP 1.328 - 4.239 2.440,54 1.327,69 2.550,00 3.500,00 4.239,31
Mauá - SP 1.623 - 2.632 1.918,84 1.623,38 1.939,40 2.173,16 2.632,20
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.654 2.086,22 1.588,74 1.650,00 3.016,68 3.653,89
Campinas - SP 1.289 - 3.830 1.973,08 1.288,93 1.508,89 3.162,00 3.829,91
Uberlândia - MG 1.530 - 4.239 1.968,84 1.530,00 1.580,19 3.500,00 4.239,31
Vitoria - ES 1.188 - 3.035 1.463,51 1.188,31 1.227,34 2.505,66 3.034,93
Campo Grande - MS 1.045 - 3.061 1.310,35 1.045,00 1.045,00 2.527,46 3.061,34
Maringá - PR 1.469 - 2.645 1.769,16 1.469,42 1.658,10 2.183,66 2.644,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.221 - 3.998 1.941,85 1.220,70 1.590,00 3.301,03 3.998,30
Santa Catarina 1.295 - 5.127 2.719,04 1.295,16 2.300,00 4.233,22 5.127,40
Distrito Federal 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro 1.348 - 4.296 2.159,64 1.347,85 1.701,00 3.546,75 4.295,93
Paraná 1.333 - 2.913 1.745,51 1.333,06 1.619,77 2.405,34 2.913,42
Minas Gerais 1.105 - 3.569 1.865,06 1.104,80 1.684,97 2.946,42 3.568,79
Espírito Santo 1.144 - 2.112 1.297,55 1.143,93 1.188,31 1.743,37 2.111,62
Rio Grande do Sul 1.097 - 3.160 1.596,48 1.097,25 1.343,00 2.608,86 3.159,93
Rondônia 1.045 - 2.160 1.259,90 1.045,00 1.135,00 1.783,54 2.160,28
Amazonas 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Ceará 1.194 - 2.509 1.730,56 1.194,00 1.971,22 2.071,45 2.509,00
Mato Grosso 1.045 - 2.962 1.522,31 1.045,00 1.435,29 2.445,50 2.962,06
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.439 1.301,94 1.045,00 1.045,03 2.013,73 2.439,09
Bahia 1.108 - 2.224 1.389,67 1.107,77 1.188,16 1.836,38 2.224,28
Pará 1.100 - 1.670 1.172,35 1.100,00 1.141,65 1.378,41 1.669,57
Roraima 1.085 - 1.659 1.322,50 1.085,00 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Pernambuco 2.467 - 3.314 2.541,35 2.467,19 2.467,20 2.735,72 3.313,59
Goiás 1.200 - 3.164 1.868,31 1.200,00 1.800,00 2.612,50 3.164,34


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de estúdio (gravação de áudio)

Técnicos em áudio devem:

  • comunicar-se;
  • operar sistemas de sonorização;
  • compilar registros sonoros;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • tratar registros sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;

  • Atividades

    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • analisar sinais de áudio;
    • selecionar estilos musicais;
    • equalizar registros sonoros;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • configurar sistemas de gravação;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • identificar público alvo;
    • organizar repertório;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • mapear pistas de gravação;
    • sugerir fornecedores;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • definir mapa de palco e input list;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • limpar equipamentos;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • divulgar trabalho;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • cumprir roteiro do evento;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • analisar ambiente de gravação;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • editar registros sonoros;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • demonstrar iniciativa;
    • participar de reunião com área de produção;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • interagir com o público;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • orçar evento;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • conduzir a pista;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • discutir briefing do evento;
    • selecionar registros sonoros;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar flexibilidade;
    • inserir áudio descrição;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • gerenciar repertório;
    • gerar master;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • selecionar repertório;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • embalar equipamentos;
    • interagir com áreas afins;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • trabalhar em equipe;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • trabalhar com precisão;
    • adequar repertório ao público;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • escolher meio de registro (mídia);
    • operar equipamentos específicos;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • passar o som (sound check);
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • demonstrar concentração;
    • lidar com imprevistos;
    • mixar banda musical;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • definir padrões de sincronismo;
    • monitorar sinais gravados;
    • mixar músicas;
    • orientar microfonista e assistente;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • demonstrar paciência;


    Setores que mais contratam Operador de estúdio (gravação de áudio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue