Salário para o cargo de Operador de estúdio (gravação de áudio)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Operador de estúdio (gravação de áudio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de estúdio (gravação de áudio)

Um Operador de estúdio (gravação de áudio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.316,54 e R$ 3.831,11, com a média salarial de R$ 1.913,55 e o salário mediana em R$ 1.582,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de estúdio (gravação de áudio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.913,55 22.962,57 478,39 9,46
1º Quartil 1.316,54 15.798,49 329,14 6,51
Salário Mediana 1.582,02 18.984,24 395,51 7,82
3º Quartil 2.921,77 35.061,24 730,44 14,44
Teto Salarial 3.831,11 45.973,34 957,78 18,94


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 4.655 2.150,87 1.287,77 1.650,00 3.842,83 4.654,55
Brasília - DF 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro - RJ 1.366 - 4.423 2.199,58 1.366,32 1.760,00 3.651,43 4.422,72
Florianópolis - SC 1.824 - 5.384 3.332,78 1.824,43 3.894,63 4.444,83 5.383,71
Serra - ES 1.144 - 1.451 1.159,28 1.143,93 1.143,93 1.198,07 1.451,14
Curitiba - PR 1.370 - 2.763 1.703,10 1.370,25 1.469,43 2.281,35 2.763,23
Birigui - SP 1.119 - 1.496 1.148,55 1.118,51 1.120,34 1.235,01 1.495,88
Belo Horizonte - MG 1.142 - 3.632 2.031,41 1.141,62 1.821,81 2.998,84 3.632,28
Manaus - AM 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Jundiaí - SP 1.474 - 1.983 1.579,62 1.473,72 1.637,00 1.637,00 1.982,78
Fortaleza - CE 1.194 - 2.543 1.704,65 1.194,00 1.942,44 2.099,38 2.542,83
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 2.919 1.706,62 1.350,00 1.500,16 2.409,65 2.918,64
Cotia - SP 1.328 - 4.239 2.440,54 1.327,69 2.550,00 3.500,00 4.239,31
Mauá - SP 1.623 - 2.632 1.918,84 1.623,38 1.939,40 2.173,16 2.632,20
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.654 2.086,22 1.588,74 1.650,00 3.016,68 3.653,89
Campinas - SP 1.289 - 3.830 1.973,08 1.288,93 1.508,89 3.162,00 3.829,91
Maringá - PR 1.469 - 2.645 1.769,16 1.469,42 1.658,10 2.183,66 2.644,91
Vitoria - ES 1.188 - 3.035 1.463,51 1.188,31 1.227,34 2.505,66 3.034,93
Campo Grande - MS 1.045 - 3.061 1.310,35 1.045,00 1.045,00 2.527,46 3.061,34
Uberlândia - MG 1.530 - 4.239 1.968,84 1.530,00 1.580,19 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.221 - 3.998 1.941,85 1.220,70 1.590,00 3.301,03 3.998,30
Santa Catarina 1.295 - 5.127 2.719,04 1.295,16 2.300,00 4.233,22 5.127,40
Distrito Federal 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro 1.348 - 4.296 2.159,64 1.347,85 1.701,00 3.546,75 4.295,93
Paraná 1.333 - 2.913 1.745,51 1.333,06 1.619,77 2.405,34 2.913,42
Minas Gerais 1.105 - 3.569 1.865,06 1.104,80 1.684,97 2.946,42 3.568,79
Espírito Santo 1.144 - 2.112 1.297,55 1.143,93 1.188,31 1.743,37 2.111,62
Rio Grande do Sul 1.097 - 3.160 1.596,48 1.097,25 1.343,00 2.608,86 3.159,93
Rondônia 1.045 - 2.160 1.259,90 1.045,00 1.135,00 1.783,54 2.160,28
Ceará 1.194 - 2.509 1.730,56 1.194,00 1.971,22 2.071,45 2.509,00
Amazonas 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Mato Grosso 1.045 - 2.962 1.522,31 1.045,00 1.435,29 2.445,50 2.962,06
Bahia 1.108 - 2.224 1.389,67 1.107,77 1.188,16 1.836,38 2.224,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.439 1.301,94 1.045,00 1.045,03 2.013,73 2.439,09
Roraima 1.085 - 1.659 1.322,50 1.085,00 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Pará 1.100 - 1.670 1.172,35 1.100,00 1.141,65 1.378,41 1.669,57
Pernambuco 2.467 - 3.314 2.541,35 2.467,19 2.467,20 2.735,72 3.313,59
Goiás 1.200 - 3.164 1.868,31 1.200,00 1.800,00 2.612,50 3.164,34


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de estúdio (gravação de áudio)

Técnicos em áudio devem:

  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • comunicar-se;
  • operar sistemas de sonorização;
  • compilar registros sonoros;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • operar sistemas de gravação;
  • tratar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • operar equipamentos específicos;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • equalizar registros sonoros;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • embalar equipamentos;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • verificar dimensões físicas do local;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • selecionar repertório;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • configurar sistemas de gravação;
    • lidar com imprevistos;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • participar de reunião com área de produção;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • selecionar registros sonoros;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • mixar banda musical;
    • editar registros sonoros;
    • limpar equipamentos;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • passar o som (sound check);
    • conduzir a pista;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • analisar sinais de áudio;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • interagir com áreas afins;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • demonstrar iniciativa;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • configurar sistemas de sonorização;
    • identificar público alvo;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • organizar repertório;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • divulgar trabalho;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • demonstrar concentração;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • inserir áudio descrição;
    • trabalhar em equipe;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • sugerir fornecedores;
    • definir mapa de palco e input list;
    • analisar ambiente de gravação;
    • definir padrões de sincronismo;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • trabalhar com precisão;
    • cumprir roteiro do evento;
    • trabalhar sob pressão;
    • mapear pistas de gravação;
    • monitorar sinais gravados;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • selecionar estilos musicais;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • gerenciar repertório;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • discutir briefing do evento;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • demonstrar flexibilidade;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • gerar master;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • orçar evento;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • interagir com o público;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar criatividade;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • adequar repertório ao público;
    • mixar músicas;
    • orientar microfonista e assistente;
    • identificar parâmetros acústicos do local;


    Setores que mais contratam Operador de estúdio (gravação de áudio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Edição de livros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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