Salário para o cargo de Operador de estúdio (gravação de áudio)
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Operador de estúdio (gravação de áudio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Operador de estúdio (gravação de áudio)

Um Operador de estúdio (gravação de áudio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.169,64 e R$ 4.219,09, com a média salarial de R$ 1.913,55 e o salário mediana em R$ 1.582,02 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de estúdio (gravação de áudio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.913,55 22.962,57 478,39 9,46
1º Quartil 1.169,64 14.035,67 292,41 5,78
Salário Mediana 1.582,02 18.984,24 395,51 7,82
3º Quartil 3.217,66 38.611,93 804,42 15,90
Teto Salarial 4.219,09 50.629,12 1.054,77 20,85


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 4.655 2.150,87 1.287,77 1.650,00 3.842,83 4.654,55
Brasília - DF 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro - RJ 1.366 - 4.423 2.199,58 1.366,32 1.760,00 3.651,43 4.422,72
Florianópolis - SC 1.824 - 5.384 3.332,78 1.824,43 3.894,63 4.444,83 5.383,71
Serra - ES 1.144 - 1.451 1.159,28 1.143,93 1.143,93 1.198,07 1.451,14
Curitiba - PR 1.370 - 2.763 1.703,10 1.370,25 1.469,43 2.281,35 2.763,23
Belo Horizonte - MG 1.142 - 3.632 2.031,41 1.141,62 1.821,81 2.998,84 3.632,28
Birigui - SP 1.119 - 1.496 1.148,55 1.118,51 1.120,34 1.235,01 1.495,88
Manaus - AM 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Jundiaí - SP 1.474 - 1.983 1.579,62 1.473,72 1.637,00 1.637,00 1.982,78
Fortaleza - CE 1.194 - 2.543 1.704,65 1.194,00 1.942,44 2.099,38 2.542,83
Ribeirão Preto - SP 1.350 - 2.919 1.706,62 1.350,00 1.500,16 2.409,65 2.918,64
Cotia - SP 1.328 - 4.239 2.440,54 1.327,69 2.550,00 3.500,00 4.239,31
Mauá - SP 1.623 - 2.632 1.918,84 1.623,38 1.939,40 2.173,16 2.632,20
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.654 2.086,22 1.588,74 1.650,00 3.016,68 3.653,89
Campinas - SP 1.289 - 3.830 1.973,08 1.288,93 1.508,89 3.162,00 3.829,91
Campo Grande - MS 1.045 - 3.061 1.310,35 1.045,00 1.045,00 2.527,46 3.061,34
Maringá - PR 1.469 - 2.645 1.769,16 1.469,42 1.658,10 2.183,66 2.644,91
Vitoria - ES 1.188 - 3.035 1.463,51 1.188,31 1.227,34 2.505,66 3.034,93
Uberlândia - MG 1.530 - 4.239 1.968,84 1.530,00 1.580,19 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.221 - 3.998 1.941,85 1.220,70 1.590,00 3.301,03 3.998,30
Santa Catarina 1.295 - 5.127 2.719,04 1.295,16 2.300,00 4.233,22 5.127,40
Distrito Federal 1.542 - 3.842 1.977,68 1.542,19 1.582,02 3.172,16 3.842,21
Rio de Janeiro 1.348 - 4.296 2.159,64 1.347,85 1.701,00 3.546,75 4.295,93
Paraná 1.333 - 2.913 1.745,51 1.333,06 1.619,77 2.405,34 2.913,42
Minas Gerais 1.105 - 3.569 1.865,06 1.104,80 1.684,97 2.946,42 3.568,79
Espírito Santo 1.144 - 2.112 1.297,55 1.143,93 1.188,31 1.743,37 2.111,62
Rio Grande do Sul 1.097 - 3.160 1.596,48 1.097,25 1.343,00 2.608,86 3.159,93
Rondônia 1.045 - 2.160 1.259,90 1.045,00 1.135,00 1.783,54 2.160,28
Amazonas 1.064 - 2.217 1.569,51 1.064,03 1.691,69 1.830,62 2.217,30
Ceará 1.194 - 2.509 1.730,56 1.194,00 1.971,22 2.071,45 2.509,00
Mato Grosso 1.045 - 2.962 1.522,31 1.045,00 1.435,29 2.445,50 2.962,06
Mato Grosso do Sul 1.045 - 2.439 1.301,94 1.045,00 1.045,03 2.013,73 2.439,09
Bahia 1.108 - 2.224 1.389,67 1.107,77 1.188,16 1.836,38 2.224,28
Pará 1.100 - 1.670 1.172,35 1.100,00 1.141,65 1.378,41 1.669,57
Roraima 1.085 - 1.659 1.322,50 1.085,00 1.370,00 1.370,00 1.659,39
Pernambuco 2.467 - 3.314 2.541,35 2.467,19 2.467,20 2.735,72 3.313,59
Goiás 1.200 - 3.164 1.868,31 1.200,00 1.800,00 2.612,50 3.164,34


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de estúdio (gravação de áudio)

Técnicos em áudio devem:

  • comunicar-se;
  • operar sistemas de sonorização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • compilar registros sonoros;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • operar sistemas de gravação;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • tratar registros sonoros;

  • Atividades

    • operar equipamentos específicos;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • configurar sistemas de gravação;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • identificar público alvo;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • verificar dimensões físicas do local;
    • embalar equipamentos;
    • conduzir a pista;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • divulgar trabalho;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • interagir com áreas afins;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • passar o som (sound check);
    • analisar registros sonoros mixados;
    • selecionar repertório;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • orçar evento;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • adequar repertório ao público;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • lidar com imprevistos;
    • demonstrar concentração;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • cumprir roteiro do evento;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • demonstrar paciência;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • organizar repertório;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • mixar banda musical;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar ambiente de gravação;
    • mapear pistas de gravação;
    • participar de reunião com área de produção;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • trabalhar com precisão;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • interagir com o público;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • selecionar registros sonoros;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • equalizar registros sonoros;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • analisar sinais de áudio;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • editar registros sonoros;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • inserir áudio descrição;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • gerar master;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • orientar microfonista e assistente;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • demonstrar iniciativa;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • discutir briefing do evento;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • mixar músicas;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • gerenciar repertório;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • definir mapa de palco e input list;
    • limpar equipamentos;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • selecionar estilos musicais;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • monitorar sinais gravados;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • trabalhar em equipe;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • sugerir fornecedores;
    • definir padrões de sincronismo;


    Setores que mais contratam Operador de estúdio (gravação de áudio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Edição de livros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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